Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12709
Tipo do documento: Dissertação
Title: Projeto político pedagógico para a escola indígena da Comunidade Araçá do Munícipio de Amajari-RR: impactos e desafios
Other Titles: Political pedagogical project for the indigenous school of the Araçá community of Amajari Municipality: impacts and challenges
Authors: Carvalho, Thays Cristine Soares de
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Segundo membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Terceiro membro da banca: Matos, Maristela Bortolon de
Keywords: Projeto político pedagógico;Educação escolar indígena;Construção coletiva;Pedagogical political project;Indigenous school education;Collective construction
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 7-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: CARVALHO, Thays Cristine Soares de. Projeto político pedagógico para a escola indígena da Comunidade Araçá do Munícipio de Amajari-RR: impactos e desafios. 2018.72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.
Abstract: Nesta dissertação, investigaram-se os possíveis desafios pedagógicos e administrativos da Escola Estadual Indígena Tuxaua Raimundo Tenente, da Comunidade Indígena Araçá, no Município do Amajari (RR). Optou-se por realizar uma pesquisa que, além de propiciar estudos e reflexões sobre as escolas indígenas e a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), possibilitasse uma ação no campo delimitado da pesquisa com o intuito de refletir sobre essa problemática, contribuindo, assim, para a elaboração de um documento legal e necessário que ainda não é realidade em grande parte das escolas indígenas brasileiras. O PPP faz parte do planejamento escolar. Ele orienta as práticas administrativas e docentes. Para construí-lo nesse contexto, é preciso, antes de tudo, refletir sobre a educação escolar indígena, cujo processo é marcado por especificidades e diversidades. Na pesquisa, foram envolvidos professores, estudantes, funcionários de apoio, moradores da comunidade e líderes indígenas. A metodologia adotada foi a da pesquisa-ação. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas. Elaboraram-se sete roteiros de entrevistas para serem aplicados aos sujeitos. Foram realizadas ainda oficinas e observações. Com o resultado alcançado, percebeu-se que, para se construir o Projeto Político Pedagógico numa escola indígena, num processo democrático, é preciso instaurar a organização do trabalho pedagógico de forma colaborativa, participativa e coletiva. Cabe afirmar que não é possível pensar e construir o Projeto Político Pedagógico para uma escola indígena, e não pensar em uma escola voltada para as reais necessidades e interesses da comunidade onde está inserida, dando resposta aos seus anseios
Abstract: In this dissertation, we investigated the possible pedagogical and administrative challenges for the indigenous school Tuxaua Raimundo Tenente, from the Araçá indigenous community, in the municipality of Amajari. It was decided to carry out a research that, in addition to providing studies and reflections on the indigenous schools and the construction of the Political Pedagogical Project, allowed an action in the field delimited of the research with the intention of reflecting on this problematic, thus contributing to the elaboration of a necessary legal document that is not the reality of so many schools that do not yet have the Pedagogical Political Project. Reflecting on indigenous school education is to consider an educational process with specificities and diversity. The Political Pedagogical Project is part of school planning, it guides administrative and teaching practices. The research was carried out in the municipality of Amajari in the Araçá indigenous community, Tuxaua Indigenous State School Raimundo Tenente. Teachers, students, employees, community dwellers and indigenous leaders were involved. To carry out the study, the methodology adopted was action research. the research was developed based on four stages. Seven interview scripts were prepared to be applied to the subjects. Workshops and observations were also carried out. With the result achieved, it was noticed that the Political Pedagogical Project, when being built within the democratic process in decision making, is concerned with establishing the organization of the pedagogical, collaborative, participative and collective work of the community's indigenous school. It is possible to postulate that it is not possible to think and construct the Political Pedagogical Project and not to think of a school focused on the real needs and interests of the indigenous communities, giving answers to the objectives aimed at the school
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12709
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Thays Cristine Soares de Carvalho.pdf2018 - Thays Cristine Soares de Carvalho3.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.