Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12730
Tipo do documento: Dissertação
Title: Quem somos nós? Mulheres negras jovens estudantes da baixada fluminense: narrativas que constroem histórias e memórias
Other Titles: Who are we? Young black women students from Baixada Fluminense: narratives that build stories and memories
Authors: Fumero, Roberta Renoir Santos
Orientador(a): Costa, Adriana Alves Fernandes
Primeiro membro da banca: Costa, Adriana Alves Fernandes
Segundo membro da banca: Paiva, Fabrícia Vellasquez
Terceiro membro da banca: Evangelista, Francisco
Keywords: Mulheres Negras;Jovens estudantes;Baixada Fluminense;Ensino Técnico;Narrativas;Woman, Blacks;Technical Education;Narratives
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 16-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FUMERO, Roberta Renoir Santos. Quem somos nós? Mulheres negras jovens estudantes da baixada fluminense: narrativas que constroem histórias e memórias. 2021. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo principal conhecer as narrativas de constituição de identidades contadas por mulheres negras, jovens estudantes do Ensino Médio Técnico da FAETEC, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos aplicados foram: análise documental para identificação do perfil das estudantes; encontros virtuais com debates em torno do tema da pesquisa, tendo o portfólio reflexivo como instrumento de registro e de formação. Os critérios de seleção das participantes se configuraram através da indicação de professores e professoras que conheciam as potenciais participantes, bem como a disposição destas em participar das reuniões. Os dados foram abordados por intermédio do Paradigma Indiciário de Análise. Os resultados do estudo demonstraram que a construção identitária é processual, plural e singular. Também indicaram importante constituição cultural, construída pelo território e pela história do grupo social o qual as participantes da investigação estão inseridas.
Abstract: The present work had as main objective to know the narratives of constitution of identities told by black women, young students of Technical High School at FAETEC, in the city of Duque de Caxias, Rio de Janeiro. The methodological procedures applied were: document analysis to identify the students' profile; virtual meetings with debates around the research theme, with the reflective portfolio as a recording and training instrument. The selection criteria of the participants were configured as follows: through the indication of professors who knew the potential participants, as well as their willingness to participate in the meetings. The data were approached through the Analysis Evidence Paradigm. The results of the study demonstrate that the construction of identity is procedural, plural and singular. They also indicated an important cultural constitution, built by the territory and the history of the social group in which the research participants are inserted.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12730
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Roberta Renoir Santos Fumero.pdf3.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.