Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12724
Tipo do documento: Dissertação
Title: Projeto Pedagógico Fazend’Arte: uma experiência de arte educação na educação profissional agrícola
Other Titles: Fazend’Arte Pedagogical Project: an experience of arteducation in vocational agricultural education
Authors: Lisboa, Francisco Inaldo Lima
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro coorientador: Nogueira, Antônio Carlos
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Paula, Lucília Augusta Lino de
Terceiro membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Keywords: Educação Agrícola;Arte-educação;Interdisciplinaridade;Conhecimento;Agricultural Education;Art-Education;Interdisciplinary;Knowledge
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 8-Jun-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: LISBOA, Francisco Inaldo Lima. Projeto Pedagógico Fazend’Arte: uma experiência de arte educação na educação profissional agrícola. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009.
Abstract: Esta dissertação constitui um estudo que teve como problemática norteadora investigar a contribuição do Projeto Pedagógico Fazend’Arte na articulação teoria-prática, e na integração entre as diferentes disciplinas do cotidiano da Escola Agrotécnica Federal de São Luiz-MA, (atual IFMA Campus São Luís Maracanã), na perspectiva de uma maior conscientização dos estudantes sobre as questões estéticas e da atualidade, pois entendemos que a arte educação apresenta um rico potencial para contribuir com o processo de educação e, no caso em estudo, a educação profissional de uma escola agrotécnica e na formação dos técnicos que terão a enorme responsabilidade de lidar com a realidade do campo maranhense e todos os seus desafios, sem perder de vista ainda a preocupação com a formação humana do indivíduo. A pesquisa busca também compreender o relacionamento entre cotidiano escolar, os temas e conteúdos trabalhados e desenvolvidos no Projeto. Além disso, busca verificar qual a contribuição do Projeto Pedagógico Fazend’Arte para a concretização da missão escolar, naquilo que se refere à educação integral dos estudantes e da comunidade escolar. Ainda como questões de estudo, procura entender como essa contribuição se efetiva na perspectiva da educação estética no âmbito de uma escola profissionalizante e de que forma um projeto educativo-cultural propicia a interação teórico-prática e a efetivação da interdisciplinaridade. O trabalho foi realizando na perspectiva da pesquisa de bases qualitativas, por meio da metodologia da observação participante. Foram feitas entrevistas com alunos, ex-alunos e professores. O estudo comprovou a eficácia do projeto naquilo que ele se propõe e a possibilidade de ele ser realizado em outras instituições de ensino agrícola.
Abstract: This thesis approaches a study which investigates the contribution of Fazend’Arte Pedagogical Project by examining theory and practice and its integration among different subjects of the daily routine from Escola Agrotécnica Federal of São Luis – MA (nowadays recognized as IFMA São Luís Maracanã Campus), aiming a better awareness towards the students about aesthetic and actual questions because we understand that art education holds a rich potential and contributes for the educational process, and in the present case, it contributes for the professional education of an agrotechnical school and in the training of technicians who will have the huge responsibility of dealing with the reality of maranhense’s countryside and all its challenges, still worried about the individual’s human training. The research also aims to understand the relationship between school routine and the themes and issues developed and studied in the project. Besides, it aims to check Fazend’Arte Pedagogical Project’s real contribution to achieve the school’s mission when it comes to accomplish full education of the students and school community. As an educational issue, this research aims to understand how this contribution establishes itself as a way of an aesthetic education inside a professional school and in which way a cultural and educational project provides theorical and practical interation by bringing interdisciplinarity into effect. This work has been done under the basis of a qualitative research through participative observation methodology. Interviews have been done with students, former students and teachers. The study has proved its efficiency according to the project’s goals and its possible accomplishment in other rural schools.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12724
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Francisco Inaldo Lima Lisboa.pdfDocumento principal1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.