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Tipo do documento: Dissertação
Title: Narrativas de experiências de ex-estagiárias e exestagiários do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG - campus São João Evangelista
Other Titles: Narratives of experiences of former trainees of the Mathematics undergraduate course of the IFMG - campus São João Evangelista
Authors: Pereira, Ioná Braga de Castro
Orientador(a): Costa, Adriana Alves Fernandes
Primeiro coorientador: Ferreira, Luciana Haddad
Primeiro membro da banca: Costa, Adriana Alves Fernandes
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Terceiro membro da banca: Bragança, Inês Ferreira de Souza
Quarto membro da banca: Ferreira, Luciana Haddad
Keywords: Narrativa pedagógica;Experiência;Estágio não obrigatório;Licenciatura em Matemática;Formação de professores;Pedagogical narrative;Exerience;Non-mandatory internship;Degree in Mathematics;Teacher formation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: PEREIRA, Ioná Braga de Castro. Narrativas de experiências de ex-estagiárias e ex-estagiários do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG – campus São João Evangelista. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: O presente trabalho é um estudo sobre as experiências vivenciadas por estudantes, enquanto estagiárias e estagiários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. A pesquisa envolveu quatro ex-estagiárias e um ex-estagiário que realizaram o respectivo estágio não obrigatório na instituição no período compreendido entre 2016 a 2020 com a devida aceitação para participação nesta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa narrativa, de base empírica e caráter qualitativo. Essa investigação tem como objetivo principal compreender, por meio da análise das narrativas das experiências desses ex-estudantes, como o estágio não obrigatório, realizado nos diversos setores da instituição, constituiu o processo formativo das e dos participantes, seja em suas vidas profissionais, ou em suas vidas pessoais. O percurso metodológico ocorreu tendo como instrumento de produção de dados as rodas de conversas realizadas com ex-estagiárias e ex-estagiários que foram selecionados a partir dos arquivos do setor de Gestão de Pessoas da instituição. As rodas de conversas aconteceram de forma virtual registradas em áudio e vídeo, através da plataforma Microsoft Teams e posteriormente foram transcritas, compondo o Apêndice I deste trabalho. A primeira conversa contou com a participação de três ex-estagiárias e um ex-estagiário. Já o segundo encontro contou com a participação de quatro ex-estagiárias e um ex-estagiário. Os dados produzidos foram analisados à luz do paradigma indiciário. Ao final da pesquisa, objetiva-se a compreensão da experiência do estágio obrigatório pode contribuir para a formação pessoal do aluno estagiário, contribuindo igualmente para sua formação profissional enquanto docente, ainda que a prática desse ato educativo não tenha se dado especificamente dentro do ambiente da sala de aula. A partir desta pesquisa e da análise dos dados obtidos, almeja-se fomentar a discussão acerca do estágio não obrigatório, possibilitando analisar o impacto positivo que a ampliação dessa prática educativa pode ter no ambiente escolar, na vida do estudante e em sua formação enquanto professor.
Abstract: The present work is a study of the experiences lived by students as interns at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - São João Evangelista Campus. The research involved four female and one male former interns who performed their respective non-mandatory internship at the institution in the period from 2016 to 2020 with due acceptance to participate in this research. This is a narrative, empirical-based, qualitative research. The main objective of this research is to understand, through the analysis of the narratives of the experiences of these former students, how the non-mandatory internship, carried out in various sectors of the institution, constituted the formative process of the participants, whether in their professional lives or in their personal lives. The methodological process was based on a series of conversations with former interns who were selected from the files of the institution's Personnel Management sector. The conversations took place virtually, with audio and video recording using the Microsoft Teams platform, and were later transcribed and included in Appendix I of this study. The first conversation had the participation of three female former trainees and one male former trainee. The second meeting was attended by four female former interns and one male former intern. The data produced was analyzed in the light of the indic paradigm. At the end of the research, the goal is to understand how the mandatory internship experience can contribute to the personal development of the student intern, contributing equally to his/her professional development as a teacher, even if the practice of this educational act did not take place specifically in the classroom environment. Based on this research and on the analysis of the data obtained, the aim is to encourage discussion about non-mandatory internship, making it possible to analyze the positive impact that the expansion of this educational practice may have on the school environment, on the student's life, and on their training as teachers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12877
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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