Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12639
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Luciano das Neves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:14:41Z-
dc.date.available2023-12-22T02:14:41Z-
dc.date.issued2019-03-29
dc.identifier.citationCARVALHO, Luciano das Neves. Jogo Mancala como possibilidade de implementação da lei 10639/03 no curso de licenciatura em educação física do IFCE campus Juazeiro do Norte. 2019, 44 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12639-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o propósito trazer para o debate as implicações na efetiva implementação da lei 10639/03 que trata do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileiro no currículo da licenciatura em Educação Física, a partir das análises, experiências e vivências dos alunos, do Campus Juazeiro do Norte - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, trazendo o enfoque às relações étnico-raciais e as políticas de educação, ao reconhecimento e valorização de ações afirmativas no cotidiano escolar, utilizando-se do jogo Mancala como elemento agregador das discussões. Do ponto de vista de abordagem do problema, utilizamos na modalidade de pesquisa qualitativa, a pesquisa-intervenção. Sendo utilizado do como instrumento de coleta, questionário com questões abertas e fechadas. Este estudo nasceu a partir da inquietação do pesquisador ao observar o esvaziamento das discussões étnico-raciais do currículo de formação de professores e da grande dificuldade de se trabalhar os conteúdos que norteiam a temática da história e cultura afro-brasileira e indígena no contexto escolar, e como isto impacta no processo de ensino-aprendizagem. Para a abordagem do referencial teórico foram utilizados os trabalhos de Kabengele Munanga, Henrique Cunha Jr, Nilma Lino Gomes, Johan Huizinga, que trazem suporte para sustentação do debate contemporâneo sobre as questões étnico-raciais e suas repercussões, visão geral sobre o jogo currículos e suas relações no ambiente de escolar. A escola, como espaço estratégico, tem um papel fundamental: educar para a diversidade e neste processo de ruptura de paradigmas, reconstrução e construção de valores sociais, ressaltar a história do povo negro e as suas muitas contribuições para a construção e o desenvolvimento do país.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações Étnico-Raciaispor
dc.subjectMancalapor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEthnic-Racial Relationseng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.titleJogo Mancala como possibilidade de implementação da Lei 10639/03 no curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE campus Juazeiro do Nortepor
dc.title.alternativeMancala game as a possibility of implementation of Law 10639/03 in the degree course in Physical Education of IFCE campus Juazeiro do Norteeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research has the purpose of bringing to the debate the implications of the effective implementation of law 10639/03 that deals with the study of Afro-Brazilian History and Culture in the curriculum of the degree in Physical Education, based on the students' analyzes, experiences and experiences, of the Campi Juazeiro do Norte - Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, bringing the focus to ethnic-racial relations and education policies, to the recognition and valorization of affirmative actions in the school routine, using the Mancala game as an element aggregator of the discussions. From the point of view of approach of the problem, we use in the modality of qualitative research, the research-intervention. Being used as a collection instrument, a questionnaire with open and closed questions. This study was born from the restlessness of the researcher when observing the emptying of ethnic-racial discussions of the curriculum of teacher training and the great difficulty of working the contents that guide the thematic of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in the school context, and how it impacts the learning process. The work of Kabengele Munanga, Henrique Cunha Jr, Nilma Lino Gomes, Johan Huizinga, was used to approach the theoretical reference, which provides support for the contemporary debate on ethnic-racial issues and their repercussions, overview on the game curricula and their relationships in the school environment. The school as a strategic space has a fundamental role to play, to educate for diversity, and in this process of breaking paradigms, reconstruction and construction of social values, highlighting the history of the black people and their many contributions to the construction and development of the parents.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1IDCPF: 646.919.007-30por
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee2Damasceno, João Batista
dc.creator.IDCPF: 222.781.253-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4277660387969604por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANDIFES. Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Brasília – 2011. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wpcontent/files_flutter/1377182836 AGUIAR, K. F. e ROCHA, M. L. Práticas Universitárias e a Formação Sóciopolítica. Anuário do Laboratório de Subjetividade e Política, nº 3/4,1997, pp. 87-102. BRASIL, LDB. Lei 10639/03 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 10 Jun. 2018. BRASIL, LDB. Lei 11.645/08 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 10 Jun. 2018. BRASIL, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 10 Jun. 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Grupo de Trabalho Interministerial. Contribuições para a Implementação da Lei 10639/2003: Proposta de Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Lei 10639/2003. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/contribuicoes.pdf. COLL, C.; VALLS, E. A aprendizagem e o ensino dos procedimentos. In: COLL, C. e colaboradores. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. cap. 2, p. 73-118. CUNHA JR. Henrique; PEREIRA, Reinaldo Pervidor. A pedagogia do Mancala: aspectos Culturais e Matemáticos. IN Educação, Culturas e Diversidades XX EPENN – Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. MANAUS – 23 A 26 DE AGOSTO DE 2011 ISSN : 85-8770733-7 Daolio J. Cultura: Educação Física e Futebol. 3a ed.rev. Campinas: Editora da UNICAMP; 2006. DOMINGOS, Reginaldo Ferreira. A história do GRUNEC e o racismo no Cariri: 2001-2005. Artigo apresentado ao curso de especialização em História e Sociologia. Crato: Universidade Regional do Cariri – URCA, 2007. DOMINGOS, Reginaldo Ferreira. Pedagogias da transmissão da religiosidade africana na casa de candomblé Iabasé de Xangô e Oxum em Juazeiro do Norte-CE. Fortaleza: Edições UFC, 2011. Tese de doutorado. GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. GRUNEC, Grupo de Valorização negra do Cariri. CRATO, Cáritas Diocesana do. Caminhos mapeamento das comunidades negras e quilombolas do cariri cearense. 2011. Cartilha HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1971. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Disponível na internet via WWW URL: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/ecnomia/comercioeservico/pas/pas2006. Arquivo consultado em 11 de Junho de 2018 Jatobá, 2008 Disponível na internet em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jatob%C3%A1 - Acessado em 20/07/2018, às 19:55. Leite, Fabio. Valores civilizatórios em sociedades negro-africanas. África. Revista do Centro de Estudos Africanos, USP. São Paulo 1996/1996. Lovisolo H. Educação física: arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint; 1995. LIMA, Ivan Costa. Mobilização Social Negra: Recolocando Novos Coletivos na História da Educação; In; Coleção formação do movimento negro unificado. Trajetórias históricas pedagógicas na população negra no Ceará? Organização Ivan Costa Lima; Joelma Gentil do Nascimento. Fortaleza: Imprece, nº 1, jan. 2009; MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2ª. edição. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizada e Diversidade, 2005. NUNES, Cícera. O Reisado em Juazeiro do Norte-CE e os conteúdos da história e cultura Africana e afrodescendente: uma proposta para implementação da Lei nº. 10.639/03. Fortaleza, 2007. Tese de doutorado. PEREIRA, Amauri Mendes. Trajetória e Perspectiva do Movimento Negro Brasileiro. Rio de Janeiro: gráfica da Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 2005.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67890/2019%20-%20Luciano%20das%20Neves%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5321
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-01-18T03:36:26Z No. of bitstreams: 1 2019 - Luciano das Neves Carvalho.pdf: 1659005 bytes, checksum: 28160042c479def71bbf30405a1e6e31 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-18T03:36:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Luciano das Neves Carvalho.pdf: 1659005 bytes, checksum: 28160042c479def71bbf30405a1e6e31 (MD5) Previous issue date: 2019-03-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Luciano das Neves Carvalho.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.