Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Rhennan Lazaro de Paulo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:22:50Z-
dc.date.available2023-12-22T02:22:50Z-
dc.date.issued2020-08-04
dc.identifier.citationLIMA, Rhennan Lazaro de Paulo. A satisfação dos egressos dos cursos técnicos do IF Goiano - Campus Avançado Ipameri em relação ao mercado de trabalho. 2020. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12805-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a satisfação dos egressos dos cursos técnicos nas modalidades integrados, concomitantes e subsequentes, do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, ao que concerne ao contexto do mercado de trabalho. Neste sentido, consideramos relevante investigar como a instituição contribuiu para o bem-estar subjetivo de seus egressos em relação à satisfação com a vida, com destaque para o domínio profissional. A discussão sobre Qualidade de Vida (QV) envolve o posicionamento dos indivíduos diante de diversos elementos da vida humana e é considerada a partir da percepção de fatores que contribuem com o bem-estar físico, mental e espiritual, pois esses fatores são importantes diante a configuração da vida em sociedade. Participaram desta pesquisa 54 egressos, de ambos os sexos, entre 18 e 50 anos de idade, residentes em Ipameri e cidades circunvizinhas, que estiveram presentes no Encontro de Egressos. Também foi realizado uma busca a campo para complemento da população total da pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário misto com 11 perguntas orientadas, que objetivaram explorar como o IF Goiano contribuiu com sua inserção no mercado de trabalho, para o exercício profissional, sua satisfação com o trabalho e a aplicação de ações empreendedoras. O questionário foi aplicado individualmente durante a realização do evento de “Encontro de Egressos”, momento em que puderam compartilhar suas experiências e planos acadêmicos e profissionais, além de reverem os amigos, professores e técnicos administrativos, além da busca a campo. Foram respeitados todos os princípios éticos de pesquisa com seres humanos, sendo assim os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As respostas do questionário foram categorizadas em frequências simples e percentuais seguindo os pressupostos de análise de conteúdo postulados em Bardin (2011). Nesta acepção, o IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, por meio desta pesquisa, mostrou que promove uma educação profissional de qualidade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSatisfação com a Vidapor
dc.subjectMercado de Trabalhopor
dc.subjectPsicologia Positivapor
dc.subjectSatisfaction with lifeeng
dc.subjectLabor Marketeng
dc.subjectPositive Psychologyeng
dc.titleA satisfação dos egressos dos cursos técnicos do IF Goiano - Campus Avançado Ipameri em relação ao mercado de trabalhopor
dc.title.alternativeThe satisfaction of graduates of technical courses of IF Goiano - Ipameri Advanced Campus in relation to the labor marketeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out with the objective of evaluating the satisfaction of the graduates of the integrated technical courses, concomitant and subsequent, of the IF Goiano - Campus Avançado Ipameri, regarding the context of the job market. In this sense, we consider it relevant to investigate how the institution contributed to the subjective well-being of its graduates in relation to satisfaction with life, with emphasis on the professional domain. The discussion on Quality of Life (QOL) involves the positioning of the various elements of human life and is considered from the perception of factors that contribute to physical, mental and spiritual well-being, as these factors are important in view of the configuration of life in society. 54 graduates of both sexes, between 18 and 50 years of age, living in Ipameri and surrounding cities, participated in this research, who were present at the Meeting of Graduates. A field search was also carried out to complement the total research population. The instrument used was a mixed questionnaire with 11 guided questions, which aimed to explore how the IF Goiano contributed with its insertion in the labor market, for the professional exercise, its satisfaction with the work and the application of entrepreneurial actions. The questionnaire was provided during the “Meeting of Graduates” event, when they could share their experiences and academic and professional plans, in addition to reviewing friends, teachers and administrative technicians, in addition to the field search. All ethical principles of research with human beings were respected, so the participants signed the Informed Consent Form. The questionnaire responses were categorized into simple frequencies and percentages following the assumptions of content analysis postulated in Bardin (2011). In this sense, IF Goiano - Campus Avançado Ipameri, through this research, disseminated that promotes quality professional education.eng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID486.971.927-48por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee3Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID028.147.041-336por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158738161745005por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Anelise Salazar; TRÓCCOLI, Bartholomeu Tôrres. Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 20 n. 2, p. 153-164, maio/Ago. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n2/a08v20n2.pdf. Acesso em 12 jun. 2018. ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de. A Psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 18, n. 4, p. 753-755, out/dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v18n4/17.pdf. Acesso em: 02 mar 2020. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, Presidência da Republica, 2008. BRASIL. Lei Nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Rio de Janeiro, fev. 1959. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L3552.htm Acesso em: 24 out. 2018. BRASIL. Lei Nº 4.073, de 30 de janeiro de 1942. Lei Orgânica do Ensino Industrial. Rio de Janeiro, jan. 1942. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937- 1946/Del4073.htm. Acesso em: 24 out. 2018. BRASIL. Decreto Nº. 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria as Escolas de Aprendizes Artífices. Rio de Janeiro, set. 1909. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909- 525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 22 out. 2018. BRASIL. Lei Nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da educação e Saúde Pública. Rio de Janeiro, jan. 1937. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059- publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 22 out. 2018. CAMBAÚVA, Lenita Gama; SILVA, Lucia Cecilia da; FERREIRA, Walterlice. Reflexões sobre o estudo da história da Psicologia. Estudos de Psicologia, Natal, v. 3, n. 2, p. 207-227, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v3n2/a03v03n2.pdf. Acesso em: 04 mar 2020. CAMPOS, Keli Cristina de Lara; VIEIRA, Vania Franciscon; CAMARGO, Ana Paula de; SCHEGUSCHEVSKI, Araci; TAVARES, Fabiana Torres; PIOVEZAN, Nayane Martoni; ALKSCHBIRS, Sany Robert. Empregabilidade e competências: uma análise de universitários sob a ótica de gestores de recursos humanos. Revista Psicologia, Organizações e Trabalho, v. 8, n. 2, p. 159-183, jul./dez., 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v8n2/v8n2a09.pdf. Acesso em: 09 dez 2019. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books, 1999. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. COTRIM, Vieira Gilberto. Direito do Trabalho: introdução ao Direito. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 1993. CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A Descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. DEMETRIO, Diego Wander. Você sabe o que é um Microempreendedor Individual – MEI? Blog: Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Santa Catarina), 2017. Disponível em: https://blog.sebrae-sc.com.br/voce-sabe-o-que-e-ummicroempreendedor- individual-mei/. Acesso em: 08 dez 2019. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Século XXI Escolar: Minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. GERCINO, Geraldo. Estatística Aplicada. Editora da UFG: Goiânia, 2002. GIACOMONI, Claudia Hofheinz. Bem-estar subjetivo: em busca da qualidade de vida. Temas em Psicologia da SBP, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 43–50, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v12n1/v12n1a05.pdf. Acesso em: 20 out 2018. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GONÇALVES, Fábio Nascimento; MIRANDA, Alessandro; NEVES, Alynne; SANTOS, Luzia Dayanne Costa dos; CONCEIÇÃO, Marcelo Guimarães da; BARREIRA, Marlene Conceição; CHAGAS, RAFAELA; MATTOS, Raphael Guilherme Cardoso. A importância da qualidade de vida no trabalho e sua influência nas relações humanas. In: Anuário de produções acadêmico-científicos dos discentes da Faculdade Araguaia, v. 2, p. 61-77, 2013. GONÇALVES, Sílvia Maria Melo. Mas, afinal, o que é felicidade? Ou, quão importantes são as relações interpessoais na concepção de felicidade entre adolescente. 222f. 2006. Tese. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006 HELOL, Diogo Henrique; ROCHA, Maíra. O discurso da empregabilidade: o que pensam a academia e o mundo empresarial. Cadernos Ebape, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, artigo 8, mar. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cebape/v9n1/v9n1a09.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019. IF GOIANO, Institucional. Saiba mais sobre o IF Goiano. 2015. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/historico.html. Acesso em: 18 out. 2018. IF GOIANO, Institucional. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática. IF Goiano, 2014. IF GOIANO, Institucional. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração. IF Goiano, 2014. IF GOIANO, Institucional. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Redes de Computadores. IF Goiano, 2015. IF GOIANO, Institucional. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio. IF Goiano, 2015. IF GOIANO, Institucional. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio. IF Goiano, 2014. IF GOIANO, Institucional. Regulamento da Política de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. IF Goiano. 2019. LLOBET, Montserrat Puig; ÁVILA, Nuria Rodríguez; FARRÀS, Jaume Farràs; CANUT, Maria Teresa Lluch. Qualidade de vida, felicidade e satisfação com a vida em anciãos com 75 anos ou mais, atendidos num programa de atenção domiciliária. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet], Maiojun, v. 19, n. 3, p. 1-8, maio/jun 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n3/pt_04.pdf. Acesso em: 08 jun. 2018. MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020. MENDES, Maria Socorro dos Santos. Qualidade de ensino na escola pública: desafios e (im)possibilidades. Psicologia: ensino e formação, Perdizes, v. 1, n. 2, p. 61-71, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v1n2/v1n2a06.pdf. Acesso em: 30 mar 2020. MURAD, Isabela. O mercado de trabalho na área de administração: analisando a formação e as demandas das organizações. Revista Foco, Vila Velha, v. 10, n. 2, p. 82-97, jan./jul. 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/186574197.pdf. Acesso em: 06 ago. 2019. OLIVEIRA, Sidinei Rocha de; PICCININI, Valmiria Carolina. Mercado de trabalho: múltiplos (des) entendimentos. Revista Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 45, n. 5, set./out. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v45n5/v45n5a12.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019. OLIVEIRA, Silvio Assunção de. Introdução à macroeconomia. In: Portal: administradores.com, 2010. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/introducao-a-macroeconomia. Acesso em: 09 dez. 2019. PALUDO, Simone dos Santos; KOLLER, Sílvia Helena. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 9-20, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a02.pdf. Acesso em: 07 jun. 2018. PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Goiano. 2019/2023. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/39_-_PDI_2019- 2023_-_revisado_18-03-2019.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020. PEREIRA, Érico Felden; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SANTOS, Anderlei. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 241-50, abr./jun. 2012. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n2/07.pdf. Acesso em: 18 jun. 2018 PONTES, Ana Valéria Vargas; KIRSCHNER, Ana Maria. O Fator Humano como fonte de Competitividade Organizacional. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, Belo Horizonte, n. 8, p. 1-22, Jan./Jun. 2010. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/Mzcx.pdf. Acesso em: 29 out. 2018. RESTON, Renata. O Modelo Perma. 2018. Disponível em: https://www.renatarestoncoach.com.br/post/o-modelo-perma. Acesso em: 02 mar. 2020. RODRIGUES, Danielle Monegalha. Os aspectos cognitivos da qualidade de vida: um estudo entre as variáveis do locus de controle e as do bem-estar subjetivo. 2007. 140 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. SANTOS, Luiz Augusto Ubirajara. O mercado de trabalho. Rev. latino-am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 5, n. 4 - p. 101-109, out. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v5n4/v5n4a14.pdf. Acesso em 11 jun. 2018. SAUAIA, Antonio Carlos Aidar; WADT, Murilo. Variáveis macro e microeconômicas em simuladores organizacionais: um estudo comparativo. SemeAd. set. 2010. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/13semead/resultado/trabalhosPDF/806.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020. SBCOACHING. Profissional Liberal ou Autônomo: Guia completo. 2018. Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/profissional-liberal/. Acesso em: 08 dez. 2019. SCORSOLINI-COMIN, F. Por uma Nova Compreensão do Conceito de Bem-estar: Martin Seligman e a Psicologia Positiva. Padéia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 433-435, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v22n53/15.pdf. Acesso em: 11 jun. 2018. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Educação Profissional. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=611. Acesso em: 11 jul. 2018. SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n.2, p. 580-588, mar./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v20n2/27.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020. SELIGMAN, Martin E. P. Felicidade Autêntica: usando a psicologia positiva para a realização permanente. Tradução de Neuza Capelo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. SILVEIRA, Pablo Magno da; BORGATTO, Adriano Ferreti; SILVA, Kelly Samara da; OLIVEIRA, Elusa Santina Antunes de; BARROS, Mauro Virgílio Gomes de; NAHAS, Markus Vinicius. Criação de uma escala de satisfação com a vida por meio da Teoria da Resposta ao Item. J Bras Psiquiatr, Rio de Janeiro, v. 64, n. 4, p. 272-278, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v64n4/0047-2085-jbpsiq-64-4-0272.pdf. Acesso em: 10 jun. 2018.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72112/2020%20-%20Rhennan%20Lazaro%20de%20Paulo%20Lima.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6310
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-06T16:08:34Z No. of bitstreams: 1 2020 - Rhennan Lazaro de Paulo Lima.Pdf: 1482440 bytes, checksum: a5bce61c0152e7fefa6361049263a969 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-06T16:08:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Rhennan Lazaro de Paulo Lima.Pdf: 1482440 bytes, checksum: a5bce61c0152e7fefa6361049263a969 (MD5) Previous issue date: 2020-08-04eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Rhennan Lazaro de Paulo Lima.Pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.