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dc.contributor.authorXavier, Josilene Vargas
dc.date.accessioned2023-12-22T02:23:41Z-
dc.date.available2023-12-22T02:23:41Z-
dc.date.issued2015-11-27
dc.identifier.citationXavier, Josilene Vargas. Estímulo a percepção de impactos ambientais no meio rural como prática pedagógica para estudantes do curso técnico em agropecuária. 2015. [65 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12820-
dc.description.abstractFoi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com estudantes do Instituto Federal Fluminense – campus Bom Jesus, com o intuito de estimular e avaliar a percepção ambiental. Foram propostos estímulos através de aulas dialógicas e práticas agrícolas sustentáveis, a partir de atividades pedagógicas elaboradas com a perspectiva socioambiental crítica. As análises corroboram que o método é favorável ao estímulo das percepções ambientais, bem como contribuem para o rompimento de uma educação ambiental fragmentada e conservadora. Isso permite maior emancipação do educando, contribuindo para sua posição crítica diante das dimensões natural, social e cultural local, frente aos conteúdos disciplinares curricularespor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSocial Educationeng
dc.subjectStimulus of Perceptioneng
dc.subjectEducação Social,,por
dc.subjectEstímulo da Percepçãopor
dc.subjectPráticas Sustentáveispor
dc.subjectSustainable Practicespor
dc.titleEstímulo a percepção de impactos ambientais no meio rural como prática pedagógica para estudantes do curso técnico em agropecuáriapor
dc.title.alternativeStimulus to the perception of environmental impacts on the rural area as pedagogical practicing to the technical farming students’ courseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis qualyquantitative research was carried with students from IFF (Fluminense Federal Institute) – campus Bom Jesus intending to stimulate and evaluate environmental perception. Incentives were proposed through dialogical classes and sustainable agricultural practices from pedagogical activities elaborated from a socio environmental critical perspective. The analyses support the idea that the method is favorable to the stimulus of environmental perceptions, as well it contributes to the rupture of a fragmented and conservative environmental education. It allows more emancipation for the pupil, contributing to his critical position in face of the natural, social and localcultural dimensions, before the disciplinary curricular subjectseng
dc.contributor.advisor1Zaú, André Scarambone
dc.contributor.advisor1ID78724872768por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9561885200662079por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lenício
dc.contributor.referee2Andrade, Daniel Fonseca de
dc.creator.ID7934986602por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2723243991308627por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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