Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12676
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino médio integrado: reflexões e possibilidades no contexto da Matemática no Curso Técnico em Agropecuária do IFMG-SJE
Other Titles: Integrated middle school: reflections and possibilities in the context of Mathematics in the Agricultural Technical Course of the IFMG-SJE
Authors: Sousa, Rosiana de
Orientador(a): Thomé, Sandra Maria Gomes
Primeiro coorientador: Silva, José Fernandes da
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Almeida, Elan Cardozo Paes de
Keywords: Matemática;Integração Curricular;Educação Agrícola;Mathematics;Curriculum Integration;Agricultural Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 5-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUSA, Rosiana de. Ensino médio integrado: reflexões e possibilidades no contexto da Matemática no Curso Técnico em Agropecuária do IFMG-SJE. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.
Abstract: Esta pesquisa buscou identificar se a Matemática pode se configurar como área propulsora para a efetivação da integração curricular no Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFMG/Campus São João Evangelista. A metodologia se baseou na abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográficas e documentais, além da coleta de dados por meio da aplicação de questionários e entrevistas com intuito de analisar a compreensão dos discentes, docentes e gestores da intuição quanto à possibilidade da Matemática na promoção da integração curricular. Também se buscou identificar as principais razões que desafiam a efetiva implementação da integração da Matemática no CTIA. Com os questionários e entrevistas se evidenciou a necessidade da aprendizagem da Matemática de maneira integrada, pois esta ciência está interligada a diversas disciplinas da formação profissional. Um levantamento de tópicos/conteúdos matemáticos no âmbito do Curso Técnico Integrado em Agropecuária que subsidiam uma proposta de integração curricular foi realizado; e juntamente com as formas de inserção destes conteúdos, serão tidos como sugestão para o desenvolvimento do CTIA de maneira integrado. Concluiu-se que a Matemática pode se tornar motivadora na integração curricular do CTIA, visto que o contexto do curso se desenvolve em um campo que necessita constantemente utilizar a Matemática. Contudo, diante das dificuldades dos discentes nesta ciência e dos docentes em trabalhar a integração, cabe ressaltar que existe a necessidade de se preparar os discentes e docentes para que a integração seja realizada efetivamente.
Abstract: This research aimed to identify if Mathematics can be configured as a propulsive area for the accomplishment of curricular integration in the IFMG / Campus São João Evangelista Agricultural Integrated Technical Course. The methodology was based on the qualitative approach, with bibliographical and documentary researches, besides the data collection through the application of questionnaires and interviews with the purpose of analyzing the understanding of the students, teachers and managers of the intuition regarding the possibility of Mathematics in the promotion of integration curricular. It was also sought to identify the main reasons that challenge the effective implementation of the integration of Mathematics in CTIA. With the questionnaires and interviews the need for the learning of Mathematics was evidenced in an integrated way, since this science is interconnected to several disciplines of the professional formation. A survey of topics / mathematical contents within the Integrated Technical Course in Agriculture that subsidize a proposal of curricular integration was carried out; and together with the forms of insertion of these contents, will be taken as a suggestion for the development of the CTIA in an integrated way. It was concluded that Mathematics can become a motivator in the CTIA curricular integration, since the course context develops in a field that constantly needs to use Mathematics. However, faced with the difficulties of the students in this science and of the teachers in working on integration, it should be emphasized that there is a need to prepare the students and teachers for the integration to be realized effectively.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12676
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Rosiana de Sousa.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.