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dc.contributor.authorCosta Lima, Andrea Maria Mello
dc.date.accessioned2023-12-22T02:34:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:34:08Z-
dc.date.issued2017-07-20
dc.identifier.citationCosta Lima, Andrea Maria Mello. Percepções de estudantes da educação de jovens e adultos sobre o processo de formação no Instituto Federal Do Pará. 2017. [58 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12984-
dc.description.abstractA Educação de jovens e adultos remete à discussão sobre as experiências e saberes destes sujeitos adultos, a partir de múltiplas concepções e através de variadas percepções, como as dos professores e técnicos em educação. Todavia, interessava aqui conhecer principalmente a visão do estudante, e é neste sentido que esta pesquisa foi desenvolvida, com o objetivo de analisar as percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos do Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal, sobre o processo de formação no Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino médio, desenvolvido na Pedagogia da Alternância. Os referidos estudantes são moradores de áreas rurais, em cidades ribeirinhas, e foi tomada a decisão de investigar a relação entre os saberes experienciais e os saberes adquiridos na escola, como também, a importância dessa formação para as comunidades de origem. Todos os estudantes entrevistados estão inscritos no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Os discentes e os membros de suas comunidades são os sujeitos desta pesquisa qualitativa, que teve como instrumentos utilizados os questionários para traçar os perfis e estruturar as narrativas, através de entrevistas realizadas no IFPA e nas comunidades dos estudantes, nas quais foi possível realizar a observação do cotidiano. Com um olhar orientado para a decolonialidade e interculturalidade, refletimos sobre como essa formação pode contribuir na formação desse sujeito, apontando caminhos e possibilidades de atuação na área de educação de jovens e adultos, no confronto com os teóricos estudados, na perspectiva de educação emancipatória para os sujeitos desta formação. A partir dos resultados obtidos foi possível compreender e identificar a relevância da formação não só para os estudantes, como também para suas comunidades e os espaços que precisam ser dinamizados e construídos para o alcance de uma formação mais humana, que transponha a formação técnica, no diálogo e na valorização de culturas diversas e no desvelamento das desigualdades sociais, contribuindo assim com a formação de um sujeito crítico e protagonista de sua históriapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos. .por
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectEducação Emancipatóriapor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectEmancipatory Education.eng
dc.titlePercepções de estudantes da educação de jovens e adultos sobre o processo de formação no Instituto Federal Do Parápor
dc.title.alternativePerceptions of youth and adult education students about the training process at the Federal Institute of Paráeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe education of young and adults refers to the discussion about the experiences and knowledge of these adult subjects, from multiple conceptions and through various perceptions, such as those of teachers and technicians in education. However, it was important to know the student's vision, and it is in this sense that this research was developed with the objective of analyzing the students' perceptions of youth and adult education at the Federal Institute of Pará, Castanhal Campus, about the formation process In the Agricultural Technical Course integrated to High School, developed in the Pedagogy of Alternation. These students are residents of rural areas, in riverside towns, and the decision was made to investigate the relationship between experiential knowledge and the knowledge acquired at school, as well as the importance of this formation to the communities of origin. All students interviewed are enrolled in the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education, in the form of Youth and Adult Education - PROEJA. The students and members of their communities are the subjects of this qualitative research, which used the questionnaires to draw profiles and structure the narratives through interviews at IFPA and the students' communities, where it was possible to observe the daily life. With a focus on decoloniality and interculturality, we reflect on how this formation can contribute to the formation of this subject, pointing out ways and possibilities of action in the area of youth and adult education, in the confrontation with the theoretic reference, in the perspective of emancipatory education for the subjects of this training. Based on the results obtained, it was possible to understand and identify the relevance of training not only for students, but also for their communities and the spaces that need to be dynamized and constructed to reach a more humane formation that transposes technical training in the dialogue and the valuation of diverse cultures and the unveiling of social inequalities, thus contributing to the formation of a critical subject and protagonist of his history.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Wanderley da
dc.contributor.advisor1ID96556676772por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee1Teixeira, Lia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Silva, Renato da
dc.creator.ID30454549253por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238401947621985por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, 14 jul. 2006, p. 7. ________ . Lei 9.394/96 de 20.12.96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília (DF): Diário Oficial da União. n° 248, de 23 de dezembro de 1996. ________ . Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 30/12/2008. ________ . Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), PL nº 13.005/2010. Câmara dos Deputados. Brasília: 2014. ________ . Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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