Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12948
Tipo do documento: Dissertação
Title: Mulheres ribeirinhas de São Carlos do Jamari/Rondônia: da vida passada às perspectivas de futuro
Authors: Santos, George Madson Dias
Orientador(a): Pereira, Jorge Luiz de Goes
Primeiro membro da banca: Pereira, Jorge Luiz de Goes
Segundo membro da banca: Benevenuto, Mônica Aparecida Del Rio
Quarto membro da banca: Carneiro, Maria José
Keywords: Education;riverside women;social reality;Educação;mulheres ribeirinhas;realidade social
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SANTOS, George Madson Dias. Mulheres ribeirinhas de São Carlos do Jamari/Rondônia: da vida passada às perspectivas de futuro. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Abstract: Esta pesquisa se situa no âmbito da questão de gênero, que aparece na pesquisa tanto no que diz respeito à histórica exclusão da mulher em decorrência de uma sociedade patriarcal, machista e preconceituosa como também de lutadoras resilientes, que ainda no século XXI necessitam se organizar para lutar e usufruir de direitos essenciais já assegurados juridicamente. O objetivo desse estudo é analisar a realidade sociocultural e os sonhos de mulheres ribeirinhas alunas do Programa Mulheres Mil, Projeto Cidadania Ribeirinha, da Comunidade de São Carlos do Jamari. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada através de estudo de caso, com o emprego do instrumento denominado mapa da vida, em uma turma de 26 alunas do curso de Qualificação Profissional em Moda, no período de 31 de julho a 3 de agosto de 2012. O estudo realizou-se por meio da análise do conteúdo de suas falas. Os resultados indicaram que as mulheres ribeirinhas tiveram a infância marcada pelas dificuldades familiares, de relacionamento, falta de diálogo, escassez de alimento e moradia, a adolescência comprometida pela gravidez e casamento. Apesar de todas as diversidades vividas, essas mulheres têm sonhos para a suas vidas, ainda que, na maioria das vezes, intimamente relacionados aos filhos. Elas sonham com emprego, escola, saúde, casa, carro; desejam a felicidade da família, por isso lutam por uma vida melhor.
Abstract: This research is situated within the gender issue, which here appears both with regard to the historical exclusion of women as a result of a patriarchal society, sexist and prejudiced as well as resilient fighters still in the twenty-first century need to organize to fight for enjoy basic rights already guaranteed legally. The decision by riverside women gave for these are the margins in the broad sense of the word: the margins of society, on the riverbank on the sidelines of the essential rights to health, education, transport and leisure, for example. In this context, we defined the general objective is to analyze the socio-cultural reality and dreams of women riverside students of the Thousand Women Program, Citizenship Project riverfront, the Community of San Carlos Jamari. It decided to methodologically the case study as a group of students in more depth was studied, and as a strategy of analysis and interpretation of the data is used an analysis of the content. The information analyzed and interpreted were obtained from the use of pedagogical tool called map of life. The results indicated that the riverside women have a childhood marked by family difficulties relationship, dialogue, food and housing and adolescence compromised by pregnancy and marriage. Faced with all these women lived diversities have dreams for their lives, although, in most cases, closely related to the children. They dream job, school, health, home, car; They wish for the happiness family, fighting for a better life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12948
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - George Madson Dias Santos.pdfDocumento principal1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.