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Tipo do documento: Dissertação
Title: Jogo Mancala como possibilidade de implementação da Lei 10639/03 no curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE campus Juazeiro do Norte
Other Titles: Mancala game as a possibility of implementation of Law 10639/03 in the degree course in Physical Education of IFCE campus Juazeiro do Norte
Authors: Carvalho, Luciano das Neves
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Segundo membro da banca: Damasceno, João Batista
Keywords: Relações Étnico-Raciais;Mancala;Educação Física;Ethnic-Racial Relations;Physical Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARVALHO, Luciano das Neves. Jogo Mancala como possibilidade de implementação da lei 10639/03 no curso de licenciatura em educação física do IFCE campus Juazeiro do Norte. 2019, 44 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: A presente pesquisa tem o propósito trazer para o debate as implicações na efetiva implementação da lei 10639/03 que trata do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileiro no currículo da licenciatura em Educação Física, a partir das análises, experiências e vivências dos alunos, do Campus Juazeiro do Norte - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, trazendo o enfoque às relações étnico-raciais e as políticas de educação, ao reconhecimento e valorização de ações afirmativas no cotidiano escolar, utilizando-se do jogo Mancala como elemento agregador das discussões. Do ponto de vista de abordagem do problema, utilizamos na modalidade de pesquisa qualitativa, a pesquisa-intervenção. Sendo utilizado do como instrumento de coleta, questionário com questões abertas e fechadas. Este estudo nasceu a partir da inquietação do pesquisador ao observar o esvaziamento das discussões étnico-raciais do currículo de formação de professores e da grande dificuldade de se trabalhar os conteúdos que norteiam a temática da história e cultura afro-brasileira e indígena no contexto escolar, e como isto impacta no processo de ensino-aprendizagem. Para a abordagem do referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Kabengele Munanga, Henrique Cunha Jr, Nilma Lino Gomes, Johan Huizinga, que trazem suporte para sustentação do debate contemporâneo sobre as questões étnico-raciais e suas repercussões, visão geral sobre o jogo currículos e suas relações no ambiente de escolar. A escola, como espaço estratégico, tem um papel fundamental: educar para a diversidade e neste processo de ruptura de paradigmas, reconstrução e construção de valores sociais, ressaltar a história do povo negro e as suas muitas contribuições para a construção e o desenvolvimento do país.
Abstract: The present research has the purpose of bringing to the debate the implications of the effective implementation of law 10639/03 that deals with the study of Afro-Brazilian History and Culture in the curriculum of the degree in Physical Education, based on the students' analyzes, experiences and experiences, of the Campi Juazeiro do Norte - Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, bringing the focus to ethnic-racial relations and education policies, to the recognition and valorization of affirmative actions in the school routine, using the Mancala game as an element aggregator of the discussions. From the point of view of approach of the problem, we use in the modality of qualitative research, the research-intervention. Being used as a collection instrument, a questionnaire with open and closed questions. This study was born from the restlessness of the researcher when observing the emptying of ethnic-racial discussions of the curriculum of teacher training and the great difficulty of working the contents that guide the thematic of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in the school context, and how it impacts the learning process. The work of Kabengele Munanga, Henrique Cunha Jr, Nilma Lino Gomes, Johan Huizinga, was used to approach the theoretical reference, which provides support for the contemporary debate on ethnic-racial issues and their repercussions, overview on the game curricula and their relationships in the school environment. The school as a strategic space has a fundamental role to play, to educate for diversity, and in this process of breaking paradigms, reconstruction and construction of social values, highlighting the history of the black people and their many contributions to the construction and development of the parents.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12639
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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