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Tipo do documento: Dissertação
Title: Sustentabilidade e usos de plantas medicinais em uma visão integrada à educação indígena e à educação escolar indígena
Other Titles: Sustainability and uses of medicinal plants in an integrated view of indigenous education and indigenous school education
Authors: Oliveira, Keila Ferreira de
Orientador(a): Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Primeiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Segundo membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Terceiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Quarto membro da banca: Tostas, Rogério Gomes de Lima
Keywords: interdisciplinaridade;plantas medicinais;sustentabilidade;educação escolar indígena;interdisciplinarity;medicinal plants;sustainability;indigenous school education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 2-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: OLIVEIRA, Keila Ferreira de. Sustentabilidade e usos de plantas medicinais em uma visão integrada à educação indígena e à educação escolar indígena. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: Esta pesquisa relaciona a educação indígena, educação escolar indígena, sustentabilidade e o uso de plantas medicinais na Aldeia Paiter Linha 09, Cacoal – RO da etnia Paiter Suruí, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro, que ocupa área dos Estados de Rondônia e Mato Grosso. Tem como objetivo analisar a integração da sustentabilidade e do uso de plantas medicinais praticados na educação indígena e utilizados na educação escolar indígena Paiter, buscando identificar o uso de conhecimentos tradicionais e práticas de sustentabilidade na contextualização de conteúdos escolares de diferentes disciplinas, atuando de maneira interdisciplinar. A abordagem metodológica corresponde a um estudo de caso, utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada, visitas, diário de campo e captação de imagens e vídeos. Constatamos a possibilidade de utilizar a interdisciplinaridade como uma maneira de inter-relacionar as disciplinas, justapostas aos saberes e fazeres tradicionais da etnia Paiter Suruí, valorizando o etnoconhecimento e as práticas docentes.
Abstract: This research relates indigenous education, indigenous school education, sustainability and the use of medicinal plants in Paiter Village Line 09, Cacoal – RO of the Paiter Suruí ethnicgroup, located in the Sete de Setembro Indigenous Land, which occupies an area of the States of Rondônia and Mato Grosso. It aims to analyze the integration of sustainability and the use of medicinal plants practiced in indigenous education and used in paiter indigenous school education, seeking to identify the use of traditional knowledge and sustainability practices in the contextualization of school contents from different disciplines, acting in an interdisciplinary manner. The methodological approach corresponds to a case study, using as instruments the semi-structured interview, visits, field diary and capture of images and videos. We found the possibility of using interdisciplinarity as a way of interrelating disciplines, juxtaposed to traditional knowledge and practices of the Paiter Suruí ethnicgroup, valuing ethnoknowledge and teaching practices.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12765
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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