Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Natalina Aparecida Gomes da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:16:33Z-
dc.date.available2023-12-22T02:16:33Z-
dc.date.issued2019-07-04
dc.identifier.citationSILVA, Natalina Aparecida Gomes da. Narrativas das trajetórias de formação de jovens trabalhadores estudantes. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12682-
dc.description.abstractO presente estudo teve como questão investigativa as narrativas sobre as trajetórias de formação dos jovens trabalhadores estudantes, frequentadores do curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente, concluintes no primeiro semestre de 2019, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Governador Valadares. Diante disso, o objetivo principal foi conhecer, explicitar e analisar os elementos formativos de tais histórias. A metodologia, predominantemente qualitativa, teve como instrumento de produção de dados um questionário, cujo alvo foi delinear o perfil da turma, de modo a coletar apontamentos sociais sobre os discentes: idade, sexo, motivos que propiciaram o estudo em um curso técnico, quais suas expectativas, necessidades educacionais, pessoais e profissionais. Além disso, também utilizamos a entrevista semiestruturada, realizada com uma amostra referente aos participantes do referido curso. O roteiro temático foi estruturado de forma a compreender quais foram as experiências vivenciadas e como estas impactaram a formação do público abordado. Os resultados apontam um alunado constituído, majoritariamente, por jovens que compõem faixa etária de 18 e 29 anos, participantes do Programa de Assistência Estudantil – PAE, declarantes da cor da pele como pardos e do gênero feminino, trabalham ou estão à procura dele e, possuem como motivação primordial, a inserção no mundo do trabalho. Além deste aspecto, também constatamos o impacto desta formação profissional na configuração da vida civil dos sujeitos, isto é, colaboram em formas mais autônomas de existência e contribuem no auxílio do orçamento familiar. Portanto, tratase de um desencadeamento educacional e também social visto que interfere na configuração do viver dos indivíduos. Consideramos ainda que o estudo, ora apresentado, está em consonância com as pesquisas realizadas sobre juventudes, é relevante para o seu contexto direto - IFMG/GV - por ser inédito, contribui para o aprimoramento de políticas que tratam sobre a temática Educação Profissional.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnarrativaspor
dc.subjectformaçãopor
dc.subjectjovens trabalhadorespor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectnarrativeseng
dc.subjectyoung workerseng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectformationeng
dc.titleNarrativas das trajetórias de formação de jovens trabalhadores estudantes.por
dc.title.alternativeNarratives of the training trajectories of young student workers.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study had as investigative question the narratives about the training trajectories of the young workers students, students of the Technical Course in Subsequent Work Safety, concluding in the first semester of 2019, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Campus. Valadares Governor. Given this, the main objective was to know, explain and analyze the formative elements of such stories. The methodology, predominantly qualitative, had as a data production instrument a questionnaire, whose aim was to delineate the class profile, in order to collect social notes about the students: age, gender, reasons that led to the study in a technical course, which your expectations, educational, personal and professional needs. In addition, we also used the semi-structured interview, conducted with a sample of participants of that course. The thematic script was structured to understand what were the experiences and how they impacted the formation of the approached public. The results show that most of the students from 18 to 29 years old, participants of the Student Assistance Program (PAE), brown skinned and female, work or are looking for them. Their main motivation is their insertion in the world of work. In addition to this aspect, we also note the impact of this vocational training in the configuration of the subjects' civil life, that is, they collaborate in more autonomous forms of existence and contribute to the help of the family budget. Therefore, it is an educational as well as social triggering as it interferes with the configuration of the individuals' lives. We also consider that the study, presented here, is in line with the research conducted on youths, is relevant to its direct context - IFMG / GV - because it is unprecedented, contributes to the improvement of policies that address the theme Vocational Education.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Alves Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762675379021738por
dc.contributor.advisor-co1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor-co1ID120.078.891-53por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee2Alves, Bruna Molisani Ferreira
dc.contributor.referee3Oliveira, Luiza Alves de
dc.creator.ID049.414.736-98por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4398264546748226por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos; 171). BARBOSA, Márcio Ferreira. O Horizonte da experiência e a configuração da experiência na narrativa. In: BARBOSA, Márcio Ferreira. Experiência e narrativa. Salvador: EDUFBA, 2003. p. 43-73. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Carta 17: consumismo é mais que consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011. Disponível em: http://www.institutoveritas.net/livros-digitalizados.php?baixar=117. Acesso em: 20 maio 2019. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. BRASIL. Decreto Nº 7.566, de 23 de Setembro de 1909. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf. Acesso em: 28 maio 2017. BRASIL. Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec2208.pdf. Acesso em: 29 maio 2018. BRASIL. Decreto Nº 5.225, de 1º de outubro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5225.htm. Acesso em: 15 maio 2017. BRASIL. Decreto nº 6.629, de 4 de novembro de 2008. Regulamenta o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem, instituído pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005, e regido pela Lei no 11.692, de 10 de junho de 2008, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6629.htm. Acesso em: 08 maio 2019. BRASIL. Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/decreto/d7083.htm. Acesso em: 08 maio 2019. BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752- publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 28 ago. 2017. BRASIL. Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a Profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras Providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7410.htm. Acesso em: 28 maio 2017. BRASIL. Lei nº 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8948.htm. Acesso em: 30 maio 2017. 44 BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em: 30 maio 2017. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Cria Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Dá Outras Providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 31 maio 2017. BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 30 maio 2017. BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 29 maio 2017. BRASIL. Portaria nº 3.275 de 21 de setembro de 1989. Disponível em: http://www.protecao.com.br/upload/protecao_galeriaarquivo/600.doc. Acesso em: 18 maio 2018. CABRAL, Dilma. Colégio das fábricas. 2011. Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/dicionario-periodo-colonial/155-colegio-das-fabricas. Acesso em: 27 abril 2018. CARRANO, Paulo; DAYRELL, Juarez (org.). Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno II: o jovem como sujeito do ensino médio. Curitiba: UFPR, 2013. CHUEKE, Gabriel Vouga; LIMA, Manolita Correia. Pesquisa qualitativa: evolução e critérios. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 128, jan. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/1297. Acesso em: 01 fev. 2019. CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz/ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/trapriedu.html. Acesso em: 16 jul. 2018. CONNELLY, F. Michael.; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge. (org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995. p. 11-59. CONSELHO DE DIRIGENTES DOS CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO. Manifestação do Concefet sobre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 148- 157, 2008. CORROCHANO, Maria Carla. Trabalho e juventude: entrevista com Maria Carla Corrochano. Entrevista concedida a BRESCHIGLIARI, J. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 8, p. 99-104, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v8i0p99-104. Acesso em: 10 out. 2018. 45 CUNHA, Luiz Antônio. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v.14, p. 89-107, maio/ago. 2000. DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, set /out /nov /dez, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a04.pdf. Acesso em: 06 ago. 2018 DORE, Rosemary. Afinal, o que significa o trabalho como princípio educativo em Gramsci? Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 94, p. 297-316, set.-dez., 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v34n94/0101-3262-ccedes-34-94-0297.pdf. Acesso em: jun. 2018. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio online de português. Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/trabalho. Acesso em: 10 ago. 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. (Coleção o Mundo, Hoje v. 21). FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e terra, 1996. FRESNEDA, Betina. BOTELHO, Luanda. Produção internacional e nacional de indicadores para a juventude: um enfoque sobre os jovens que não estão ocupados, não estudam, nem estão em treinamento. In: SIMÕES, André.; BOTELHO, Luanda; ATHIAS, Leonardo (Org.). Panorama nacional e internacional da produção de indicadores sociais: grupos populacionais específicos e uso do tempo. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais, 2018. 52-76 p. – (Estudos e análises. Informação demográfica e socioeconômica; n. 6). FRIGOTTO, Gaudêncio. Capital Humano. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz/ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/caphum.html. Acesso em: 20 jan. 2019. FRIGOTTO, Gaudêncio. Dermeval Saviani e a centralidade ontológica do trabalho na formação do “homem novo”, artífice da sociedade socialista. Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 21 n.62, jul./set. 2017, 509-19. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v21n62/1807-5762-icse-1807-576220160967.pdf >. Acesso em: 28 jul. 2018. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no Projeto de Educação Integral dos Trabalhadores. In: COSTA. Hélio da e CONCEIÇÃO, Martinho. Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e Certificação Educacional e Profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT, 2005. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, Heloísa Maria; MARINS, Hiloko Ogihara. A ação docente na educação profissional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004. GOMES, Marco Antônio de Oliveira; MACIEL, Antônio Carlos; FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante; FERRAZZO, Gedeli. O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica. Revista Exitus, v. 04, n. 01, jan./jun., 2014. 46 GROPPO, Luís Antonio. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. Revista de Educação do Cogeime, Belo Horizonte, ano 13, n. 25, p. 9-22, dez. 2004. GROPPO, Luís Antonio. Juventudes: sociologia, cultura e movimentos. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2016. HIRATA, Helena. Globalização e divisão sexual do trabalho. Cad. Pagu, Campinas, n.17-18, pp.139-156, 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332002000100006. Acesso em: 20 jan. 2019. IBGE. Mais de 25 milhões de jovens não estudavam em 2017. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/ noticias/21256-mais-de-25-milhoes-de-jovens-nao-estudavam-em-2017. Acesso em: 18 out. 2018. IBGE. Brasil em síntese. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/governador-valadares/panorama. Acesso em: 16 maio 2019. IBGE. Conheça o Brasil: população. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao.html. Acesso em: 18 out. 2018. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. Plano de Desenvolvimento Institucional: IFMG 2014-2018. Belo Horizonte, 2015. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente. Disponível em < https://www2.ifmg.edu.br/governadorvaladares/cursos/tecnico/tecnico-em-seguranca-dotrabalho- subsequente/projeto-pedagogico-do-curso-ppc.pdf> Acesso em: 21 ago. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. O que é o IFMG? Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/sobre-o-ifmg/oque- e-o-ifmg. Acesso em: 15 maio 2018. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. Programa de Assistência Estudantil – PAE. Disponível em: https://www2.ifmg.edu.br/governadorvaladares/extensao/assistencia-estudantil. Acesso em: 14 fev. 2019. JOSSO, Marie-Christine; SEGURO, Rui. As histórias de vida abrem novas potencialidades às pessoas. Associação o direito de aprender. Out, 2008. Disponível em: https://www.direitodeaprender.com.pt/artigos/entrevista-com-marie-christine-josso. Acesso em: 31 jan. 2019. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782002000100003&script=sci_ abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 jun. 2018. LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011. Disponível em: 47 https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/download/2444/1898. Acesso em: 30 out. 2018. LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido). LINGUAKIT. Análise completa. Disponível em: https://linguakit.com/pt/analise-completa>. Acesso em: 01 abr. 2019. MANZINI, Eduardo José. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2., 2004, Bauru. Anais... . Bauru: Usc, 2004.10 p. MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependência. 1973. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marini/1973/mes/dialetica.htm. Acesso em: 05 maio 2019. MARTINS, Juliana Aparecida Cruz. TORRIGLIA, Patricia Laura. Ontologia, vida cotidiana e o jovem trabalhador. Reunião Cientifica Regional da ANPED. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/trabalhos-completos-eixo-21-educacao-e-trabalho/. Acesso em: 08 set. 2018. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. 2. ed. São Paulo: Ed. Boi tempo, 2017. MENEZES, Wilson Ferreira; DEDECCA, Cláudio Salvadori. A informalidade no mercado de trabalho brasileiro: Rendimentos e principais características. Nexos Econômicos, Salvador, v. 6, n. 2, p. 11-41, dez. 2012. MINAS GERAIS. Secretaria de Segurança Pública. Programa Fica Vivo! Disponível em: http://www.seguranca.mg.gov.br/2013-07-09-19-17-59/programas-e-acoes. Acesso em: 08 maio 2019. OTRANTO, Celia Regina. Reforma da Educação Profissional no Brasil: marcos regulatórios e desafios. Revista Educação em Questão, Natal, v. 42, n. 28, p. 199-226, jan./abr. 2012. OTRANTO, Celia Regina. A reforma da educação profissional e seus reflexos na educação superior. Questões sobre a educação e o ensino superior no Brasil. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.22, n.2, p. 122-135, jul.-dez. 2013. Disponível em http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17782/0. Acesso em: 30 jul. 2018. PACHECO, Eliezer. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF; São Paulo: Editora Moderna, 2011. PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude - alguns contributos. Análise Social, Lisboa, v. 25, n. 105-106, p. 139-165, 1990. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033657F3sBS8rp1Yj72MI3.pdf>. Acesso em: 06 out. 2018. PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697/6351. Acesso em: 29 jan. 2019. 48 PESSOA, Janira Valentim Cherry. O cotidiano de escolas do município de Governador Valadares no contexto da escola de tempo integral: um olhar sobre o tempo, o espaço e o rendimento escolar. 2016.199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7569?locale=en . Acesso em: 08 maio 2019. PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação.... 2005. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/drupal/sites/www.fe.unicamp.br/files/pf/subportais/graduacao/pro esf/proesf_memoriais13.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019. PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura; SIMAS, Vanessa França. Pesquisa narrativa em três dimensões. 2014. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2014/11/toledo-soligo-simas-pesquisa-narrativa-emtrc3aas- dimensc3b5es.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RAMOS, Marise. Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v.18, supl.2, p. 55-59, 2009. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção formação pedagógica; v. 5). Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADticada- educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 21 ago. 2017. RIBEIRO, Ricardo. O trabalho como princípio educativo: algumas reflexões. Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, v.18, supl.2, p. 48-54, 2009. SANTOS, Antonio Wilson dos. O jovem e o mercado de trabalho no Brasil: um estudo bibliométrico nos últimos dez anos. Revista interdisciplinar encontro das ciências, Icó, v. 1, n. 1, p. 96-107, 2018. Disponível em: www.fvs.edu.br/riec/index.php/riec/article/view/9. Acesso em: 10 out. 2018. SANTOS, Rudney Aminadab. Teoria do capital humano: uma análise do caso brasileiro. Análise, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 18-30, jul./dez. 2008. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Campinas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr., 2007. SILVA, Cesar Augusto Alves da. A questão da experiência em Marx, Benjamin e Adorno e suas implicações. Aurora, Marília, ano v, n. 9., p. 148-163, dez. 2011. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/índex.php/aurora/. Acesso em: 31 jan. 2019. SILVA, Jefferson Soares da. SILVA, Adnilson José da. A Teoria do Capital Humano e Sua Influência Econômica e Política Sobre a Educação e o Trabalho no Brasil nas Décadas de 1960 e de 1970. Trabalho apresentado ao 8º Seminário do Trabalho: trabalho, educação e políticas sociais no século XXI, Marília 2012. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/texto/gt1/a_teoria_do_capital.pdf. Acesso em: 12 jul. 2018. 49 SIMÕES, Carlos Artexes; SILVA, Monica Ribeiro da. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio: etapa I - caderno III: o currículo do ensino médio, seu sujeito e o desafio da formação humana integral Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013. SNYDERS, Georges. Escola, classes e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005. SOUZA, Elizeu Clementino. Histórias de vida e formação de professores. Salto para o Futuro – TV Escola. Boletim, n. 01, mar. 2007. SPÓSITO, Marilia Pontes. Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa, 2003. SPÓSITO, Marilia Pontes, GALVÃO, Izabel. A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 02, p. 345-380, jul./dez. 2004. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectivas.html. Acesso em: 10 out. 2018. TRABALHO. In: DICIONÁRIO etimológico. Disponível em: https://www.dicionarioetimologico.com.br/trabalho/. Acesso em: 15 ago. 2018. TRABALHO alienado. In: DICIONÁRIO online de conceitos em filosofia. Disponível em: https://conceitos.com/trabalho-alienado/. Acesso em: 10 out. 2018. TERRA, Juliana; ANTONIO, Cristiane da Silva; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Pipoquinhas – Papo de Criança: saberes e sabores das narrativas pedagógicas. In: COSTA, Adriana Alves Fernandes; EVANGELISTA, Francisco; PRADO, Guilherme do Val Toledo (org.). Narrativas que nos transformam: o que contam os educandos? São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. TODOROV, Tzvetan a. 1939-. Ás estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2006. (Debates; 14). VÁSQUEZ, Gabriela Cruz. ARENA, Adriana Pastorello Buim. Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 30, n. 2, p. 187-202, 2017.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67249/2019%20-%20Natalina%20Aparecida%20Gomes%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5165
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-10-25T20:09:23Z No. of bitstreams: 1 2019 - Natalina Aparecida Gomes da Silva.pdf: 1140496 bytes, checksum: 8fd13a2bf29b38498940dea4fc0e1c41 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-25T20:09:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Natalina Aparecida Gomes da Silva.pdf: 1140496 bytes, checksum: 8fd13a2bf29b38498940dea4fc0e1c41 (MD5) Previous issue date: 2019-07-04eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Natalina Aparecida Gomes da Silva.pdf2019 - Natalina Aparecida Gomes da Silva1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.