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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12825
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Evasão no grupo discente do curso técnico em agropecuária do colégio Dom Agostinho Ikas - Codai/UFRPE |
Other Titles: | Evasion in the student group of the technical course in agriculture in college Dom Augustine Ikas - Codai / UFRPE |
Authors: | Silva Sobrinho, Josias Limeira da |
Orientador(a): | Berbara, Ricardo Luiz Louro |
Primeiro membro da banca: | Zatorre, Natália Pereira |
Segundo membro da banca: | Gárcia, Andrés Calderín |
Keywords: | Evasion;Evasão;Agropecuária;Consequências;Alunos;Agriculture;Consequences;Students |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Issue Date: | 16-Dec-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | Silva Sobrinho, Josias Limeira da. Evasão no grupo discente do curso técnico em agropecuária do colégio Dom Agostinho Ikas - Codai/UFRPE. 2015. [82 f.]. Tese( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Abstract: | A evasão como problemática do ensino brasileiro, vem se estendendo em todos os níveis educacionais, inclusive em cursos técnicos em Agropecuária. Os motivos são variados e consequentes. Mesmo que as configurações dos cursos das instituições de Ensino Técnico venham sofrer transformações consideráveis, em disposição principalmente da lei nº 11. 741 (2008). Nessa significação, verifica-se a importância de se conhecer as possíveis barreiras percorridas pelos alunos investidos nesse curso e suas desistências dos mesmos. Possibilitando novas investiduras no evitar dessas saídas com vista à busca à interação comunidade escolar e o estudante técnico, afirmando que cada membro, em suas funções, possui suas responsabilidades com esse alunado, suas perspectivas profissionais e até mesmo a contribuição da conjuntura de ações pedagógicas na resolução do problema evasão. Postulando-se na objetivação de verificar a evasão escolar como um dos grandes desafios posto ao Codai, em respeito ao acesso e permanência de alunos do curso de Técnico em Agropecuária, de forma que, para o alcance dessa objetivação debruçou-se em conhecimentos teóricos direcionados ao tema e dispostos em livros, artigos científicos, e pesquisa eletrônica, sobretudo, com apoio nos averbados em leis, decretos e resoluções que contemplam o perpassar da educação brasileira. Suporte teórico que foi a base para considerações gerais sob a ótica de uma pesquisa documental sobre casos de evasão ocorridos entre os 2010 e 2014, no curso técnico de agropecuária oferecido pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – Codai/ UFRPE. Situado no Município de são Lourenço da Mata – PE. Somado-se a uma pesquisa de campo envolvendo gestor, professores e ex-alunos (evadidos) dessa instituição de ensino. De forma que, os resultados obtidos venham contribuir com as pesquisas já existentes quanto à temática envolvida, mas também ser suporte de conhecimentos da vivência escolar e as barreiras enfrentadas como as causas da evasão, no sentido de levar certificações quanto o contexto escolar e os desafios de jovens em defrontarem-se em sua preparação profissional e fatores como: questão econômica; trabalhar e ajudar a família; falta de motivação; a não adequação ao curso; falta de conciliação entre trabalho e curso; expectativas do curso não alcançam o esperado, entre outros. Sobretudo, o reconhecimento de que a evasão trás prejuízos aos próprios alunos, a sociedade e aos cofres públicos |
Abstract: | The dropout problem as the Brazilian education has been extended to all levels of education, including technical courses in agronomy. The reasons are varied and consequential. Even if the settings of the courses of technical education institutions may suffer considerable changes, especially in provision of Law No. 11. 741 (2008). In this meaning, there is the importance of knowing the possible barriers traveled by students invested in this course and its dropouts them. Enabling new endowments in avoiding these outputs in order to search the interaction school community and technical student, stating that each member in their functions, have their responsibilities with this student body, their job prospects and even the contribution of the environment of pedagogical actions in Resolution of the problem avoidance. Postulating on the objectification of check truancy as a major challenge put to Codai in terms of access and permanence in Agricultural Technician course students, so that, to achieve this objectification leaned in targeted theoretical knowledge the topic and arranged in books, scientific articles, and electronic search, above all, support in the annotated in laws, decrees and resolutions that address the permeate of Brazilian education. Theoretical support that was the basis for general observations from the perspective of a documentary research on dropout cases occurring between 2010 and 2014, the technical agronomy course offered by the Agricultural College Dom Augustine Ikas - Codai / UFRPE. Located in the municipality of São Lourenço da Mata - PE. In addition to field research involving managers, teachers and alumni (escaped) this educational institution. So that the results may contribute to the existing research on the subject involved, but also be supportive knowledge of school life and the barriers faced as the causes of evasion, to take certifications as the school context and the challenges of young people are confronted in their professional preparation and factors such as economic issue; work and help the family; lack of motivation; the unsuitability for the course; lack of reconciliation between work and progress; Course expectations do not reach the expected, among others. Above all, the recognition that evasion back losses to the students, society and the public coffers |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12825 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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