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dc.contributor.authorValente, Raimundo Nonato Mesquita
dc.date.accessioned2023-12-22T02:18:47Z-
dc.date.available2023-12-22T02:18:47Z-
dc.date.issued2019-06-28
dc.identifier.citationVALENTE, Raimundo Nonato Mesquita. Educação e interculturalidade em escolas de fronteira: o caso do município de Oiapoque, Amapá, Brasil. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12729-
dc.description.abstractA educação em cidades de fronteira tem características e situações peculiares. O objetivo geral do trabalho foi conhecer as particularidades do processo de ensino-aprendizagem e as relações culturais estabelecidas em escolas de Ensino Fundamental de fronteira, na dupla fronteira Brasil (Oiapoque-Amapá) e França (Saint-Georg na Guiana Francesa). Pretendemos, ademais, conhecer as características da fronteira Brasil (Oiapoque- Amapá), Guiana Francesa (Saint-Georges); identificar se os Projetos Político Pedagógicos das escolas em estudo consideram e de que formas a educação intercultural e, por último, investigar as particularidades interculturais de escolas da fronteira Oiapoque-Amapá e Saint-Georges-Guiana Francesa. Percebeu-se que as relações culturais são construídas através dos contatos entre vários grupos étnicos e por meio do entrelaçamento de suas respectivas cargas culturais. No caso do Município do Oiapoque várias etnias e grupos de índios, negros e europeus convivem e trocam informações e essas relações interculturais, se forem aproveitadas pelas escolas que integram o sistema de ensino do município de Oiapoque e na cidade de Saint-Georges, poderão ser mais um elemento a ser aproveitado para o fortalecimento dos processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com objetivo a levantar, de conhecer e estudar as relações interculturais nos ambientes das Escolas Estaduais localizadas no Município do Oiapoque e em uma escola no Município de Saint-Georges (França). Com a finalidade de revelar o objeto, optou-se pela utilização das seguintes estratégias metodológicas: aplicação de questionários e análise de documentos, como: Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectescolas de Ensino Fundamentalpor
dc.subjectfronteira Brasil - Guiana Francesapor
dc.subjectEducation interculturellefra
dc.subjectécoles primairesfra
dc.subjectFrontière Brésil-Guyanefra
dc.subjectIntercultural educationeng
dc.subjectelementary schoolseng
dc.subjectBrazil-French Guiana bordereng
dc.titleEducação e interculturalidade em escolas de fronteira: o caso do município de Oiapoque, Amapá, Brasilpor
dc.title.alternativeEducation et interculturalité dans les écoles frontalières: le cas d'Oiapoque, Amapá, Brésilfra
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherL’éducation dans les villes frontalières présente des caractéristiques et des situations particulières. L'objectif général du travail était de connaître les particularités du processus enseignement-apprentissage et des relations culturelles établies dans les écoles frontalières, à la double frontière brésilienne (Oiapoque-Amapá) et en France (Saint-Georg en Guyane française). De plus, nous avons l'intention de connaître les caractéristiques de la frontière brésilienne (Oiapoque-Amapá), de la Guyane française (Saint-Georges); identifier si les projets pédagogiques politiques des écoles étudiées traitent et de quelle manière l'éducation interculturelle et, enfin, étudier les particularités interculturelles des écoles de la frontière Oiapoque-Amapá et de la Guyane Saint-Georges-Français. On s’est rendu compte que les relations culturelles s’établissaient à travers les contacts entre divers groupes ethniques et l’entrelacement de leurs fardeaux culturels respectifs. Dans le cas de la municipalité d'Oiapoque, différentes ethnies et groupes d'Indiens, de Noirs et d'Européens coexistent et échangent des informations. Ces relations interculturelles peuvent être exploitées par les écoles qui intègrent le système éducatif de la municipalité d'Oiapoque et de la ville de Saint- Georges. un autre élément à utiliser pour renforcer les processus d’enseignementapprentissage. La recherche a été développée dans le but de sensibiliser aux relations interculturelles dans les écoles publiques de Oiapoque et dans une école de la municipalité de Saint-Georges (France). Dans le but de révéler l'objet, les stratégies méthodologiques suivantes ont été utilisées: questionnaires et analyse de documents, tels que: Projets politiques pédagogiques des écoles interrogées.fra
dc.description.abstractOtherEducation in border cities has peculiar characteristics and situations. The general objective of the work was to know the particularities of the teaching-learning process and the cultural relations established in frontier schools, on the Brazilian double border (Oiapoque-Amapá) and France (Saint-Georg in French Guiana). We also intend to know the characteristics of the Brazilian border (Oiapoque-Amapá), French Guiana (Saint-Georges); to identify if the Political Pedagogical Projects of the schools under study consider and in what ways the intercultural education and, finally, to investigate the intercultural particularities of schools of the border Oiapoque-Amapá and Saint-Georges-French Guiana. It has been realized that cultural relations are built through contacts between various ethnic groups and through the interweaving of their respective cultural burdens. In the case of the Municipality of Oiapoque, various ethnicities and groups of Indians, blacks and Europeans coexist and exchange information and these intercultural relations, if they are used by schools that integrate the education system of the municipality of Oiapoque and the city of Saint Georges, may be more an element to be used to strengthen the teaching-learning processes. The research was developed with the purpose of raising, knowing and studying intercultural relations in the environments of the State Schools located in the Municipality of Oiapoque and in a school in the Municipality of Saint-Georges (France). With the purpose of revealing the object, the following methodological strategies were used: questionnaires and document analysis, such as: Pedagogical Political Projects of the schools surveyed.eng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.advisor1IDCPF: 072.727.277-21por
dc.contributor.referee1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee3Santos, Roseli Bernardo Silva dos
dc.creator.IDCPF: 279.032.222-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5212590267182413por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALCOFORADO, F. O Sistema de Educação da França. Disponível em: https://www.academia.edu/15278368/O_SISTEMA_DE_EDUCA%C3%87%C3%83O_DA_FRAN%C3%87A>. Acesso em 17 maio 2017. AMAPÁ. Plano Decenal de Educação de 2015 a 2025. 2015. ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. COULON, A. Etnometodologia. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1995a. _______. Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Amapá. 2012. Dados sobre matrícula escolar. _______. Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Amapá. 2013. Dados sobre matrícula escolar. _______. Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Amapá. 2017. Dados sobre matrícula escolar. ASSOCIAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE. Plano de Vida dos Povos e Organizações Indígenas do Oiapoque: Eixos Temáticos, Diretrizes e Ações Estratégicas. 2009. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 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