Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFeitoza, Veronica Damasceno de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:19:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:19:37Z-
dc.date.issued2017-06-26
dc.identifier.citationFEITOZA, Veronica Damasceno de Souza. Letramentos críticos, ensino de língua inglesa e formação integral no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. 2017. [88 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12746-
dc.description.abstractOs projetos de Educação Profissional Técnica no Brasil sempre estiveram voltados para atender aos interesses do mercado econômico e destinados aos trabalhadores como uma formação compensatória para aqueles que não teriam acesso ao ensino superior, sem levar em conta suas necessidades enquanto sujeitos e cidadãos. O Decreto 5.154/04, enquanto legislação mais recente voltada para essa etapa da educação Básica, apesar de também sofrer influências de interesses econômicos, avança no sentido de permitir que a Educação Profissional Técnica seja ofertada na modalidade Integrada ao Ensino Médio sob a articulação dos eixos Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura (BRASIL, 2007). Dessa forma, objetiva-se que as práticas pedagógicas dos componentes curriculares para essa modalidade de ensino superem os conhecimentos puramente técnicos para uma prática com vistas à formação ampla dos sujeitos. As Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM –, na seção destinada às Línguas Estrangeiras sugerem que as práticas de ensino desse componente curricular sejam embasadas nas Teorias dos Letramentos Críticos com a finalidade de que tais práticas tornemse meios para o desenvolvimento de senso de cidadania, mente aberta, criativa e crítica (BRASIL, 2006), enfim, conhecimentos que equipem os sujeitos para lidarem com o contexto atual de mudanças constantes e sujeitos diversificados. Dessa forma, esta pesquisa buscou investigar de que modos, ao serem balizadas nas teorias dos Letramentos Críticos, as práticas docentes em aulas de língua inglesa – LI – do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio podem melhor contribuir para a formação integral dos alunos do IFPA – Campus Castanhal, como preconizam as legislações pertinentes. Os dados coletados provêm de observação participante e gravação de áudio das aulas de LI durante a execução de uma sequência didática elaborada por mim, enquanto professora pesquisadora, com base nesses princípios teóricos e utilizando textos multimodais autênticos. Os estudos teóricos e a investigação demonstraram que práticas pedagógicas direcionadas por princípios dos Letramentos Críticos podem contribuir com uma formação para além da instrumentação linguística e a preparação para o mercado de trabalho por estimularem os alunos a lerem a si mesmos e ao mundo criticamentepor
dc.description.sponsorshipIFPA - Campus Castanhalpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação integralpor
dc.subjectLetramentos Críticospor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectIntegral formationeng
dc.subjectCritical Literacieseng
dc.subjectEnglish Language Teachingeng
dc.titleLetramentos críticos, ensino de língua inglesa e formação integral no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médiopor
dc.title.alternativeCritical writing, teaching of English language and integral training in the technical course in agriculture integrated with the secondary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherTechnical Professional Education projects in Brazil have always been focused on meeting the interests of economic market and aimed at workers as a compensatory training for those who would not have access to higher education, without taking into account their needs as subjects and citizens. Decree 5,154 / 04, while more recent legislation aimed at this stage of Basic Education, despite also being influenced by economic interests, advances in the sense of allowing Technical Professional Education to be offered in the modality Integrated to High School under the articulation of the axes Work, Science, Technology and Culture (BRASIL, 2007). Thus, it is intended that the pedagogical practices of the curricular components for this modality of education surpass the purely technical knowledge for a practice with sights to the broad formation of the subjects. The Curriculum Guidelines for Higher Education (CGHE) in the section on Foreign Languages suggest that the teaching practices of this curricular component should be based on Critical Literacies Theories in order that such practices become the means for the development of a sense of citizenship, creative, critical and open mind (BRAZIL, 2006), in short, knowledge that equips subjects to deal with the current context of constant change and diverse subjects. In this way, this research has sought to investigate in what ways, when they are based on theories of Critical Literacies, the teaching practices in English Language classes - EL - of the Technical Course in Farming Integrated to High School can better contribute to the integral formation of the students of the IFPA – Castanhal Campus, as advocated by the pertinent legislation. The data collected comes from participant observation and audio recording of EL classes during the execution of a didactic sequence elaborated by me as a researcher teacher, based on these theoretical principles and using authentic multimodal texts. Theoretical studies and research have shown that pedagogical practices guided by Critical Literacies principles can contribute to an education beyond linguistic instrumentation and job market preparation by encouraging students to read themselves and the world criticallyeng
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Batista da
dc.contributor.advisor1ID01152247778por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384por
dc.contributor.referee1Gomes, Renata de Souza
dc.contributor.referee2Zacchi, Vanderlei José
dc.creator.ID03737181446por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7635914797884257por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, Miriam Fábia; OLIVEIRA, João F. de . Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. In: RBPAE, v. 30, n. 2, p. 351-376, mai./ago. 2014. BARRETO, Raquel Goulart. Discursos, tecnologias, educação. Rio de Janeiro: Eduerj, 2009. BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007. Beauty Pressure. (vídeo) – Disponível em: www.youtube.com/watch?v=Ei6JvK0W60I, acesso em 20 de setembro de 2016. BEZERRA, Daniella. de S. Ensino médio (des)integrado: história, fundamentos, políticas e planejamento curricular. Natal (RN): Editora IFRN, 2013. ______. Ensino de língua estrangeira e ensino médio (integrado): sob a mira(gem) da formação omnilateral e politécnica. In: Revista Horizontes de Linguística Aplicada, ano 13, n. 1, p. 131-158. 2014. BHABHA, Homi K. The location of culture. New York: Routledge, 2007. BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004. ______. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio – OCEM: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. ______. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Documento Base. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. ______. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 13/03/2016. ______. Síntese das Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Médio. Síntese elaborada pelo conselheiro José Fernandes de Lima. Parecer CNE/CEB n° 5/2011. Resolução CNE/CEB n° 2/2012. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2016-pdf/32621-cne-sintese-dasdiretrizes- curriculares-da-educacao-basica-pdf. Acesso em 23 de abril de 2016. ______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/abril.../15548-d-c-neducacao- basica-nova-pdf. Acesso em 16 de fevereiro de 2017. CERVETTI, Gina; PARDALES, Michael J.; DAMICO, James S. A tale of diferences: comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. 2001. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/91727607/2001-a-Tale-of- Differences-Critical-Reading-x-Critical-Literacy. Acesso em: 23/11/2016. CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005 CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e fragmentação. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. COPE, Bill & KALANTZIS, Mary (orgs.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2005. ______. Designs for social futures. In: COPE, Bill & KALANTZIS, Mary (orgs.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2005. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade – línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas, SP: Mercado de letras, 2007. DUBOC, Ana Paula. Letramento crítico nas brechas da sala de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, Nara H; MACIEL, Ruberval F. (orgs.) Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2015. EDWARDS, Richard; USHER, Robin. Globalisation & Pedagogy: space, place and identity. 2. ed. New York: Routledge, 2008. ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. FERRAZ, Daniel de Mello. Questões de letramento visual: as imagens e as aulas de inglês. In: TAKAKI, Nara H; MACIEL, Ruberval F. (orgs.) Letramentos em terra de Paulo Freire. 2.ed. Campinas, SP: Pontes, 2015. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1997. FRIGOTTO, Gaudêncio CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artmed, 1997. HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. 11 ed. 1. reimp – Rio de Janeiro: DP&A, 2011. How beauty ideals change around the world: Designers asked to create the perfect woman by Photoshopping the same photo... with VERY different results, 2015. Disponível em: http://www.dailymail.co.uk/femail/article-3198325/How-beauty-ideals-change-world- Designers-asked-create-perfect-woman-Photoshopping-photo-different-results.html, acesso em 21 de janeiro de 2016. IFA, Sérgio. Reflexões sobre formação de professores e novos letramentos no projeto de extensão Casas de Cultura no Campus da Universidade Federal de Alagoas. In: ZACCHI, Vanderlei J; STELLA, Paulo Rogério. (orgs.) Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014. JORDÃO, Clarissa; FOGAÇA, Francisco Carlos. Ensino de inglês, letramento crítico e cidadania: um triângulo de amor bem-sucedido. In: Revista Línguas e letras, v. 8, n. 14, p. 79-105. 2007. JORDÃO, Clarissa Menezes. O Ensino de Línguas Estrangeiras: de código a discurso. 2006. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:HGexdLfMHwIJ:https://docs.ufpr.b r/~marizalmeida/celem_06/o_ensino_de_lem.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 22/01/2016. ______. O que todos sabem... ou não: letramento crítico e questionamento conceitual. In: Revista CROP. N°12, 2007. Pp 21-46 ______. Abordagem Comunicativa, Pedagogia Crítica e Letramento Crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, Cláudia H; MACIEL, Ruberval F. (orgs.) Língua Estrangeira e Formação Cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas – SP: Pontes, 2013. ______. Birds of different feathers: algumas diferenças entre Letramento Crítico, Pedagogia Crítica e abordagem Comunicativa. In: TAKAKI, Nara H; MACIEL, Ruberval F. (orgs.) Letramentos em terra de Paulo Freire. 2.ed. Campinas, SP: Pontes, 2015. KRESS, Gunther. Multimodality. In: COPE, Bill & KALANTZIS, Mary (orgs.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2005. KUENZER, Acacia. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2009. KUMARAVADIVELU, B. Understanding language teaching: from method to postmethod. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006. LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele; CURRAN, Caitlin. Conceptualizing and Researching “New Literacies”. The Encyclopedia of Applied Linguistics, ed. Chapelle, C.A. Oxford, UK: Wiley-Blackwell, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/18716866/Conceptualizing_and_researching_new_literacies_2013 _. Acesso em 30/11/2015. LEAL, Leila. Educação profissional e ensino médio integrado no Brasil – um balanço das conquistas e reivindicações. In: Poli, jan./fev. 2011. pp. 4-8. LEMKE, Jay L. Metamedia Literacy: transforming meanings and media. In: REINKING, D. et al. (Eds.). Literacy and technology: Transformations in a post-typographic World. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1998. pp. 283-301. LIMA, Diógenes Cândido. (org.) Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. MATTOS, Andrea M. de A. Novos letramentos, globalização e ensino de inglês como língua estrangeira. In: ZACCHI, Vanderlei J; STELLA, Paulo Rogério. (orgs.) Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014. ______. Ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Escola Pública: Letramentos, Globalização e Cidadania. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética?. In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z. ; HALU, R. C. (Orgs.). Formação “Desformatada” – Práticas com professores de língua inglesa. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, Vol 15. Campinas: SP: Pontes Editores, 2011. pp. 279- 303. MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T.; MONTE MÓR, Walyria. Prefácio. In: ZACCHI, Vanderlei J; STELLA, Paulo Rogério. (orgs.) Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014. pp. 7-12. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. MONTE MÓR, Walyria. Prefácio. In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z. ; HALU, R. C. (Orgs.). Formação “Desformatada” – Práticas com professores de língua inglesa. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, Vol 15. Campinas: SP: Pontes Editores, 2011. pp. 11-16. PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: ___________(org) Institutos Federais: Uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília e SP: Ed. Moderna, 2011. pp.13-32. Photoshopping Real Women Into Cover Models. (vídeo) – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zRlpIkH3b5I, acesso em 21 de janeiro de 2016. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. 3.ed. São Paulo: Parábola, 2008. ______. O conceito de identidade em Linguística: é chegada a hora para uma reconsideração radical? In: SIGNORINI, Inês (org.). Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. São Paulo: Mercado de Letras, 2006. SILVA, Simone Batista da. Da técnica à crítica: os letramentos críticos na formação de professores de inglês. Porto Alegre: Editora da Oficina, 2012a. ______. As contribuições da teoria dos multiletramentos na formação do professor de língua inglesa do ensino básico: Reflexões iniciais. In: Revista X, v. 1, p. 61-75, 2012b. ______. Escola de massas no século XXI: as contribuições das teorias pós-críticas para o ensino formal em contexto brasileiro. In: MORAES, Marco Antonio; SILVA, Wanderley da (Orgs). Formação de professores: entre as novas tecnologias e a escola de massa. Seropédica, RJ: Edur, 2013. pp. 27-42. ______. Aulas de língua inglesa na contemporaneidade: Espaços para a (re)construção das identidades. In: Revista Polifonia. Cuiabá, MT, v. 21, n. 29, p. 215-233, jan-jul.,2014. ______. Leitura digital na graduação em letras: uma experiência no Rio de Janeiro. In: TAKAKI, Nara H; MACIEL, Ruberval F. (orgs.) Letramentos em terra de Paulo Freire. 2.ed. Campinas, SP: Pontes, 2015. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. ______. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. –1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2010. SILVA, Wanderley da; SILVA, Simone Batista. EJA, Diversidade e Criatividade: e experiência dos núcleos de diálogos interculturais. In: RIBEIRO, Ana de Almeida (Org.). Estudos e Práticas em EJA: ampliando olhares. Rio de Janeiro: Caetés, 2016. pp.135-146 SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009 TAGATA, William M. “It’s mine!” Aprendizagem situada e novos letramentos nas aulas de inglês. In: TAKAKI, Nara H; MACIEL, Ruberval F. (orgs.) Letramentos em terra de Paulo Freire. 2.ed. Campinas, SP: Pontes, 2015. TAVARES, Roseane R & STELLA, Paulo Rogério. Novos letramentos e a língua inglesa na era da globalização: desafios para a formação de professores. In: ZACCHI, Vanderlei J; STELLA, Paulo Rogério. (orgs.) Novos letramentos, formação de professores e ensino de língua inglesa. Maceió: EDUFAL, 2014. THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, Bill & KALANTZIS, Mary (orgs.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2005. Time-lapse shows model’s radical photoshop transformation. (vídeo) – Disponível em: http://www.dailymail.co.uk/femail/article-3198325/How-beauty-ideals-change-world- Designers-asked-create-perfect-woman-Photoshopping-photo-different-results.html, acesso em 21 de janeiro de 2016. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. ZACCHI, Vanderlei J. O conceito de crítica no ensino de língua inglesa. Anais Eletrônicos: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2012. Disponível em: https://alab.org.br/wp-content/uploads/2012/04/14_06.pdf. Acesso em: 21 de abril de 2017. ZACCHI, V. J.; STELLA, P. R. (Orgs.). Novos letramentos, formação de professores e ensino de Língua Inglesa. Maceió: Edufal, 2014.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8602/2017%20-%20Veronica%20Damasceno%20de%20Souza%20Feitoza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15328/2017%20-%20Veronica%20Damasceno%20de%20Souza%20Feitoza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21630/2017%20-%20Veronica%20Damasceno%20de%20Souza%20Feitoza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28014/2017%20-%20Veronica%20Damasceno%20de%20Souza%20Feitoza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34392/2017%20-%20Veronica%20Damasceno%20de%20Souza%20Feitoza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40780/2017%20-%20Veronica%20Damasceno%20de%20Souza%20Feitoza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47136/2017%20-%20Veronica%20Damasceno%20de%20Souza%20Feitoza.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53558/2017%20-%20Veronica%20Damasceno%20de%20Souza%20Feitoza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2449
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2018-09-19T12:36:35Z No. of bitstreams: 1 2017 - Veronica Damasceno de Souza Feitoza.pdf: 2782036 bytes, checksum: c536de687b019541962aed082056c5ad (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-19T12:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Veronica Damasceno de Souza Feitoza.pdf: 2782036 bytes, checksum: c536de687b019541962aed082056c5ad (MD5) Previous issue date: 2017-06-26eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Veronica Damasceno de Souza Feitoza.pdfDocumento principal2.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.