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dc.contributor.authorCorrêa, Luana Cirino Bretas
dc.date.accessioned2023-12-22T02:26:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:26:14Z-
dc.date.issued2021-06-23
dc.identifier.citationCORRÊA, Luana Cirino Bretas. A disciplina docência do ensino superior: impactos na prática pedagógica do professor universitário na UFRRJ. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12862-
dc.description.abstractNosso problema de pesquisa consiste em identificar as possíveis contribuições da disciplina Docência do Ensino Superior (IE-1333), oferecida pelo Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para a formação pedagógica de docentes no Ensino Superior. Vale ressaltar que essa é a única disciplina que oferece formação pedagógica para o exercício do magistério no âmbito dos cursos de pós-graduação da UFRRJ. Os sujeitos da pesquisa são os docentes que atuam na disciplina e os egressos. Essa questão da docência no Ensino Superior vem sendo discutida por vários autores, como ALMEIDA (2012), CUNHA (2006), FREIRE (1967; 1983; 1986; 1987; 1996; 2001), MASETTO (2015), NÓVOA (1991), PERRENOUD (2002,) PIMENTA E ANASTASIOU (2014), SOARES (2002), VASCONCELOS (2008), SEVERINO (2007), TARDIFF (2000), e SCHÖN (1983), entre outros, que trazem questões tais como: Quem forma ou como se formam os professores do Ensino Superior? O que é ser professor universitário? Quais práticas e formações são necessárias para essa carreira docente? Estabelecemos dois objetivos gerais, a saber: compreender como ocorre o processo de aprendizado da docência universitária; identificar os fatores presentes na disciplina Docência do Ensino Superior, capazes de contribuir para a formação profissional do professor de Ensino Superior. A pesquisa foi implementada através de entrevistas narrativas, questionário online e análise documental, em fontes que retratam a história da Docência do Ensino Superior, no país e na nossa realidade, na UFRRJ. Observamos que a disciplina tem contribuído para desenvolvimento da aprendizagem dos discentes da Pós-graduação que desejam se aprofundar nas questões relacionadas à docência universitária. Os resultados da pesquisa demonstraram que a disciplina Docência do Ensino Superior se constitui em instrumento relevante para formação de identidade docente, e formação do docente do ensino superior para atuar, de forma crítica e reflexiva, em pesquisa, ensino e extensão.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectIdentidade Docentepor
dc.subjectFormação Pedagógicapor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectFaculty Identityeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleA disciplina Docência do Ensino Ssuperior: impactos na prática pedagógica do professor universitário na UFRRJpor
dc.title.alternativeThe teaching subject of higher education: impacts on the pedagogical practice of the university professor at UFRRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOur research problem is to identify the possible contributions of the Teaching of Higher Education discipline (IE-1333), offered by the Education Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), for the pedagogical training of teachers in Higher Education. It is noteworthy that this is the only discipline that offers pedagogical training for teaching practice in the scope of postgraduate courses at UFRRJ. The research subjects are the professors who work in the discipline and the graduates. This issue of teaching in Higher Education has been discussed by several authors, such as ALMEIDA (2012), CUNHA (2006), FREIRE (1967; 1983; 1986; 1987; 1996; 2001), MASETTO (2015), NÓVOA (1991), PERRENOUD (2002,) PIMENTA AND ANASTASIOU (2014), SOARES (2002), VASCONCELOS (2008), SEVERINO (2007), TARDIFF (2000), and SCHÖN (1983),among others, which raise questions such as: Who trains or how are Higher Education teachers trained? What is it to be a university professor? What practices and training are necessary for this teaching career? We established two general objectives, namely: to understand how the learning process of university teaching takes place; identify the factors present in the Teaching of Higher Education discipline, capable of contributing to the professional training of Higher Education teachers. The research was implemented through narrative interview, online questionnaire and documental analysis, in sources that portray the history of Higher Education Teaching, in the country and in our reality, at UFRRJ. We observe that the discipline has contributed to the development of learning for graduate students who wish to go deeper into issues related to university teaching. The research results showed that the Teaching of Higher Education discipline constitutes a relevant instrument for the formation of a teaching identity, and for the formation of higher education teachers to act, in a critical and reflexive way, in research, teaching and extension.eng
dc.contributor.advisor1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.advisor1ID019.873.711-43por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057por
dc.contributor.referee1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.referee2Sartório, Lúcia Aparecida Valadares
dc.contributor.referee3Santos, Aline de Souza dos\
dc.creator.ID103.800.497-75por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0975-010Xpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9250439539701069por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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