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dc.contributor.authorMorais, Alessandra Xavier de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:26Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:26Z-
dc.date.issued2011-03-29
dc.identifier.citationMORAIS, Alessandra Xavier de. Identidade psicossocial dos adolescentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Campus Vitória de Santo Antão) em regime de internato. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12762-
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada junto aos alunos internos do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. O trabalho teve seu embasamento em teóricos que discutem o regime de internato escolar, que nos permitiram compreender o internato numa perspectiva científica; e, numa perspectiva mais romântica, à luz da arte literária. Buscamos também elementos para uma compreensão do período da adolescência, já que os internos pertencem a essa faixa etária. Procuramos estudar e compreender a identidade psicossocial dos adolescentes submetidos ao regime de internato do Campus Vitória de Santo Antão, sendo esse nosso objeto de estudo. O ingresso do adolescente em um internato, principalmente quando este tem um perfil como os dos campi agrícolas, se reveste de especial peculiaridade. Oriundos de zona rural e filhos de agricultores, esses adolescentes vivenciam aspectos intensos em sua nova dinâmica de vida num internato, situação permeada por instabilidades. Usamos como estratégias de investigação a análise documental, entrevistas, fotografias, relatos baseados em observações a partir de nossa experiência profissional no estabelecimento bem como o grupo focal para fazer uma coleta de dados com os alunos internos. Examinamos os registros emergentes do grupo de alunos pesquisados, instrumento que nos permitiu estudar a dinâmica psicológica desses sujeitos, evidenciando sentimentos e emoções, além dos argumentos que expressam racionalidade. O tratamento dos dados se deu de acordo com a categorização das falas que emergiram no grupo focal, sendo tratados à luz da análise de conteúdo. A partir do material obtido, concluímos que, mesmo com todas as dificuldades em torno da mudança de vida e da separação familiar ocasionadas pelo ingresso no regime de internato, os alunos acreditam que o futuro promissor só pode ser alcançado através de uma formação técnica, possibilitando-os não só adquirirem um saber que possa ser aplicado em seu sistema de produção de base familiar, superando as condições adversas vividas por suas famílias, mas também como forma de terem acesso a um trabalho de melhor remuneração. Apresentamos ainda uma discussão das políticas educacionais brasileiras frente ao ensino agrícola e ao internato. Esperamos que este trabalho possa subsidiar diferentes profissionais de instituições de ensino que também adotam o internato como regime de permanência.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBoarding School. Agricultural Education. Adolescent. Psychosocial Identityeng
dc.subjectInternato Escolar. Educação Agrícola. Adolescente. Identidade Psicossocialpor
dc.titleIdentidade psicossocial dos adolescentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Campus Vitória de Santo Antão) em regime de internatopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study is the result of a survey among boarders of the Federal Institute of Pernambuco – Vitória de Santo Antão Campus. The work had its foundation on theorists that discuss the boarding school regime, who enabled us to understand the boarding school from a scientific perspective; and, in a more romantic perspective, in the light of literary art. We also looked for evidences to an understanding of the adolescent period, as the boarders belong to this age group. We sought to study and understand the psychosocial identity of adolescents undergone to the boarding school regime of the Vitória de Santo Antão Campus, and this is our object of study. The admission of an adolescent to boarding school, especially when it has an agricultural profile, is of particular peculiarity. Coming from rural areas and children of farmers, these adolescents experience intense aspects in their new dynamics of life in a boarding school, being bordered by instabilities. We used as strategies of research the documental analysis, interviews, photographs, reports based on observations from our professional experience in the establishment, as well as the focal group to collect data with the boarders. We examined the records from the group of students surveyed, an instrument that allowed us to study the psychological dynamics of these subjects, showing feelings and emotions, as well as the arguments that express rationality. The data treatment was done in accordance with the categorization of statements that have emerged in the focus group, being treated in the light of the content analysis. From the material obtained, we concluded that, despite all the difficulties concerning the change of life and the family separation caused by the admission to the boarding school regime, students believe that the promising future can only be achieved through technical education, allowing them not only to acquire a knowledge that can be used in their family based production system, overcoming the adverse conditions experienced by their families, but also as a way to have access to a better paying job. We also present a discussion of Brazilian educational policies regarding the agricultural education and the boarding school. We hope that this work can support various professionals of education institutions that also adopt the boarding school regime.por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.creator.ID1962814408por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2519733259648545por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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