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Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudo de caso sobre o sistema Conecta no Instituto Federal de Minas Gerais
Other Titles: Case study on the Connectivity system at the Federal Institute of Minas Gerais.
Authors: Galantini, Mariana Pimenta Pires
Orientador(a): Marino, Tiago Badre
Primeiro coorientador: Peixoto, Marco Aurélio Nicolato
Primeiro membro da banca: Cruz, Sérgio Manuel Serra da
Segundo membro da banca: Nascimento, Bruno Santos do
Keywords: Sistema de Gestão Integrada;Integração de informações acadêmicas;Conecta;Gestão Escolar;Operacionalização das atividades gestoras escolares;Integrated Management system;Academic Data Integration;Conecta;School management;School Management Activities Operationalization
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 10-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Galantini, Mariana Pimenta Pires. Estudo de caso sobre o sistema Conecta no Instituto Federal de Minas Gerais. 2019. [52 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: O presente trabalho pretende analisar a implantação do Conecta no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG. Os fatores administrativos, econômicos, de gerenciamento de pessoal e muitos outros, justificam um estudo mais aprofundado deste novo momento gerencial em que existe um aumento muito grande de processos e situações que precisam ser deliberadas pelos gestores. A metodologia empregada contou com técnicas diversificadas de pesquisa como a pesquisa documental, a observação participante, entrevistas e questionários semiestruturados, que combinados entre si, coletaram os dados no intuito de atender ao objetivo proposto. Também utilizou-se o diagrama de fluxograma de dados para a visualização de processos e nuvem de palavras como uma ferramenta de análise das entrevistas. Os resultados indicam que a implantação do Conecta não foi realizada no setor de Gestão de Pessoas. No setor de Registro Acadêmico, embora sua implantação tenha sido superior há 5 anos ainda existem funções que não foram implantadas. Mesmo com deficiências no processo de implantação, os dados mostram que no setor de registro acadêmico o sistema atende as necessidades demandadas pela instituição até o momento. Conclui-se que o sistema pesquisado, apesar de ter um custo de milhões de reais e anos para a sua implantação, parece atender apenas parcialmente à instituição como um todo, tendo em vista ter uma boa aceitação junto aos docentes e discentes, mas mostrou-se inadequado para atender às necessidades do setor de gestão de pessoas que requer a sua substituição por outro sistema de gerenciamento acadêmico
Abstract: The present work intends to analyze the implementation of the Conecta platform into Minas Gerais Federal Institute - IFMG. Administrative, economic, personnel management, and many others justify further study of this new managerial scenario, in which there is a very large increase in processes and situations that need to be deliberated by managers. The methodology employed included a variety of research techniques such as documentary research, participant observation, semi-structured interviews and questionnaires, which combined, collected the data in order to achieve the proposed objective. The data flow diagram was also applied to represent data flow, as long as word cloud analysis tool to represent and analyze interviews. The results indicate that the implementation of Conecta was not carried out in the Human Resources sector. In the Academic Registry sector, although its implementation has been occurring over past 5 years, there are still functions that were not implemented. Even presenting deficiencies in the implementation process, the data acquired show that in the academic record sector the system meets the needs demanded by the institution. It is concluded that the system studied, despite having a cost of millions in the local currency and years for its implementation, seems to serve only partially the institution as a whole, in order to have a good acceptance among teachers and students, if it is inadequate to meet the needs of the people management sector that requires its replacement by another academic management system
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12985
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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