Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeal, Nilcélia Amaral
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:54Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:54Z-
dc.date.issued2017-03-31
dc.identifier.citationLeal, Nilcélia Amaral. Os saberes e experiências pedagógicas dos docentes que atuam nas escolas públicas da região do Quilombo do Tapereira. 2017. 53 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12621-
dc.description.abstractA presente dissertação buscou caracterizar as concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes que atuam nas escolas quilombolas do Tapereira em relação ao fortalecimento da identidade étnica e cultural. O estudo abordou as práticas pedagógicas no trato das questões étnico-raciais, promoveu análises sobre o currículo formal e praticado nas escolas quilombolas da região e buscou identificar as práticas educacionais que contribuam para o fortalecimento da identidade étnica e cultural dos discentes quilombolas. Foi realizada pesquisa qualitativa sendo coletados os dados a partir de um trabalho de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados das investigações apontam que a maioria dos docentes que atuam nas Escolas Municipais do Tapereira e de São Sebastião afirmaram conhecer a lei 10.639/2003 e que inserem conteúdos de História da África no currículo. Além disso, alguns educadores das escolas pesquisadas desenvolvem projetos voltados para valorizar a origem e a cultura dos discentes.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação escolar Quilombolapor
dc.subjectidentidade étnica e culturalpor
dc.subjectcurrículo e práticas educacionaispor
dc.subjectQuilombola school educationeng
dc.subjectethnic and cultural identityeng
dc.subjectcurriculum and educational practiceseng
dc.titleOs saberes e experiências pedagógicas dos docentes que atuam nas escolas públicas da região do Quilombo do Tapereirapor
dc.title.alternativeThe knowledge and pedagogical experiences of teachers working in public schools in the region of Quilombo do Tapereira.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissertation sought to characterize the conceptions and pedagogical practices developed by the teachers who work in the quilombo schools of Tapereira in relation to the strengthening of ethnic and cultural identity. The study dealt with pedagogical practices in dealing with ethnic-racial issues, promoted analyzes of the formal curriculum, practiced in the quilombola schools of the region, and sought to identify educational practices that contribute to the strengthening of the ethnic and cultural identity of quilombola students. A qualitative research was carried out and data were collected from a fieldwork, documentary analysis and semi-structured interviews. The results of the investigations indicate that most of the teachers who work in the Municipal Schools of Tapereira and São Sebastião stated that they are familiar with law 10.639 / 2003 and that they include contents of History of Africa in the curriculum. In addition, some educators from the schools studied develop projects aimed at enhancing the origin and culture of the students.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.referee1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.creator.ID683.061.132-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9672400377304444por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARAÚJO, Marcia; SILVA, Geraldo. Da Interdição Escola às Ações Educacionais e Sucesso: Escolas dos Movimentos Negros e Escolas Profissionais. In: Jeruse Romão. (Org.). História da Educação do Negro e outras histórias. 01 ed. Brasília, MEC - Ministério da Educação e Cultura, v. 02, 2005, p. 65-85 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. BARROS, S. A. P. Discutindo a escolarização da população negra em São Paulo entre o final do século XIX e o início do século XX. In: Jeruse Romão. (Org.). História da Educação do Negro e outras histórias. 1 ed. Brasília: MEC, 2005, v., p. 87-88. BARTH, Britt-Mari. O saber em construção: para uma pedagogia da compreensão. Lisboa: Instituto Piaget, 1993. BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília: Imprensa Oficial, 1988. BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília. 2012. BRASIL. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Brasília. 2014. BRASIL. MEC. SECADI. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília. 2006. CANEN, Ana; XAVIER, GiseliPereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 641-661, 2011. COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, n. 47, 2013. CUNHA JR, Henrique.Nós, Afro-descendentes: História Africana e Afrodescendente na Cultura Brasileira. In: História da Educação do Negro e outras Histórias. ROMÃO, Jeruse.(Org). 1 ed. Brasília: MEC, 2005. DA SILVA, Gilberto Ferreira. Sociedade multicultural: educação, identidade (s) e cultura (s). Educação, v. 27, n. 3, 2006. DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista Tempo (2007): 100-122. 46 FERREIRA, Augusta Eulália; DE CASTILHO, Suely Dulce. Reflexões sobre a Educação Escolar Quilombola. RP3-Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, v. 1, n. 1, 2014. FIABANI, Adelmir. As diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola: a necessária ruptura de paradigmas tradicionais. Identidade (2014): 345-356. FIORENTINI, Dario, SOUZA JR, Arlindo J. & MELO, Gilberto F.A. Saberes Docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In GERALDI, Corinta M.G., FIORENTINI, Dario & PEREIRA, Elizabete M.A. (orgs) (1998), Cartografia do trabalho docente: professor(a)- pesquisador(a)– Campinas, SP: Ed. Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB. (Coleção Leituras do Brasil). FREIRE, Paulo. PAPERT, Seymour.O futuro da escola. São Paulo: TV PUC, 1996. FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. GOMES, Nilma Lino. Black culture and education. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 75-85, 2003. GOMES, Nilma Lino. Professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e pesquisa, v. 29, n. 1, p. 167-182, 2003. GOMES, Nilma Lino. Diversidade e Currículo. In: BEAUCHAMP, Janete. PAGEL, Sandra Denise. NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica: 2007. GOMES, Nilma Lino. Diversidade cultural, currículo e questão racial. In: ABRAMOWICZ, Anete. BARBOSA, Lucia Maria de Assunção. SILVÉRIO, Valter Roberto (Org.). Educação como prática da diferença. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006. GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro: algumas reflexões. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 47 GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação- Periódico científico editado pela ANPAE, v. 27, n. 1, 2010. GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Org: MINAYO, Maria Cecília de Souza29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. GÜNTHER, Hartimut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. In Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, vol. 22n, p. 201-210, maio-ago 2006. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ªEd.Rio de Janeiro: DP&A, 2006.Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 14ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2001. LEITE, Ilka Boaventura. O PROJETO POLÍTICO QUILOMBOLA: DESAFIOS, CONQUISTAS E IMPASSES ATUAIS. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 965, jan. 2008. ISSN 0104-026X. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2008000300015/9189>. Acesso em: 03 jun. 2016. LIMA, Elma Daniela Bezerra; MATTOS, José Roberto Linhares de. Etnomatemática e a Lei 10.639/03 na comunidade quilombola do Curiaú. Novas edições Acadêmicas,2017. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. LOPES, Helena Theodoro. Educação e identidade. Cadernos de pesquisa, n. 63, p. 38-40, 2013. MOREIRA, A. F, CANDAU, V.M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos In: Educação como exercício de diversidade. – Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2005. MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 23, p. 156-168, Aug. 2003. MUNANGA, Kabengele. Diversidade, identidade, etnicidade e cidadania. Palestra proferida no 1° Seminário de formação Teórico Metodológica. São Paulo, 2006. MUNANGA, Kabengele. Algumas considerações sobre“raça", ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos. Revista USP, n. 68, p. 46-57, 2006. 48 MUNANGA, Kabengele. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e diversidade, 2008. PEREIRA, João Baptista Borges. A criança negra: identidade étnica e socialização. Cadernos de Pesquisa, n. 63, p. 41-45, 2013. PARÉ, Marilene Leal; OLIVEIRA, Luana Paré de; VELLOSO, Alessandra D. A educação para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da comunidade Kalunga do Engenho II (GO). Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 215-232, 2007. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____ . (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005. PINTO, Márcia Cristina Costa; FERREIRA, Ricardo Franklin. Relações Raciais no Brasil e a Construção da Identidade da Pessoa Negra. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 9, n. 2, p. 256-266, 2014. SACRISTÁN, J.G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed. 1999. SANTANA, Jaqueline. Aspectos Políticos da Educação Quilombola: Currículo e Prática Pedagógica em Discussão. Interfaces Científicas-Humanas e Sociais, v. 4, n. 2, p. 101-108, 2015. SILVA, Maurício Pedro. Novas Diretrizes Curriculares para o Estudo da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana: a Lei 10.639/2003. Revista Científica. São Paulo, v. 9, n. 1, p. 39-52, 2007. DA SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Ed. Vozes, Petrópolis, 2000. SILVÉRIO, Valter Roberto (orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2006. SILVEIRA, Denise Tolfo, CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A Construção da Pesquisa. GERHARDT, Tatiana Engel e SILVEIRA, Denise Tolfo (Org). In: Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SCHMITT, Alessandra; MANZOLI TURATTI, MARIA CECÍLIA; PEREIRA DE CARVALHO, MARIA CELINA. A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Ambiente & Sociedade, n. 10, 2002. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. 49 TARDIF, Maurice. LESSARD, Claude. O trabalho docente:por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64717/2017%20-%20Nilcelia%20Amaral%20Leal.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4563
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-04-19T19:50:59Z No. of bitstreams: 1 2017 - Nilcelia Amaral Leal.pdf: 1709351 bytes, checksum: c6483fb1fc462b8328fdc6ffc837d954 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-19T19:50:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Nilcelia Amaral Leal.pdf: 1709351 bytes, checksum: c6483fb1fc462b8328fdc6ffc837d954 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Nilcelia Amaral Leal.pdf2017 - Nilcelia Amaral Leal1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.