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dc.contributor.authorSilva, Erika Aparecida de Paula
dc.date.accessioned2023-12-22T02:34:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:34:21Z-
dc.date.issued2010-12-20
dc.identifier.citationSILVA, Erika Aparecida de Paula. Escola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidades. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12987-
dc.description.abstractO presente trabalho de dissertação tem por objetivo analisar os processos que levaram, no decorrer dos anos, a Escola Municipal Terra de Educar, localizada em Paracambi-RJ, a mudar sua finalidade de formação que inicialmente fora estruturada à educação agrícola, com vistas a repensar e a propor estratégias adequadas à realidade contemporânea. Partindo desse desafio, foi analisado o material bibliográfico e documental desde a implantação da escola. Observe-se que os desafios para as instituições educativas são complexos e intensos e nesse contexto a tarefa formativa assume um papel cada vez mais importante na perspectiva de uma dimensão que se contraponha à lógica mercadológica do mundo globalizado. A discussão permeia as metodologias e práticas da educação agrícola e ambiental, ressaltando a qualidade de vida como integrante da própria cidadania, numa ruptura dos moldes de uma visão excessivamente biologizada da questão ambiental, de vertente biológico-preservacionista que tem sido hegemônica e restrita a práticas descontextualizadas. O desafio é contribuir para o desenvolvimento político-pedagógico, visando a adequação às questões agrícolas e ambientais, numa reflexão do papel da instituição na comunidade rural, bem como propor estratégias que contribuam para ações efetivas de resgate da gene da escola: educação agrícola e ambiental.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Agrícolapor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectEducation agricultureeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.titleEscola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidadespor
dc.title.alternativeMunicipal School of Earth Education: the current home project: embezzlement and possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation work aims to investigate the processes that led, over the years, the Municipal School of Earth Education, based in Paracambi-RJ to keep out of their constitution potentially destined for agricultural education, with a view to contributing to the rethink their strategies and to propose appropriate to contemporary reality. Note that the challenges for educational institutions are complex and intense as the formative task in this context assumes an increasingly important from the perspective of a dimension that goes against the market logic of the globalized world. The discussion permeates the methodologies and practices of agricultural and environmental education, emphasizing the quality of life as a member of citizenship itself, breaking the mold of an overly biologized of environmental issues, preservation of biological-strand which has been hegemonic and restrictive practices decontextualized. The challenge is to contribute to the development of the teaching policy, aimed at adaptation to environmental and agricultural issues, a reflection of the institution's role in the rural community, and propose strategies to promote effective action to rescue the gene of the school: agricultural and environmental education.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira
dc.contributor.referee2Hora, Dayse Martins
dc.creator.ID078.218.107-46por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0952816331586687por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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