Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12993
Tipo do documento: Dissertação
Title: Kyringue Ivotyty, um sonho de João, o Vera Mirim
Other Titles: Kyringue Ivotyty, a dream of John the Vera Mirim
Authors: Silva, Maria Conceição da
Orientador(a): Carvalho, Carlos Roberto de
Primeiro membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Teixeira Júnior, José Carlos
Keywords: Indigenous School;School colonizing;M'byá Guarani;Tactics resistance;Escola Indígena;Escola colonizadora;Guarani M’bya;Táticas de resistência
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 30-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: Silva, Maria Conceição da. Kyringue Ivotyty, um sonho de João, o Vera Mirim. 2016. [125 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo registrar as memórias constituintes que compõem a história da Escola Indígena, da Aldeia Guarani M’bya, Sapukai, em Angra dos Reis/RJ. Investigaremos de que forma foram tecidas as ações que levaram a constituição da Escola Indígena Estadual Guarani Kiringue Yvotyty, desde sua criação como escola comunitária até a sua configuração atual como escola estadual. Para tanto, procuraremos investigar que contextos políticos sociais, intelectuais e afetivos estão inseridos neste cenário. Consideraremos de grande importância que nosso caminho metodológico propicie condições de assimilar os anseios e posicionamentos da comunidade indígena diante das interações sociais/legais, como atores envolvidos e nem sempre considerados nesse processo. Para tal, a pesquisa se pautará em um delinear sensível.
Abstract: This study aims to record the memories constituents that make up the history of Indigenous School, Village M'byá Guarani, Sapukai in Angra dos Reis / RJ. Investigate how were woven the actions that led to establishment of the State School Indigenous Guarani Kiringuy Yvotyty since its inception as a community school to its current configuration as a state school. Therefore, we will seek to investigate social, intellectual and emotional political contexts are included in this scenario. We consider of great importance that our methodological approach providing conditions to assimilate the concerns and positions of the indigenous community on the social / legal interactions, as actors involved and not always considered in this process. To this end, the search shall be founded on a sensitive design.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12993
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Maria Conceição da Silva.pdf2016 - Maria Conceição da Silva33.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.