Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12741
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dc.contributor.authorRozado, Celio Lopes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:19:22Z-
dc.date.available2023-12-22T02:19:22Z-
dc.date.issued2020-09-18
dc.identifier.citationROZADO, Célio Lopes. Inserção da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal do Espirito Santo. 2020. 74 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12741-
dc.description.abstractA constituição de políticas públicas para a agricultura familiar já era discutida desde o início dos anos 1970-1980. Entretanto, até os primeiros anos da década de 1990, esse segmento ainda não era beneficiado por uma política pública a ele especificamente destinada, sobretudo respeitando suas características. Esses atores sociais somente passaram a ser beneficiários de programas, a partir da criação do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF). Desde então, vêm surgindo novos programas que incentivam a agricultura familiar. Dentre estes, merece destaque o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que une o fortalecimento da agricultura familiar e a oferta de alimentação saudável aos alunos. O compromisso social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Santa Teresa, via PNAE, estende-se não somente aos estudantes assistidos, mas também aos agricultores familiares locais. Assim, este trabalho teve como objetivo geral: sistematizar e avaliar a aplicação do PNAE no Espirito Santo e como objetivos específicos sistematizar e avaliar a aplicação do PNAE no IFES Campus Santa Teresa, sistematizar e avaliar a aplicação do PNAE no Município de Santa Teresa – ES e propor sugestões de melhorias aos agricultores familiares do IFES. Para tanto, foi realizada análise documental da legislação referente ao PNAE e entrevistas com os principais atores envolvidos no PNAE local. O IFES vem desenvolvendo o PNAE, no entanto, ainda se tem muito a fazer para alcançar a implementação completa em seus campi e avançar com o cumprimento das políticas públicas voltadas a alimentação escolar. Assim, propõe-se como melhorias na execução do programa, no âmbito do IFES campus Santa Teresa, algumas sugestões com o objetivo de adequar as deficiências sinalizadas pelos atores envolvidos no decorrer do processo. As recomendações foram descritas de acordo com os seguintes passos: gestão administrativa, gestão do PNAE e gestão dos fornecedores.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)por
dc.subjectFamily Farmingseng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectNational School Feeding Program (PNA)eng
dc.titleInserção da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal do Espirito Santopor
dc.title.alternativeInserting family farming in the National School Feeding Program (PNA) in the Federal Institute of Espírito Santoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe constitution of Public Policies for family farming has been discussed since the Brazilian military dictatorship in the years 1970-1980. However, until the early 1990s, this segment was still not benefiting from a public policy specifically aimed at it, especially respecting its characteristics. These social actors only became beneficiaries of programs, after the creation of the National Program of Farming Family (PRONAF). Since then, new programs have emerged that encourage family farming. Among these, the National School Feeding Program (PNAE) deserves to be highlighted, which unites the strengthening of family farming and the provision of healthy food to students. The social commitment of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (IFES), Campus Santa Teresa, via PNAE, extends not only to assisted students, but also to local family farmers. Thus, this work had as its general objective: systematize and evaluate the application of PNAE in Espirito Santo and as specific objectives systematize and evaluate the application of PNAE in the IFES Campus Santa Teresa, systematize and evaluate the application of PNAE in the municipality of Santa Teresa - ES and propose suggestions for improvements to family farmers in the IFES. To this end, a documentary analysis of the legislation regarding the PNAE was carried out and interviews with the main actors involved in the local PNAE. The IFES has been developing the PNAE, however, much remains to be done to get full implementation on its campuses and move forward with compliance with public policies aimed at school meals. Thus, it is proposed as improvements in the execution of the program, within the scope of the IFES campus Santa Teresa, some suggestions in order to adapt the deficiencies signaled by the actors involved during the process. The recommendations were described according to the following sections: administrative management, PNAE management and supplier management.eng
dc.contributor.advisor1Abboud, Antônio Carlos de Souza
dc.contributor.advisor1ID738.698.217-87por
dc.contributor.referee1Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.referee2Dias, Anelise
dc.contributor.referee3Fonseca, Maria Fernanda de Albuquerque Costa
dc.creator.ID088.451.137-52por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400965423277489por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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