Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Luiz Antônio Tavares de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:28:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:28:38Z-
dc.date.issued2016-06-29
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luiz Antônio Tavares de. A contextualização do ensino de química no curso técnico em agropecuária utilizando a adubação do guaranazeiro (Paulínia cupana var. sorbilis) como tema integrador. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12901-
dc.description.abstractO ensino médio de química, na maioria das escolas tem por tradição a memorização e a transmissão de conteúdos fragmentados e de forma isolada. No ensino Técnico isso é menos válido, pois se faz necessário uma conexão maior entre os conteúdos da Base Nacional com as disciplinas de natureza técnica. Na ausência desse enfoque, o futuro técnico fica com o conhecimento compartimentado, o que não colabora para a sua aprendizagem integral. Assim, o objetivo geral foi o de se desenvolver uma estratégia de ensino de química inovadora, para que a aprendizagem melhore e que o estudante desenvolva de forma mais íntegra as suas habilidades e competências técnicas. Assim, elegeu-se o fruto símbolo da cidade de Maués, o guaraná, como figura integradora do ensino de química no primeiro ano do ensino médio. O objetivo específico foi verificar se o tema ‘adubos e adubação do guaranazeiro’ nas aulas de química, associada a projetos de pesquisa, revela potencialidades para se desenvolver conceitos químicos significativos e verificar se a nova metodologia repercute na evolução das notas finais e aprovações da disciplina. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, campus Maués em 2015, com trinta e três alunos do Curso Técnico em Agropecuária do 1º ano. Organizou-se um ementário de química por meio de um mapa conceitual partindo da cultura do guaraná, destacando-se os fatores que interferem no crescimento das plantas, os tipos de adubos usados na cultura de acordo com os macro e micronutrientes essenciais. Aplicou-se no início um questionário diagnóstico e após ministradas as aulas com esse novo ementário, coletaram-se dados por meio da aplicação de questionário final, para verificar se os conceitos químicos foram incorporados aos conceitos técnicos e se isso refletiu no rendimento escolar. O desempenho da turma experimental foi comparado ao das turmas anteriores. O resultado da avaliação dos dois questionários - diagnóstico e final-, revelou evolução de 300% nas respostas esperadas ou corretas; com relação à aprovação final de Química da turma experimental houve aumento de 84,85%, superando todas as demais. Conclui-se assim que o ensino contextualizado proposto, conectado a uma figura integradora de significado tangível para os estudantes, no caso o ‘Guaraná em Maués’ pode contribuir para melhor articulação do ensino-aprendizagem disciplinar com o desenvolvimento de habilidades e competências dentro de um contexto real.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConceptual mapeng
dc.subjectFertilizerseng
dc.subjectSchool research projecteng
dc.subjectMauéseng
dc.subjectMapa conceitualpor
dc.subjectFertilizantespor
dc.subjectProjeto de pesquisa escolarpor
dc.subjectMauéspor
dc.titleA contextualização do ensino de química no Curso Técnico em Aagropecuária utilizando a adubação do guaranazeiro (Paulínia cupana var. sorbilis) como tema integradorpor
dc.title.alternativeThe contextualization of chemistry teaching in Technical Course in Agriculture using the fertilization of guaranazeiro (Paulínia cupana var. sorbilis) as an integrating themeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherTeaching chemistry in most high schools traditionally emphasizes memorization and transmission of fragmented and isolated contents. In technical education, however, that is less functional, because a connection between the National Base contents with more practical technical themes is necessary. In the absence of such connections, future technicians remain unprepared to make links and not able to apply his full skills. The scope of this research is to develop an innovative teaching model that enhances chemistry learning along with development of other technical and significant skills and competencies. Hence, ‘Guaraná’ was chosen, because it is a product symbol of Maués city, to become an integrating element: it would bring practical significance to chemistry classes for first year technical students. The specific objectives were: to verify whether the theme “fertilizers for guaraná production” enhances significant chemical learning through lectures and projects development; and to verify whether this approach influences student´s approvals in chemistry courses. This research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM, campus Maués in 2015, with thirty-three students of first year in Agricultural Technical Course. A new chenistry course description having ‘guaraná produciton’ as integrating element was designed. Topics such as: factors affecting the growth of guaraná plants, types of fertilizers used for this crop based on the essential macro and micronutrient demands. An initial survey followed by a second one afer claases were performed, at the end of the term, were applied to verify whether the main chemistry concepts were incorporated into the practical technical ones. Also the academic performance was looked into.The performance of the experimental group was compared to previous years´classes. The outcome of the two questionnaires revealed growth of 300 % in correct or expected answers; with respect to the final approval in Chemistry, experimental group increased by 84.85 %, surpassing all others from previous years. It is therefore concluded that the teaching method proposed, that is, connected to an integrating figure of tangible significance for the students, in this case the ' Guarana of Maués ' can contribute to better articulation of chemistry teaching/learning, with the development of skills and competences within a real context.eng
dc.contributor.advisor1Abboud, Antônio Carlos de Souza
dc.contributor.advisor1ID641.479.832-00por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139999082801561por
dc.contributor.referee1Guimarães, Waldez Silva
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Mena Barreto
dc.creator.ID738.698.217-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0840990437507909por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, J. Memorias dos brasileiros: saberes e fazeres: o guaraná de Maués. São Paulo: Museu da Pessoa, 2007. ANDRADE, E.M.B. Experimentação um recurso didático no ensino da química para a educação de jovens e adultos. 2014.63f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. ARAÚJO, I. L; PINHEIRO, J.O.C; SILVA,L.J.S. Relatório de avaliação dos impactos das tecnologias geradas pela EMBRAPA. - Boas Práticas de Cultivo do Guaranazeiro (Paulínia cupana var. sorbilis) Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, março de 2014. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Media e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio /Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002a. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002b. CANAL DA TURMA. Como fazer a sua própria composteira. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=P-kJf_Ut3M8>. Acesso em: 10 fev. 2015. COLOMBO, J.N. Emprego da “pedagogia de projetos” com base na avaliação do desempenho de cultivares de pimentão e berinjela sob manejo convencional e orgânico. 2006. 60f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2006. COSTA, A.P. Rendimento Escolar em Química. Disponível em:<http://monografias.brasilescolar.com/educação/rendimento-esolar-quimica.htm>. Acesso em: 16 maio 2015. CUNHA, G.M (cons.). Informações de mercado sobre guaraná, SEBRAE, 2007. DIAS, J. C. Raízes da Fertilidade. São Paulo: Calandra Editorial, 2005. ERISMAN, J.W. et al. How a century of ammonia synthesis changed the world – Nature Geoscience.Vol.1, 636–639 ,2008. Disponível em:<http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php? artigo=100-anos-desintese- da-amonia-a-descoberta-que-mudou-o-mundo&id=010160081014#.VJK-Y8nLo68>. Acesso em: 18 dez.2014. FELTRE, R. Química Geral 6.ed São Paulo, 2004. 59 FOGAÇA, J. R. V. Adubos Orgânicos e Inorgânicos - Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/adubos-organicos-inorganicos.htm>. Acesso em: 02 fev. 2015. GARCIA, E. Levantamento Histórico e Cultural do Cultivo, Produção e Beneficiamento do Guaraná de Maués, SEBRAE, 2011. INEP. Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA – Relatório Nacional Resultados brasileiros 2012. Disponível em <http://www.inep.gov.br/relatorio_nacional_pisa_2012_resultado_brasileiros.pdf>. Acesso em: 15 de jul. de 2015. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Novos produtos - Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br> Acesso em: 10 abril 2016. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAIFA E ESTATISTICA – IBGE. Produção de guaraná do Município de Maués no período de 2004 a 2013. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=130290&idtema=9&search=amaz onas|maues|producao-agricola-municipal-lavoura-permanente>. Acesso em: 10 jan. 2015. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAIFA E ESTATISTICA – IBGE. Produção de guaraná do Município Taperoá em 2013. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=130290&idtema=9&search=amaz onas|taperoa|producao-agricola-municipal-lavoura-permanente>. Acesso: 10 jan. 2015. INSTITUTOS FEDERAIS. Uma conquista dos brasileiros. Disponível no site: <http://www.mec.gov.br/setec>. Acesso em: 10 agos. 2015. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CAMPUS MAUÉS. Plano de Curso Técnico em Agropecuária Integrado. 2013. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários á Pratica Educativa. 37ª ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2008b. _________. Pedagogia do Oprimido. 47ª ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008a. FREITAS, K.S. (Coord.). Pedagogia de Projetos – Gerir, v.9,n.29, p.17-37, 2003. Disponível em:<http://www.liderisp.ufba/modulos/pegagproj.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2015. FURASTÉ, P.A. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das Normas da ABNT. 17º. ed. – Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2015. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. HISTÓRICO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Disponível no site: <http://redefederal.mec.gov.br/historico>. Acesso em: 29 set. 2015. 60 LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. – São Paulo: Atlas,2010. LEITE, L.H.A. Pedagogia de projetos - Intervenção no presente. Disponível em: <http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=393>. Acesso em 20 ago. 2014. LIMA, J.F.L. et al. A contextualização no Ensino de Cinética Química – Química Nova na Escola, n.11,p.26-29, 2000. LOPES, A.S; GUILHERME, L.R.G. Fertilidade do solo e produtividade agrícola, SBCS, Viçosa, 2007. Disponível em: <www.people.ufpr.br/nutriçãode plantas/fertisolo.pdf>. Acesso em 04 maio 2014. MALAVOLTA, E; GOMES,F.P; ALCARDE,J.C. Adubos &Adubações – São Paulo: Nobel, 2002. MALAVOLTA, E. Manual de química agrícola – Adubos e Adubação. 3. ed. São Paulo: Editora Agronômica Ceres Ltda., 1981. _______________O futuro da nutrição das plantas tendo em vista aspectos agronômicos, econômicos e ambientais – Informações Agronômicas, n.121, p.1-10, 2008. MANFIO, J.J. Água: um projeto de pesquisa escolar voltado à contextualização do ensino de química. 2011.55f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. MARTINS, J.S. O trabalho com projetos de Pesquisa: do ensino Fundamental ao ensino médio. 6ª ed. - Campinas: Papirus, 2009. MASINI, E.F.S; MOREIRA, M.A. Aprendizagem Significativa: Condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. 1ª Ed. São Paulo: Vetor, 2008. __________________________. Aprendizagem Significativa – a teoria de David Ausubel. São Paulo, 2º Ed. São Paulo: Centauro, 2001. MIRANDA, D.G.P; COSTA, N.S. Professor de Química: Formação, Competências/Habilidades e Posturas. Disponível em: <http://www.ufpa.br/eduqui/formdoc.htm/>. Acesso em 15 maio 2015. MORAIS, C. Descrição, análise e interpretação de informação quantitativa. Disponível em:< http://www.ipb.pt/~cmmm/discip/ConceitosEstatistica.pdf>. Acesso em 05 jan. 2016. MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010. 61 NASCIMENTO FILHO, F. J. Interação genótipos x ambientes, adaptabilidade, estabilidade e repetibilidade em clones de guaraná (Paullinia cupana var. sorbilis (MART.) DUCKE). 2003.182p. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais, 2003. NOGUEIRA, N.R. Pedagogia de projetos: etapas, papéis e atores. 4ª Ed. - São Paulo: Erica, 2008. _______________Por que ensina com projetos. Disponível em:<http://caosnaeducacao.blogspot.com.br/2010/03/veja-ideias-do-educador-nilbonogueira. html>. Acesso em: 10 fev.2015. NOVAK, J. D. The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct Them. Disponível em: <http://web.stanford.edu/dept/SUSE/projects/ireport/articles/concept_ maps/TheTheory Underlying Concept Maps.pdf>. Acesso em: 06 abril 2015. NOVAK, J.; GOWIN, D. B. Aprendiendo a aprender. Barcelona: Martínez Roca, 1988. NOVO TELECURSO. Cuidando das plantas. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=jKsEOAwow14>. Acesso em: 20 fev.2015. NOVO TELECURSO. É preciso fabricar adubo? Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=X4RfP9qzlHI >. Acesso em: 11 fev.2015. PERDIGÃO, C.H.A. As aulas de química no curso de agropecuária do IFPE - campus vitória: análise de uma proposta metodológica através da teoria da aprendizagem significativa. 2013.78f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. PEREIRA, J. C. R.; ARRUDA, M. R. de (Ed.). Pesquisa com guaranazeiro na Embrapa Amazônia Ocidental: status atual e perspectivas. Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental, 2007. PERUZZO, T.; CANTO, E. L. Química na abordagem do Cotidiano. vol. único. 3° ed.São Paulo: Moderna, 2007. PHILLIPS, S. Indústria de Fertilizantes e Agricultura de Precisão: Apoio à Segurança Alimentar Mundial – Informações Agronômicas, n.146, p.1-4, 2014. PONTES, A. N. et al. O Ensino de Química no Nível Médio: Um Olhar a Respeito da Motivação; In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Anais eletrônicos...Curitiba: UFPR, 2008. Disponível em: <http://www.Quimica.ufpr.br/eduqui/eneq2008/resumo/R0428-1.pdf>. Acesso em: 10 mar.2015. 62 PROGRAMA GLOBO RURAL. Compostagem. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=mtzqNiAhpsM>. Acesso em: 10 fev.2015. PROTOCOLO de produção do “Pão de Waraná Sateré Mawé” Dominação de Origem Protegida 2008 – CGTSM. Disponível em: <http://slowfoodbrasil.com/documentos/guaranasatere- mawe-protocolo-de-producao.pdf>. Acesso em: 5 mar.2015. PUC-RIO. Química na agricultura (os nutrientes do solo). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=vBgGA8z9vDA>. Acesso em: 11 fev.2015. QUARTUCCI, J.P - Análise da Competitividade do Cluster da Indústria de Fertilizantes da Região Metropolitana de Salvador. 2007.88p. Dissertação de Mestrado – UFBA. 2007. Disponível em: < http://livros01.livrosgratis.com.br/cp063797.pdf>. Acesso em: 20 abril 2014. RABELLO, E.T; PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em <http://www.josesilveira.com>. Acesso em: 20 fev.2015. RUSSELL, J.B. Química Geral. 2. ed. São Paulo, 1994. SILVA, A.M. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. Revista de Química Industrial, n.731,p.7-12, 2º.trim.2012. SILVA, R.M.G. Contextualizando Aprendizagem em Química na Formação Escolar - Química nova na escola, n.18, p.26-29, 2003. Um novo modelo em educação profissional e tecnológico. Disponível no site: <http://www.mec.gov.br/setec>. Acesso em: 10 agos. 2015. Universo on line – Uol. Pisa – Desempenho do Brasil 2012. Disponível no site: <http://www.educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03pisa-desempenho-do-brasil-piora-emleitura- e-empaca-em-ciencias.htm>. Acesso em: 21 jan. 2015 VASCONCELLOS, P. de C. Meio Ambiente & Química. São Paulo: Editora Senac, 2013 VIGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. WARTHA, E.J;ALÁRIO, A.F. A Contextualização no Ensino de Química Através do Livro Didático – Química Nova na Escola, n.22,p.42-47, 2005. ZUCCO, C. A Química por um mundo melhor - Química Nova, v. 34. n.5, p.733-734, 2011.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5618/2016%20-%20Luiz%20%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12116/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20328/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26637/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33076/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39470/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45846/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52216/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58658/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64761/2016%20-%20Luiz%20Antonio%20Tavares%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1894
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-07-20T14:21:51Z No. of bitstreams: 1 2016 - Luiz Antonio Tavares de Oliveira.pdf: 1568115 bytes, checksum: 669684073f4278b0aae4285989b23a74 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-20T14:21:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Luiz Antonio Tavares de Oliveira.pdf: 1568115 bytes, checksum: 669684073f4278b0aae4285989b23a74 (MD5) Previous issue date: 2016-06-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Luiz Antonio Tavares de Oliveira.pdfDocumento principal1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.