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Tipo do documento: Dissertação
Title: O uso de equipamentos de proteção individual - EPIs na educação profissional do IFAM Campus Parintins: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde
Other Titles: The use of personal protective equipments - PPEs in the professional education at IFAM Campus Parintins: raising awareness to prevent accidents and promote health
Authors: Pimentel, Reidevandro Machado da Silva
Orientador(a): Thomé, Sandra Maria Gomes
Primeiro membro da banca: Sanavria, Argemiro
Segundo membro da banca: Vilela, Joice aparecida Rezende
Keywords: Equipamento de Proteção Individual;Educação;Promoção da Saúde;Prevenção de Acidentes;Personal Protective Equipment;Education;Health Promotion;Accident Prevention
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PIMENTEL, Reidevandro Machado da Silva. O uso de equipamentos de proteção individual - EPIs na educação profissional do IFAM Campus Parintins: sensibilizar para prevenir acidentes e promover saúde. 2019. 67 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.
Abstract: O presente estudo teve como questão investigativa o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas atividades práticas das turmas do 3º Ano do Curso Técnico Integrado de Agropecuária e 3º Módulo Subsequente de Recursos Pesqueiros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi avaliar a percepção de servidores (docentes, técnicos agrícolas) e discentes das turmas citadas sobre a importância do uso de EPIs na promoção da saúde e prevenção de acidentes, durante as atividades práticas dos cursos. A metodologia, predominantemente qualitativa, teve como instrumentos de produção de dados, a observação participante e entrevistas semiestruturadas, sendo realizada com uma amostra referente aos servidores que atuam nessas turmas, além de discentes do referido curso. Os resultados apontam para o não uso de EPIs, inexistência de normas internas relativas à saúde e segurança de servidores e discentes, a não obrigatoriedade de fornecimento de EPIs a servidores e inexistência de legislação clara quanto a fornecer EPIs para discentes. O estudo, ora apresentado, por ser inédito no IFAM, poderá contribuir para o aprimoramento de políticas de promoção da saúde e prevenção de acidentes, tendo como base a sensibilização de gestores, servidores e discentes quanto à segurança das atividades práticas de laboratório e campo.
Abstract: The present study had as investigative question the use of Personal Protective Equipments (PPEs) in the practical activities of the 3rd year of Integrated Agriculture Technical Course and 3rd year of Subsequent Module of the Fishing Resources classes, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas. - Campus Parintins. Considering this, the general objective of the research was to evaluate the perception of the servants (teachers, agricultural technicians) and students of the mentioned classes about the importance of the use of PPEs in health promotion and accident prevention during the practical activities of the courses. The methodology was predominantly qualitative, as instruments of data production, the participant observation and semi-structured interviews which were carried out with a sample referring to the servers who work in these classes, besides the students of the referred course. The results pointed to the non-use of PPEs, the lack of internal rules regarding the health and safety of servers and students, the no-obligation to provide PPEs for servers and the lack of clear legislation regarding the supply of PPEs for students. This present study, which is unprecedented at IFAM, may contribute to the improvement of health promotion and accident prevention policies based on the awareness of managers, servants and students about the safety of practical laboratory and field activities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12641
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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