Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12900
Tipo do documento: Dissertação
Title: O perfil dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: The profile of the graduates of the Graduate Program in Agricultural Education of the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Authors: Sampaio, Marize Setubal
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Terceiro membro da banca: Santos, Gabriel de Araújo
Quarto membro da banca: Quaresma, Maisa dos Reis
Keywords: Evaluation of graduates;Postgraduate evaluation;Agricultural Education;Avaliação de Egressos;Avaliação da pós-graduação;Educação Agrícola
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 1-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SAMPAIO, Marize Setubal. O perfil dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Abstract: A pesquisa estudou o Perfil dos Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e sua atuação profissional. O estudo foi de caráter descritivo-exploratório, quantitativo e qualitativo, realizado com uma população de 170 mestres titulados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre os anos de 2005 - 2012, cujo cadastro encontrava-se atualizado. O objetivo geral do trabalho foi analisar o perfil dos egressos formados pelo Programa na Área de Educação e Gestão, situando a sua atuação profissional após a conclusão do curso. A primeira fase do trabalho constituiu-se de estudo documental, através de levantamento de dados na secretaria do PPGEA, daqueles que compunham o universo da pesquisa, com ênfase na ficha de inscrição e seus respectivos curriculum lattes. Na segunda fase foi construído e aplicado um questionário, com o retorno de 51 sujeitos, que fizeram parte da amostra do estudo. O perfil dos respondentes foi definido com base em um conjunto de indicadores descritos da amostra pesquisada e elemento de avaliação. Em linhas gerais, constatou-se que o PPGEA vem alcançando seus objetivos no que concerne ao crescimento intelectual e pessoal dos sujeitos pesquisados, com aprimoramento técnico científico, satisfação pessoal e ascensão profissional, apontado por 98% dos informantes. Destaca-se que apenas 2% dos 51 respondentes, declararam não ter suas expectativas alcançadas. Com relação à atuação profissional, verificou-se que a maioria após a conclusão do mestrado permaneceu na atividade docente. Com respeito às características do programa que contribuem para o alcance satisfatório dos seus objetivos, destaca-se a metodologia utilizada na formação dos mestres. A relevância do trabalho à importância da formação continuada na vida dos egressos e a percepção dos mestres quanto à sistemática do Programa.
Abstract: The research studied the Profile of the Graduates of the Graduate Program in Agricultural Education and their professional performance. The study was descriptive-exploratory, quantitative and qualitative, carried out with a population of 170 masters graduated by the Graduate Program in Agricultural Education (PPGEA), Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), between the years of 2005 - 2012, whose register was up to date. The general objective of the study was to analyze the profile of the graduates graduated by the Program in the Education and Management Area, situating their professional activity after the conclusion of the course. The first stage of the study consisted of a documentary study, through data collection in the PPGEA secretariat, of those who made up the research universe, with emphasis on the registration form and their respective curriculum lattes. In the second phase, a questionnaire was constructed and applied, with the return of 51 subjects, who were part of the study sample. The respondents' profile was defined based on a set of indicators described from the sample surveyed and the evaluation element. In general terms, it was found that the PPGEA has achieved its objectives regarding the intellectual and personal growth of the subjects surveyed, with scientific technical improvement, personal satisfaction and professional growth, as pointed out by 98% of respondents. It is noteworthy that only 2% of the 51 respondents stated that their expectations had not been met. Regarding the professional performance, it was verified that the majority after the conclusion of the master's degree remained in the teaching activity. With respect to the characteristics of the program that contribute to the satisfactory achievement of its objectives, it is highlighted the methodology used in the training of the masters. The relevance of the work to the importance of continuing education in the life of the graduates and the teachers' perception of the program's systematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12900
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Marize Setubal Sampaio.pdfDocumento principal1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.