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dc.contributor.authorOliveira, Jacó Araújo de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:33:55Z-
dc.date.available2023-12-22T02:33:55Z-
dc.date.issued2009-12-08
dc.identifier.citationOliveira, Jacó Araújo de. Aplicação de metodologias pedagógicas utilizando a irrigação como instrumento no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso no IFS. 2009. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12981-
dc.description.abstractDiante das recentes e acentuadas inovações científicas e tecnológicas que na sociedade desempenham papel expressivo, seja na política, na economia, na cultura ou na educação, urge redefinir práticas pedagógicas. Neste contexto, objetivou-se avaliar o desempenho dos alunos da 3ª. série do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, aplicando-se as metodologias das pedagogias tradicional e de projetos, por intermédio da utilização dos sistemas de irrigação por aspersão, gotejamento e microaspersão, na cultura do girassol (Helianthus annus L). O presente trabalho foi desenvolvido no ano de 2008, no IFS/Campus São Cristóvão, no município de São Cristóvão – SE. Foram selecionadas as turmas A e C da 3ª série, com 28 alunos cada, e em sorteio aleatório, a turma C foi contemplada com a Pedagogia de Projetos. Inicialmente foi aplicado aos 56 alunos um primeiro questionário contendo questões da área de irrigação e da cultura do girassol. Seis meses depois de ministradas aulas teóricas e práticas, repetiu-se o primeiro questionário. As atividades didáticas continuaram por mais dois meses e, após esse período, aplicou-se um segundo questionário contendo questões de irrigação com ênfase em hidráulica. Os dados foram tabelados e analisados estatisticamente pelo teste t ao nível de 5% de probabilidade. Feita a aplicação do primeiro questionário, as turmas A e C apresentaram médias 6.8 e 6.3, respectivamente, estatisticamente iguais para a continuidade da pesquisa. Por outro lado, quando o primeiro questionário foi novamente aplicado, os alunos da turma C obtiveram notas estatisticamente superiores aos da turma A (8.6 e 6.0). A superioridade estatística das notas da turma C manteve-se quando se aplicou o segundo questionário (6.5 e 3.0), comprovando que a Pedagogia de Projetos proporciona uma melhor aprendizagem. Conclui-se que esta pedagogia é superior à tradicional, não somente pelas notas obtidas, mas também pelo comportamento diferenciado observado nos alunos, que se mostraram mais participativos, questionadores e críticos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGirassolpor
dc.subjectIrrigaçãopor
dc.subjectPedagogia de Projetospor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectSunflower Cultureeng
dc.subjectIrrigationeng
dc.subjectProject Pedagogyeng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.titleAplicação de metodologias pedagógicas utilizando a irrigação como instrumento no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso no IFSpor
dc.title.alternativeIrrigation as instrument in the teach-learning process. Study of Case: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS/Campus São Cristóvão.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAhead of the recent and accented technological scientific innovations that play a significant role in the society, either in the politics, in the economy, in the culture or in the education, it is need to redefine the educational practices. In this context, it was objectified to evaluate the performance of the 3rd grade students in the Integrated Technical Course on Agricultural, applying the traditional pedagogy methods and the project pedagogy methods, using as instrument the aspersion irrigation systems, dripping and microaspersion, in the sunflower culture (Helianthus annus L). The present work was developed in 2008, in IFS/Campus São Cristóvão, in São Cristóvão city-SE. It were selected the classes A and C of the 3rd grade, with 28 students each ones, in a random drawing, so the class C was contemplated with the project pedagogy. Initially a first questionnaire was applied to the 56 students that contain questions about irrigation and sunflower culture. Six months after be taught theoretical and practical lessons, it was repeated the first questionnaire. The didactic activities had continued for more six months and, after this period, it was applied the second questionnaire that contend questions about irrigation emphasizing hydraulic. The data had been priced and analyzed statistically by test t with 5% of probability. It was made the first questionnaire application, and the classes A and C have average 6.8 and 6.3, respectively, being statistically equal to the research continuity. On the other hand, when the first questionnaire was applied again, the class C students obtained notes statistically higher when it was compared with the class A students (8.6 and 6.0). The statistics superiority of the class C notes was maintained when the second questionnaire was applied (6.5 and 3.0), proving that the project pedagogy provides a better learning. It is concluded that the project pedagogy is superior to the traditional pedagogy, not only by the grades, but also by the different behavior observed in the students, that were more participatory, questioning and critical.eng
dc.contributor.advisor1Ceddia, Marcos Bacis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2115137917689655por
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Daniel Fonseca
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4871187664578422por
dc.contributor.referee1Aguiar Netto, Antenor de Oliveira
dc.contributor.referee2Sanchez, Sandra Barros
dc.creator.ID209.741.084-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715077040575306por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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