Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12859
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diagnose das práticas desportivas e da coordenação motora no ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Urutaí, Ipameri e Pires do Rio, circunvizinhas ao CEFET-Urutaí-GO
Other Titles: Diagnosis of the sport practices and of the motive coordination in the fundamental teaching of the public schools of the cities of Urutaí, Ipameri and Pires do Rio, adjacent to CEFET-Urutaí-GO
Authors: Viana Neto, Alcyr Alves
Orientador(a): Kindelán, Ornides Cintra
Primeiro coorientador: Lima, Max Wendell de Paula
Primeiro membro da banca: Kindelan, Ornides Cintra
Segundo membro da banca: Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Terceiro membro da banca: Montagnini, Magda ivonete
Quarto membro da banca: Medeiros, Mara
Keywords: Educação Física;inclusão;desenvolvimento;Physical Education;inclusion;development
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Mar-2005
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: VIANA NETO, Alcyr Alves. Diagnose das práticas desportivas e da coordenação motora no ensino fundamental das escolas públicas das cidades de Urutaí, Ipameri e Pires do Rio, circunvizinhas ao CEFET-Urutaí-GO. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2003 com 410 alunos (ambos os sexos) da 8ª série do ensino fundamental de 11 escolas públicas estaduais das cidades goianas de Urutaí, Pires do Rio e Ipameri, objetivando a avaliação da iniciação desportiva desenvolvido nas aulas de educação física, e 431 alunos (ambos os sexos) da 4ª série também do ensino fundamental das cidades citadas, objetivando a avaliação do nível de coordenação motora daque les educandos.A intenção de realizar essa pesquisa se deu, pela desmotivação pela atividade física, dificuldades motoras e dos fundamentos das modalidades (voleibol, handebol e basquetebol) que os educandos apresentavam ao ingressar no ensino médio do CEFET-Urutaí (Centro Federal de Educação Tecnológica de Urutaí-Go). Testes avaliativos dos fundamentos técnicos do voleibol, handebol e basquetebol foram aplicados nas 8ª séries, além de um questionários contendo questões relacionadas ao desporto escolar e, testes de avaliação motora (equilíbrio, lateralidade, motricidade global, noção de direção, coordenação visual-motora e formação de conceito) com as 4ª séries. Além de questionários para diretores e professores de Educação Física das instituições.Foram detectadas graves dificuldades psicomotoras, falhas na execução dos fundamentos técnicos inerentes às modalidades (basquetebol, voleibol e handebol). E também foi obtido resultado deficiente na avaliação da coordenação motora, principalmente no sexo feminino, o que foi confirmado pela aplicação do teste do Qui-quadrado, bem como, desmotivação do corpo discente pelos desportos e pela atividade física. Depreende-se, então, que o trabalho de coordenação motora e desenvolvimento das habilidades básicas, como saltar, correr, subir, arremessar e lançar objetos, quicar a bola etc nas primeiras séries do ensino fundamental, além de uma boa iniciação desportiva de forma inclusiva das modalidades pesquisadas estão deficientes, ou não estão sendo trabalhadas nas instituições públicas de ensino fundamental investigadas. O desenvolvimento da pesquisa se deu através do estudo, predominantemente quantitativo segundo a abordagem construtivista na construção de conhecimento que, evidentemente não dispensou a análise qualitativa.
Abstract: This work presents the results of a research accomplished in the second semester of 2003 with 410 students (both sexes) of the 8th grades of the fundamental teaching of 11 state public schools of the cities goianas of Urutaí, Pires do Rio and Ipameri, aiming the evaluation of the school sport developed in the physical education classes ,and 431 students (both sexes) of the 4th grades also of the fundamental teaching of the mentioned cities, aiming the evaluation of the level of motive coordination of that students. The intention of accomplishing that research happened, for the absence of motivation for the physical activity, motive difficulties and of the foundations of the modalities (volleyball, handball and basketball) that the students presented when entering in High School of CEFET-Urutaí ( Center Federal of Technological Education of Urutaí-GO). Tests evaluations of the technical foundations of the volleyball, handball and basketball were applied in 8th grades, besides a questionnaire containing subjects related to the school sport and, tests of motive evaluation (balance, lateral, global moving, direction notion, visual-motive coordination and concept formation) with the 4th grades. Besides questionnaires for directors and teachers of physical education of the institutions. Serious difficulties psicomotoras were detected, flaws in the execution of the inherent technical foundations to the modalities (basketball, volleyball and handball). And it was also obtained deficient result in the evaluation of the motive coordination, mainly in the feminine sex, what was confirmed by the application of the test of the Qui-square, as well as, the students’ absence of motivation for the sports and for the physical activity. It is inferred, then, that the work of motive coordination and development of the basic abilities, how to jump, to run, to arise, to fling and to throw objects, to bounce the ball etc, in the first grades of the fundamental teaching, besides a good sport initiation in inclusive way of the researched modalities are deficient, or they are not being worked in the public institutions of fundamental teaching investigated. The development of the research happened through the study, predominantly quantitative according to the approach construtivista in the construction of knowledge that, evidently didn't spare the qualitative analysis.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12859
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005 - Alcyr Alves Viana Neto.pdf710.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.