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Tipo do documento: Dissertação
Title: Satisfação dos estudantes acerca das relações interpessoais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Boa Vista.
Other Titles: Student’s satisfaction about interpersonal relationships in Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima, Campus Boa Vista
Authors: Moraes, Wilma
Orientador(a): Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Segundo membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Terceiro membro da banca: Rocha, Fatima Niemeyer da
Keywords: adolescência;bem-estar;satisfação;Educação Positiva;adolescence;wellbeing;satisfaction;positive education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MORAES, Wilma. Satisfação dos estudantes acerca das relações interpessoais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Boa Vista. 2018. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.
Abstract: A presente pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista, e teve como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes acerca das relações interpessoais vivenciadas no Campus. Nesse estudo, foi adotado o referencial teórico da Psicologia Positiva que preconiza a ênfase nos sentimentos positivos, como satisfação, felicidade e esperança, valorizando o exercício das forças e virtudes pessoais visando promover o bem-estar humano. Propõe, desta forma, que os domínios centrais do bem-estar sejam implantados nas escolas: emoções positivas, engajamento positivo, realização positiva, propósito positivo e relacionamentos positivos, como forma de promover o bem-estar dos alunos e aprimorar a aprendizagem. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e exploratória, e os participantes foram 54 estudantes do Campus Boa Vista, matriculados no 1º ano do ensino técnico integrado ao Ensino Médio, no regime integral, com faixa etária de 15 a 18 anos, de ambos os sexos, residentes no município de Boa Vista. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por 14 perguntas abertas. Para os estudantes com idade inferior a 18 anos foi necessária a autorização prévia dos pais ou responsáveis e a anuência deles. Todos os participantes aceitaram participar da pesquisa, tendo sido garantido anonimato e sigilo absolutos. As respostas do questionário foram categorizadas em frequências simples e percentuais de acordo com a análise de conteúdo. Os resultados obtidos corroboram com os estudos teóricos que apontam os benefícios de uma educação positiva pautada num ambiente de confiança, cuidado e respeito e de como as relações interpessoais são importantes no processo educacional do adolescente, contribuindo para a adaptação ao ambiente acadêmico e para a satisfação na escola, refletindo de forma favorável na aprendizagem. Foi possível concluir que a interação entre os adolescentes no ambiente escolar mostra-se favorável ao desenvolvimento social e psíquico e que eles priorizaram as relações interpessoais saudáveis e positivas que promovem um ambiente acadêmico agradável, prazeroso e oportuno ao processo de ensino-aprendizagem. Há necessidade de outras pesquisas que gerem informações sobre o regime integral e seus impactos na vida pessoal e acadêmica dos estudantes, visto ser uma modalidade nova implantada na Rede Federal, que ocorre concomitantemente com período de transição do Ensino fundamental para o Médio e no momento em que estão vivenciando a adolescência
Abstract: The present research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima – Campus Boa Vista and its objective was to evaluate the students’ satisfaction about the interpersonal relationships experienced in the campus. In this study, the theoretical reference of Positive Psychology was used, which emphasizes positive feelings, such as satisfaction, happiness and hope, valuing the exercise of personal strengths and virtues, in order to promote human wellbeing. It proposes that the central domains of wellbeing could be implemented in the schools: positive emotions, positive engagement, positive achievement, positive purpose, and positive relationships could be used as a way to promote the students’ wellbeing and improve their learning. This research is qualitative and exploratory with the participation of 54 students from the campus Boa Vista enrolled in the first year of the technical education of high school who study full-time with ages ranging from 15 to 18 years old of both sexes, residents of the municipality of Boa Vista. A questionnaire with 14 open questions was used to collect the data and for the students under 18 years old a prior authorization from their parents or guardians and their consent was required. All the participants accepted to take part in the research certifying them anonymity and absolute secrecy. The questionnaire answers were classified into simple and percentage frequencies according to the content analysis. The results obtained corroborate with the theoretical studies that point out the benefits of a positive education. It is based on an environment of trust, care and respect and how important are the interpersonal relationships in the educational process of the adolescent contributing to their adaptation to the academic environment and to their satisfaction at school, reflecting on the favorable way in their learning. It was possible to conclude that interaction among adolescents in the school environment is favorable to the social and psychic development and they prioritized the healthy and positive interpersonal relationship, which promotes a nice and pleasant environment helping the teaching-learning process. There is a need for other research, which generates information about the full-time regime, and its impact on the student’s personal and academic lives, since it is a new modality implanted in the Federal System, which occurs concomitantly with the transition period from Elementary to High School and at the same time, they are experiencing adolescence.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12636
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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