Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChristófori, João Batista
dc.date.accessioned2023-12-22T02:20:59Z-
dc.date.available2023-12-22T02:20:59Z-
dc.date.issued2020-10-16
dc.identifier.citationCHRISTÓFORI, João Batista. Uso racional da água em uma perspectiva interdisciplinar no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia, campus de Alegre - ES. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12772-
dc.description.abstractA água é um recurso limitado e precioso. Embora cerca de 3/4 da superfície da Terra seja ocupada pela água, deste total apenas 2,5% são de água doce, dos quais apenas 20% encontram-se imediatamente disponíveis para o homem. Além disto, a distribuição desigual da água pelas diferentes regiões do planeta faz com que haja escassez do recurso em vários países. Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos vêm sendo cada vez mais discutidas e destacadas neste século. As técnicas usuais de aproveitamento de água pluvial surgem como soluções sustentáveis, que contribuem para o uso racional da água. Este trabalho teve como objetivo analisar a sensibilização dos alunos do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia, Campus de Alegre - ES, em uma educação voltada aos conceitos naturais e ambientais. A metodologia pautou-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de observação, diálogo, análise de documentos e aplicação de questionário. Os dados foram analisados de forma qualitativa na triangulação das informações e observações “in loco”. O cálculo da quantidade de água a ser coletada em uma edificação, seja ela qual for, deve levar em consideração o volume de chuva anual na região desejada, a superfície de cobertura por onde a água será coletada, a quantidade de água a ser coletada e a demanda do local. A instalação pode ser feita segundo a solução alemã, que supre a demanda de uso interno e externo. O resultado apresentado pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem, refletiu diretamente nos resultados dos questionários, por meio do qual, foram avaliados positivamente em relação a sensibilização propostas no trabalho.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectuso racionalpor
dc.subjectPedagogia Interdisciplinarpor
dc.subjectWatereng
dc.subjectRational Useeng
dc.subjectInterdisciplinary Pedagogyeng
dc.titleUso racional da água em uma perspectiva interdisciplinar no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia, campus de Alegre - ESpor
dc.title.alternativeRational use of water in an interdisciplinary perspective at the Federal Institute of Science and Technology, campus of Alegre - ESeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWater is a limited and precious resource. Although about 3/4 of the Earth's surface is occupied by water, only 2.5% of this area is freshwater, of which only 20% is immediately available to man. In addition, the unequal distribution of water across the different regions of the planet causes resource scarcity in several countries. Considering that water is a limited and indispensable natural resource for life, questions about the conservation and preservation of water resources have been increasingly discussed and highlighted in this century. The usual techniques of rainwater harvesting appear as a sustainable solutions that contribute to the rational use of water, providing a certain conservation of these water resources for future generations. This work will analyze how a way of sensitizing students to Federal Institute of Science and Technology, Campus de Alegre – ES, an education focused on natural denvironmental concepts. The methodology is based on a qualitative approach, using the techniques of observation, dialogue, and document analysis and questionnaire application. The data will be nalyzed qualitatively in the triangulation of information and observations “in loco”. The calculation of the amount of water to be collected in a building, whatever it may be, must take into account the annual rainfall in the desired region, the coverage area through which the water will be collected, the amount of water to be collected and the local demand. The installation can be made according to the German solution, which supplies the demand for internal and external use. The result presented by students in the teaching-learning process, reflected directly in the results of the questionnaires, through which they were positively evaluated in relation to the sensitization proposed at work.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araujo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araujo
dc.contributor.referee2Carvalho, Igor Simoni Homem de
dc.contributor.referee3Fosse, Paulo José
dc.creator.ID826.743.297-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0093325333836400por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAB’ SABER, A .N. 1991. (Re) Conceituando Educação Ambiental. MAST- Museu de Astronomia e Ciências Afins/CNPq. ALVES, G. 1999. Trabalho e Mundialização do Capital. A nova Degradação do Trabalho na Era da Globalização. 2. ed. Londrina: Práxis. AQUASTOCK, 2005. Água da Chuva. Sistema de Reaproveitamento da Água da Chuva. Disponível em < http://www.engeplasonline.com.br/>: Acessado em: 18 de Ago. 2020. ARCHANJO, C, 2018. Aproveitamento de água pluvial: Como unir sustentabilidade e economia. Disponível em:< https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/energia-esustentabilidade/ aproveitamento-de-agua-da-chuva/>. Acesso em: 19 de Ago. de 2020. ASA – Articulação do Semiárido Brasileiro, 2020. Programa Um Milhão de Cisternas. Disponível em:< https://www.asabrasil.org.br/acoes/p1mc>. Acessado em: 18 de Ago. de 2020. BRANCO, M.S. 2009. AGUA Origem, uso e prevenção. POLÊMICA 19ª impressão. JPBC MON [19--22]. BARROS, F. G. N.; AMIN, M. M. Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. v. 4, n. 1. Taubaté, São Paulo: p 75-108, jan-abr/2007. p 75-108. BEZERRA, Benedito G. Leitura e produção de gêneros acadêmicos em cursos de especialização. In: XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO GELNE. Anais.Teresina: UFPI, 2010. p. 138-150. BLANCO, R. A. 2015. Água, ouro do terceiro milênio. Revista eletrônica. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015E/a%20crise%20hidrica.pdf . Acessado em 10 de set. de 2018. Carli, L. N., De Conto, S. M., Beal, L. L., & Pessin, N. (2013). Racionalização do uso da água em uma instituição de ensino superior – Estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul. GeAS – Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2(1), 143-165. CERQUEIRA, G. A. et al. A Crise Hídrica e suas Consequências. Brasília: Núcleo de Estudos e Pesquisas/CONLEG/Senado, abril/2015 (Boletim Legislativo nº 27, de 2015). Disponível em: www.senado.leg.br/estudos. Acessado em 16 em Abr. de 2020. CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (Cebds), 2019. Disponível em http://cebds.org/wpcontent/ uploads/2016/02/white_paper_ctagua_crise_hidrica_no_brasil.pdf. Acessado em 02 Jul. 2020. De Conto, S. M., Brustolin, I., Pessin, N., Schneider, V. E., & Beal, L. L. (2010). Gestão de resíduos na Universidade de Caxias do Sul: um processo de construção das atividades de ensino, pesquisa e de extensão com responsabilidade socioambiental. (p. 33-59). In: De Conto, S. M. Gestão de resíduos em universidades. Caxias do Sul: EDUCS Eckert, S., Corcini Neto, S. L. H., & Boff, D. S. Iniciativas e práticas ambientais das pequenas e médias empresas do Vale do Caí-RS. GeAS – Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 4(1), 108-123, 2015. ESTEVES, F. de A.; MENEZES, C. F. S. Papel da água e da Limnologia na sociedade moderna. In: ESTEVES, F. de A. (Coord.). Fundamentos de Limnologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. p. 63-72. ESTEVES, F. de A.; SILVA, C. P.; ALBERTONI, E. F. Ciclo da água na biosfera. In: ESTEVES, F. de A. (Coord.). Fundamentos de Limnologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. p. 73-81. PHILIPS, P.A, 2010. Purificação de água. Disponível em:< http://blog.mundomax.com.br/sobre-a-agua/perguntas-e-respostas-sobre-a-agua>. Acessado em: 05 de Ago. de 2020. GUIMARÃES, M. Educação ambiental: no consenso, um embate? Campinas: Papirus. 2000. GHISI, E. 2004. Potential for potable water savings by using rainwater in the residential sector of Brazil. Building and Environment, In Press. Disponível em: https: https://www.sciencedirect.com/science. Acessado em: 30 de Mar. de 2020. IFES Campus de Alegre, 2020. Disponível em: <https://alegre.ifes.edu.br/index.php/sobre-ocampus.> Acessado em:15 de Jul. 2020. JABUR, A. S.; VARGAS, N.; MILANI, C. (2010). Aproveitamento de Água Pluvial: Estudo de casos em Pato Branco/PR. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gerência de Obras) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. LOUREIRO, C.F.B., LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R. de S. 2002. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In:. (Orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez. p. 179-219. LEI Municipal de Curitiba nº 10485 de 18/09/2003. Programa de Conservação e Uso Raciona da Água nas Edificações. Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/Secretarias.aspx?svc=70>. Acessado em 09 de Jun. de 2020. Kuzemko, C.; Lockwood, M.; Mitchell, C.; Hoggett, R. 2016. Governing for sustainable energy system change: politics, contexts and contingency. Energy Research and Social Science, 12 (2016), pp. 96-105. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214629615301006?via%3Dihub>.Acessa do em: 08 de Jun. de 2020. LEI Estadual de São Paulo n° 12526 de 2/1/2007. Disponível em: http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/index.htm. Acessado em 09 de Jun. de 2020. LIMA, W. de P. 2007. Princípios de Hidrologia Florestal para o Manejo de Bacias Hidrográficas. Piracicaba: ESALQ/USP, 2009.242 p. LOUREIRO, C.F.B., LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R. S. (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. LUNA, M. 2007. Água: fonte de vida (e de lucro). Disponível em:< http://www.multirio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=969>. Acessado em: 02 Jul 2020. MARTINS, A. O planeta está sedento. Folha Universal. 16 nov. 2003. p.2A. MARTINS, T., 2015. Conceito de desenvolvimento sustentável e seu contexto histórico. Disponível em: http://jus2.uol.com.br. Acessado em 9 de Ago. de 2020. NETO, L. C., 2015. Gestão das águas no século XXI: Uma questão de sobrevivência. Disponível em http://www.fortec.edu.br/mkt/artigo3.pdf. Acesso em 10 de ago de 2020. PEIXE, C.R.S. 2012. Águas Pluviais para Usos Não Potáveis em Escolas Municipais: Estudo de Caso na Região da Baixada de Jacarepaguá – RJ. Tese de Dissertação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Tecnologia e Ciências – Faculdade de Engenharia ProNEA - Programa Nacional de Educação Ambiental, 2014. Disponível em www.mma.gov.br/.../educacao-ambiental/.../98-pronea.html?...programa-nacional-de- .educação. Acessado em 04 Jul. 2020 REBOUÇAS, A. da C. Água doce no mundo e no Brasil. In: REBOUÇAS, A. da C.; BRAGA, B.; TUNDISI, J. G. (Org.) Águas doces no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. 3. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2006. RECKZIEGEL, C. R., BENCKE, G. M., & TAUCHEN, J. A. (2010) Cisternas para o aproveitamento de água da chuva: uso não potável em escolas municipais de Horizontina. Disponível em: http://www.fahor.com.br/publicacoes/saep/2010_cisternas_escolas_horizontina.pdf. Acessado 28 de Ago. de 2020. REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. p.43-50. ROGERS, Dale. and TIBBEN-LEMBKE, Ronald. Going Backwards: Reverse Logistics Trends and Practices University of Nevada: Reno Center for Logistics Management, 1998. STOCK, James. Reverse Logistics Programs. Council of Logistics Management, Florida:University of South,1998. SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; MENDONÇA, P.; FERRARO Jr, L. A. F. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005. SOTERO, João Paulo; SORRENTINO, Marcos. A Educação Ambiental como Política Pública: Reflexões sobre seu Financiamento. Anais do V Encontro da ANPPAS. UFSC, Florianópolis: ANPPAS, 2010. SHIKLOMANOV, I.A. 1999. International Hydrological Programme – IHP – IV/UNESCO, 1998. In: Águas Doces no Brasil: Capital Ecológico, Uso e Conservação. Escrituras ed., Rebouças,A.C. et al., 1999, São Paulo, 717p.Shiklomanov (1999) e Tundisi (2008). TUGOZ, J; BERTOLINI, G.;BRANDALISE. Captação e Aproveitamento da Água das Chuvas: O Caminho para uma Escola Sustentável Anais SINGEP (Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade). Disponível em https://singep.org.br/4singep/resultado/303.pdf. Acessado em 08 de Jul. de 2020. TUNDISI, J. G; TUNDISI, T. M. A água como substrato. In: TUNDISI, J. G; TUNDISI, T. M. Limnologia. São Paulo: Oficina de textos, 2008. p. 35-46. UNESCO, 2015. É importante reunir diferentes partes interessadas, com suas múltiplas perspectivas, a fim de compartilhar resultados de pesquisa e articular princípios normativos para a orientação de políticas. The Faure report, the Delors report, and the political utopia of lifelong learning.European Journal of Education, v. 50, n. 1, p. 88-100 United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division, 2015. Disponível em:<https://population.un.org/wpp/publications/files/key_findings_wpp_2015.pdf>. Acessado em: 05 de Ago. de 2020.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71661/2020%20-%20Jo%c3%a3o%20Batista%20Christ%c3%b3fori.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6198
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-11T17:23:34Z No. of bitstreams: 1 2020 - João Batista Christófori.pdf: 1962342 bytes, checksum: 1dbfb71c05d5c3d4c8f10445fadd43a0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-11T17:23:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - João Batista Christófori.pdf: 1962342 bytes, checksum: 1dbfb71c05d5c3d4c8f10445fadd43a0 (MD5) Previous issue date: 2020-10-16eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - João Batista Christófori.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.