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dc.contributor.authorSousa, Marta Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:25:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:25:53Z-
dc.date.issued2021-11-01
dc.identifier.citationSOUSA, Marta Silva. Saberes Agrícolas Indígenas e Formação Técnica: Concepção dos Discentes Indígenas. 2021. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12856-
dc.description.abstractA pesquisa abordou a correlação dos saberes agrícolas indígenas no processo formativo do curso de técnico em agropecuária no Instituto Federal de Roraima (IFRR)/Campus Amajari, considerando a concepção dos discentes indígenas. Dessa forma, o objetivo principal foi analisar, sob a perspectiva dos discentes, como os saberes agrícolas indígenas se correlacionam dentro do curso técnico em agropecuária. Para tanto, realizamos uma análise de conteúdo que permitiu identificar por categorias os dados coletados em roda de conversa com os discentes. O campus Amajari, como unidade do Instituto Federal de Roraima, tem em seu entorno uma expressiva diversidade cultural, pois atende estudantes oriundos de assentamentos rurais, estrangeiros e principalmente indígenas. Assim, o estudo que ora se apresenta se justifica pela busca do entendimento de como o saber prévio, sobre manejos agrícolas, se correlaciona com a formação escolar técnica. A educação escolar apresenta dificuldade em conceber o saber prévio que os discentes têm e essa dificuldade se mostra ainda mais manifesta com saberes tradicionais indígenas. Assim, entendemos que a Rede Federal, a base curricular, o IFRR, o Campus Amajari, a gestão, os docentes e os técnicos precisam avançar na aproximação com saber, os direitos e o respeito à cultura indígena.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaberes indígenaspor
dc.subjectFormação técnicapor
dc.subjectConcepções discentespor
dc.subjectIndigenous knowledgeeng
dc.subjectTechnical trainingpor
dc.titleSaberes Agrícolas Indígenas e Formação Técnica: Concepção dos Discentes Indígenaspor
dc.title.alternativeIndigenous Agricultural Knowledge and Technical Training: Conception of Indigenous Studentspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research addressed the correlation of indigenous agricultural knowledge in the formative process of the technical course in agriculture and ranching at the Federal Institute of Roraima (IFRR)/Amajari Campus, considering the conception of indigenous students. Thus, the main objective was to analyze, from the perspective of students, how indigenous agricultural knowledge correlates within the technical course in agriculture and ranching. To this end, we conducted a content analysis that allowed us to identify by categories the data collected in the conversation circle with the students. The Amajari campus, as a unit of the Federal Institute of Roraima, has in its surroundings an expressive cultural diversity, because it serves students from rural settlements, foreigners and especially indigenous people. Thus, the study presented here is justified by the search for an understanding of how prior knowledge about agricultural management correlates with technical schooling. School education has a hard time understanding the students' previous knowledge, and this difficulty is even more evident with traditional indigenous knowledge. Thus, we understand that the Federal Network, the curricular base, the IFRR, the Amajari Campus, the management, the teachers and the technicians need to advance in the approximation with indigenous knowledge, rights and respect for indigenous culture.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva Do
dc.contributor.referee1ID646.919.007-30por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee2Santos, Roseli Bernardo Silva dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4481929272240602por
dc.contributor.referee3Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831por
dc.creator.ID009.296.262-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7742788696254409por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
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