Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12987
Tipo do documento: Dissertação
Title: Escola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidades
Other Titles: Municipal School of Earth Education: the current home project: embezzlement and possibilities
Authors: Silva, Erika Aparecida de Paula
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira
Segundo membro da banca: Hora, Dayse Martins
Keywords: Ensino Agrícola;Educação Ambiental;Prática Pedagógica;Education agriculture;Environmental Education;Teaching Practice
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 20-Dec-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Erika Aparecida de Paula. Escola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidades. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: O presente trabalho de dissertação tem por objetivo analisar os processos que levaram, no decorrer dos anos, a Escola Municipal Terra de Educar, localizada em Paracambi-RJ, a mudar sua finalidade de formação que inicialmente fora estruturada à educação agrícola, com vistas a repensar e a propor estratégias adequadas à realidade contemporânea. Partindo desse desafio, foi analisado o material bibliográfico e documental desde a implantação da escola. Observe-se que os desafios para as instituições educativas são complexos e intensos e nesse contexto a tarefa formativa assume um papel cada vez mais importante na perspectiva de uma dimensão que se contraponha à lógica mercadológica do mundo globalizado. A discussão permeia as metodologias e práticas da educação agrícola e ambiental, ressaltando a qualidade de vida como integrante da própria cidadania, numa ruptura dos moldes de uma visão excessivamente biologizada da questão ambiental, de vertente biológico-preservacionista que tem sido hegemônica e restrita a práticas descontextualizadas. O desafio é contribuir para o desenvolvimento político-pedagógico, visando a adequação às questões agrícolas e ambientais, numa reflexão do papel da instituição na comunidade rural, bem como propor estratégias que contribuam para ações efetivas de resgate da gene da escola: educação agrícola e ambiental.
Abstract: This dissertation work aims to investigate the processes that led, over the years, the Municipal School of Earth Education, based in Paracambi-RJ to keep out of their constitution potentially destined for agricultural education, with a view to contributing to the rethink their strategies and to propose appropriate to contemporary reality. Note that the challenges for educational institutions are complex and intense as the formative task in this context assumes an increasingly important from the perspective of a dimension that goes against the market logic of the globalized world. The discussion permeates the methodologies and practices of agricultural and environmental education, emphasizing the quality of life as a member of citizenship itself, breaking the mold of an overly biologized of environmental issues, preservation of biological-strand which has been hegemonic and restrictive practices decontextualized. The challenge is to contribute to the development of the teaching policy, aimed at adaptation to environmental and agricultural issues, a reflection of the institution's role in the rural community, and propose strategies to promote effective action to rescue the gene of the school: agricultural and environmental education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12987
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Érika Aparecida de Paula Silva.pdf6.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.