Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12868
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os novos desafios da educação profissional e tecnólogica na Bahia com a implantação do IF Baiano
Other Titles: The new challenges of professional education and technology in Bahia with the implementation of IF Baiano
Authors: Silva, Márcio Luis Bastos da
Orientador(a): Otranto, Celia Regina
Primeiro membro da banca: Quaresma, Maísa dos Reis
Segundo membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Keywords: Educação Profissional e Tecnológica;Reformas Educacionais;Institutos Federais;Vocational and Technological Education;Educational Reforms;Federal Institutes
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Márcio Luis Bastos da. Os novos desafios da educação profissional e Tecnológica na Bahia com a implantação do IF Baiano. 2011. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Abstract: Este trabalho buscou investigar as percepções de servidores ativos e efetivos bem como dos gestores integrantes das antigas Escolas Agrotécnicas Federais da Bahia em relação à reorganização da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e ao processo de implantação da nova institucionalidade criada pela Lei 11.892/2008 – os Institutos Federais. Procurou, também, identificar os maiores desafios a serem enfrentados pelo Instituto Federal Baiano para implementação de uma educação profissional e tecnológica de qualidade. Fez um resgate histórico das políticas públicas voltadas para a educação profissional no Brasil a partir da década de 1990 até o período de realização desta pesquisa, visando dar sustentação teórica ao trabalho, sem a preocupação de uma discussão exaustiva sobre essas políticas, apresentando algumas reformas e/ou ações governamentais implementadas para essa modalidade de ensino nesse mesmo período. A pesquisa se deu com uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de pesquisa o questionário, que foi aplicado a um grupo amostral de aproximadamente 1/3 do corpo de servidores das quatro antigas Escolas Agrotécnicas Federais da Bahia bem como aos seus diretores gerais. Foi feita uma caracterização do novo modelo institucional, criado a partir da transformação dessas unidades em Instituto Federal e discutidos aspectos relacionados às inquietações que permearam os debates antes e após a criação dos Institutos. Por fim, após a sistematização das respostas obtidas do universo pesquisado, foram apresentados, na visão dos grupos amostrais, os maiores desafios a serem enfrentados pelo IF Baiano para consolidação da nova estrutura organizacional.
Abstract: This study aimed to investigate the perceptions of active and effective managers and members of the old Agrotechnical Schools Federal da Bahia in relation to the reorganization of federal vocational education, science and technology and the process of implementation of the new institutions created by Law11.892/2008 - the Federal Institutes. Sought, also, identify the major challenges to be faced by the Federal Institute Baiano for implementing a professional and technological education quality. He made a historical review of public policies for professional education in Brazil from the 1990s to the period of this research, in order to give theoretical support to the work, without the worry of a discussion about these policies, introducing some reforms and/or governmental actions implemented for this type of education in the same period. The research took a qualitative approach, being used as a research tool in the questionnaire, that was applied to a sample group composed approximately 1/3 the body of the four old servers Agrotechnical Schools Federal da Bahia as well as their CEOs. It was made a characterization of the new institutional model, created from the transformation of these units at the Federal Institute and discussed aspects related to the concerns that permeated the discussions before and after the creation of institutes. Ultimately, after the systematization of the responses of the group studied, were presented, in view of the sample groups, the greatest challenges to be faced by IF Baiano for consolidation of the new organizational structure.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12868
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Márcio Luis Bastos da Silva.pdf2011 - Márcio Luis Bastos da Silva.1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.