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dc.contributor.authorSantos, Joseilde Amaro dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:15:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:15:37Z-
dc.date.issued2019-02-06
dc.identifier.citationSANTOS, Joseilde Amaro dos. Turismo rural como temática agroambiental na formação do técnico em agropecuária. 2019. 76 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12661-
dc.description.abstractA presente dissertação é resultado de investigação de campo sobre as iniciativas de Turismo Rural na região do Cariri Cearense e a proposta da inserção do tema na formação agroambiental dos técnicos em agropecuária. O estudo incluiu projetos turísticos em andamento nas cidades de Crato, Nova Olinda, Juazeiro do Norte e Barbalha; municípios da Região Metropolitana do Cariri Cearense, geograficamente vizinhos e em célere desenvolvimento no turismo em ambiente rural, sobretudo no espaço da agricultura familiar. Objetivou-se nesse estudo (a) identificar as propriedades rurais que trabalham com turismo rural; (b) caracterizar o turismo desenvolvido pelos agricultores considerando infraestrutura, serviços oferecidos e atividades de preservação do meio ambiente rural e (c) promover intercâmbio entre estudantes e agricultores para fomentar a troca de conhecimentos sobre as questões ambientais e sobre os benefícios e impactos econômico-sociais do movimento turístico para as famílias. A pesquisa envolveu também participantes da 2ª e 3ª séries do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Ceará – IFCE - campus Crato, ano letivo 2018. Uma amostra de 30% (trinta por cento) dos 80 estudantes foi usada. Por meio de questionários, os participantes expuseram impressões acerca dos projetos de turismo rural existentes. Após a identificação dos estabelecimentos, procedeu-se à seleção das propriedades a serem visitadas; verificou-se durante as visitas, os benefícios e impactos econômico-sociais do movimento turístico na vida dos agricultores antes e após a implantação do projeto. Visitou-se um empreendimento no município de Nova Olinda, três em Crato, nove em Barbalha. Durante as visitas, descreveu-se cada propriedade conforme seus projetos de turismo. A maioria dos estabelecimentos têm como base, o uso de tecnologias sociais e força de trabalho familiar. A pesquisa sinalizou que o turismo rural nesta região, colabora com o desenvolvimento local e representa elemento significativo de entretenimento para visitantes e para a comunidade envolvida, constituindo-se ainda um meio de empregabilidade. Como um dos resultados, propôs-se a inclusão no currículo do Curso Técnico em Agropecuária no IFCE, de estudos interdisciplinares sobre a temática “Turismo Rural” no contexto regional. Por fim, o turismo rural se constitui temática importante de formação agroambiental e no cariri cearense, podendo ser mais um espaço de inserção do Técnico em Agropecuária, considerando-se que as iniciativas existentes, mesmo que ainda poucas, colaboram para valorizar as produções agrícolas e não agrícolas dos trabalhadores rurais e suas propriedades. Contudo, para implantação de um projeto turístico no ambiente rural viável, requere-se investimentos, apoio técnico e acesso a políticas públicas como imprescindíveis para maximizar potencialidades e minimizar os impactos socioambientais do turismopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCariripor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjectCaririeng
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjecttechnical teachingeng
dc.titleTurismo rural como temática agroambiental na formação do técnico em agropecuáriapor
dc.title.alternativeRural tourism as an agro-environmental theme in the training of the technician in agriculturepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present dissertation is the result of field research on rural tourism initiatives in the region of Cariri Cearense and the proposal of its insertion in the agro-environmental training of agricultural technicians. The study included tourism projects in progress in the cities of Crato, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, and Barbalha municipalities. These are geographically close and rapidly developing tourism settings in rural environments, especially related to family agriculture. The research had as goals: (a) identify rural properties working with rural tourism; (b) characterize tourism developed by farmers including infrastructure, services offered and activities to preserve the rural environment and (c) exchange of knowledge between students and farmers on environmental issues and on the benefits and socio economic impacts of the tourist movement for the families. A sample of 30% of the 80 students from the 2nd and 3rd grades of the Agricultural Technical Course participated in the study. Through questionnaires, students presented their impressions about the existing rural tourism projects and, after identifying the establishments some were selected to be visited. Activities related to rural tourism, its benefits and socio-economic impacts on farmers' lives were investigated before and after the project's implementation. An enterprise was visited in the municipality of Nova Olinda, three in Crato, nine in Barbalha. During the visits, each property was described according to its tourism projects and considered under the technician's training point of view. Most of the establishments used social technologies and family workforces. Research has shown that rural tourism in this region contributes to local development and represents a significant element of entertainment for visitors and the community involved, and also a means of employability. The study also proposed the inclusion of "Rural Tourism" in the curriculum of the Agricultural Technical Course in the IFCE. Finally, rural tourism constitutes an important theme of agro-environmental training and in the Cariri region of Ceará and may be more of a novel space for the Agricultural Technician, considering that the existing initiatives may collaborate, add value to the agricultural and non-agricultural production of rural workers and their properties. However, for the implementation of a tourism project in the viable rural environment, investments, technical support and access to public policies are required to maximize potentialities and minimize the socio-environmental impacts of the tourist movementeng
dc.contributor.advisor1Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.advisor1ID738.698.217-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561por
dc.contributor.advisor-co1Marino , Tiago Badre
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718por
dc.contributor.referee1Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.referee2Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee3Silva, Eliane Maria Ribeiro da
dc.creator.ID735.620.503-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512291407578469por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Joaquim Anécio; RIEDL, Mário. Turismo rural: ecologia, lazer e desenvolvimento. Bauru SP: EDUSC, 2000 AQUINO, A. M., Netto, A. L., & Assis, R. L. Desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha: estratégias e experiencias. Niterói-RJ - Embrapa Agrobiologia; Programa Rio Rural; 2018. BEZERRA, Nizomar Falcão. Extensão Rural - Simulacro de Educação Rural como estratégia de desenvolvimento. Fortaleza: IHAB, 2014 BUARQUE, Sérgio C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: Metodologia de planejamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. . BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9394/96.Ministério da Educação, 1996. _______ LEI Nº 11.326, DE 24 DE JULHO DE 2006. Diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. ________ Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) 2014; ________ Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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