Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12684
Tipo do documento: Dissertação
Title: Projeto Balde Cheio como ferramenta de educação e transferência de tecnologia aplicada à bovinocultura de leite em pequenas propriedades rurais no município de São João Evangelista (MG)
Other Titles: Full Bucket Project as an education and technology transfer tool applied to dairy cattle farming in small rural properties in the municipality of São João Evangelista (MG)
Authors: Souza, Márcio Agostinho de
Orientador(a): Sanavria, Argemiro
Primeiro coorientador: Bispo, Charles André Souza
Keywords: Pecuária Leiteira;Transferência de Tecnologia;Projeto Balde Cheio;Dairy Cattle;Technology Transfer;Full Bucket Project
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Márcio Agostinho de. Projeto Balde Cheio como ferramenta de educação e transferência de tecnologia aplicada à bovinocultura de leite em pequenas propriedades rurais no município de São João Evangelista (MG). 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivos verificar a viabilidade da produção de leite em pequenas propriedades do município de São João Evangelista (MG), após a implantação do Projeto Balde Cheio, implementado pela Embrapa Pecuária Sudeste e, averiguar a contribuição da aprendizagem adquirida pelos discentes de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista, após aulas teóricas e práticas sobre o Projeto, para melhor qualificação acadêmica e profissional. Para coleta de dados sobre a viabilidade da produção de leite nas propriedades, foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas a nove produtores do município, que participaram do Projeto, além de um Técnico Extensionista, um Supervisor Regional, um Coordenador Estadual e um Coordenador Nacional vinculados ao Projeto. A aprendizagem adquirida pelos discentes foi verificada através de questionário pré e pós-atividades em sala de aula e a campo, aplicados a 30 discentes da disciplina “Bovinocultura de Leite” do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMG. Os dados coletados foram tratados e analisados através da técnica de Triangulação de Dados. O estudo constatou que após a participação no Projeto Balde Cheio, os produtores conseguiram visualizar potencial de viabilidade da atividade leiteira em suas propriedades, incrementada pela maior quantidade de leite e rentabilidade conseguidos. Referente à investigação acadêmica, o aprendizado se mostrou como uma ferramenta essencial para a formação e para melhoramento das atividades produtivas que se relacionam com os estudos dos alunos, proporcionando-lhes oportunidade de aprimorar o conhecimento através da articulação desses com a prática.
Abstract: This research aimed to verify the viability of milk production in small farms of the city of São João Evangelista (MG), after the implementation of the Projeto Balde Cheio, implemented by Embrapa Pecuária Sudeste and to verify the contribution of learning acquired by students of Baccalaureate in Agronomy of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus São João Evangelista, after theoretical and practical classes on the Project, for better academic and professional qualification. To collect data on the viability of milk production on the farms, it was used the application of semi-structured interviews to nine producers of the municipality, who participated in the Project, as well as an Extension Technician, a Regional Supervisor, a State Coordinator and a National Coordinator linked to the project. The learning acquired by the students was verified through a questionnaire before and after classroom and field activities, applied to 30 students from the “Milk Cattle Culture” discipline of the IFMG Bachelor Degree in Agronomy. The collected data were treated and analyzed using the Data Triangulation technique. The study found that after participating in the Projeto Balde Cheio, the farmers were able to visualize the viability potential of the dairy activity on their properties, increased by the greater amount of milk and profitability achieved. Regarding academic research, learning has proved to be an essential tool for the formation and improvement of productive activities that relate to students' studies, providing them with the opportunity to improve their knowledge through their articulation with practice.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12684
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Márcio Agostinho de Souza.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.