Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12979
Tipo do documento: Dissertação
Title: Demandas do empresariado local e o currículo do Curso Técnico em Agropecuária do Campus São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso
Other Titles: Demands of local entrepreneurship curriculum and Course Technician Agricultural from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus São Vicente
Authors: Assis, Ludcesar Vieira de
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Segundo membro da banca: Macedo, Jussara Marques
Keywords: Educação Profissional;Currículo;Reestruturação Produtiva;Vocational Education, ,;Curriculum;Productive Restructuring
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ASSIS, Ludcesar Vieira de. Demandas do Empresariado Local e o Currículo do Curso Técnico em Agropecuária do Campus São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Abstract: O Curso Técnico em Agropecuária é ofertado no Campus São Vicente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso há quase 30 anos sem um estudo que identificasse as demandas do empresariado e sua relação com o a Escola, dentro desta idéia, este trabalho tem como objetivo geral identificar as demandas do empresariado do Município de Campo Verde e sua relação com o Curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Campus São Vicente e sua influência na formação do Currículo do Curso. Para atingir o objetivo geral traçamos os seguintes objetivos específicos: analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária; descrever o processo de formação da matriz curricular; refletir sobre a dualidade da formação para o mercado e a formação para a vida; identificar as diferentes estratégias do empresariado local para interferir na formação de técnicos em agropecuária; identificar as estratégias Políticos Pedagógicas do Campus São Vicente para incorporar demandas do mercado de trabalho para a formação de técnicos em agropecuária; refletir sobre a dualidade da formação para o mercado e a formação para a vida. Os dados foram coletados em 2010 e 2011 através de questionários e entrevistas; os questionários foram aplicados a todos os professores do Curso Técnico em Agropecuária (totalizando 37 professores), foram entrevistados 06 professores do Curso, o Diretor Geral, o Diretor de Ensino, o Coordenador do Curso e 03 agricultores da região. O foco principal do trabalho é analisar como foi realizada a construção do currículo do Curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Campus São Vicente, identificando quem são os sujeitos envolvidos nesse processo e qual a participação dos professores, dos alunos, da equipe pedagógica, dos empresários e da comunidade externa localizada próxima ao Campus São Vicente, levantando discussões de como foi realizado esse processo e se houve influência dos Agricultores, utilizando como referencial teórico: as demandas do capital, as novas demandas de qualificação profissional, as políticas do ensino profissional, a crise do capital e sua reestruturação produtiva. A pesquisa mostra que não houve uma participação direta do empresariado de Campo Verde na construção do Currículo do Curso Técnico em Agropecuária, mas fica evidente em alguns momentos a sua influência do empresariado dentro do Curso. A prática pedagógica de maneira geral não corresponde ao que foi proposto no Projeto Pedagógico do Curso, pois na elaboração deste documento não houve uma interação coletiva entre a direção, os docentes, os técnicos e os alunos, tanto que muitos não participaram das discussões e ainda, muitos não sabem nem se tiveram a oportunidade de participar das discussões do processo de construção curricular do Curso Técnico em Agropecuária, o que é um fator negativo, pois o Currículo deve ser resultado de um processo de planejamento coletivo e não pode ser responsabilidade de apenas a algumas pessoas. O Técnico em Agropecuária exigido atualmente pelo mercado não pode ter um conhecimento limitado apenas a área agrícola, esse profissional deve conhecer o mínimo nas diversas áreas, estar sempre atualizado e acompanhando o avanço tecnológico.
Abstract: Agricultural Technician Course is offered at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus São Vicente, almost 30 years without a study to identify the demands of the business and its relationship with the the school, within this idea, this work has aimed at identifying the demands of the business of the municipality of Campo Verde and its relationship with the Agricultural Technician Course offered by Campus São Vicente in the training course curriculum. To achieve the goals we establish the following general objectives: to analyze the pedagogical proposal of the Technical Course in Agricultural Policy Project described in, describe the process of formation of the curriculum, reflect on the duality of the market for training and training for life, identify the different strategies of local businesses to interfere in the training of technicians in agriculture, identify strategies Political Pedagogical Campus São Vicente to incorporate labor market demands for the training of technicians in agriculture, reflecting on the duality of education and training to market for life. Data were collected in 2010 and 2011 using questionnaires and interviews, the questionnaires were applied to all teachers in the Technical Course in Agriculture (total of 37 teachers) were interviewed 06 teachers of the course, the Main Principal, the Educational Principal, the Course Coordinator and 03 farmers in the region. The main focus is to analyze how the work was carried out the construction of the undergraduate curriculum offered by the Agricultural Campus São Vicente, identifying who are the subjects involved in this process and how the participation of teachers, students, team teaching, business external community located near Campus São Vicente, raising discussions on how this process was conducted and whether the influence of farmers, using the theoretical framework: the demands of capital, the new demands of vocational training, vocational education policies, the crisis of capital and its restructuring. Research shows that there was no direct participation of the business of Campo Verde in the construction of the course curriculum Agricultural Technician, but is evident at times its influence on the course. The pedagogical practice in general does not correspond to what was proposed in the PPP, because the preparation of the PPC was not a collective interaction between management, teachers, technicians and students, as many did not participate in discussions and still, many do not know nor had the opportunity to participate in the discussions of the process of building the undergraduate curriculum in Agriculture which is a negative factor because the curriculum must be the result of a process of collective planning and can not be responsible for only a few people. The Agricultural Technician currently required by the market can not have only a limited knowledge of the agricultural area, the practitioner must meet the minimum length in various areas, and always be updated following technological advances.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12979
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 - Ludcesar Vieira de Assis.pdf2011 - Ludcesar Vieira de Assis3.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.