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dc.contributor.authorSilva, Maria Conceição da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:37Z-
dc.date.issued2016-06-30
dc.identifier.citationSilva, Maria Conceição da. Kyringue Ivotyty, um sonho de João, o Vera Mirim. 2016. [125 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12993-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo registrar as memórias constituintes que compõem a história da Escola Indígena, da Aldeia Guarani M’bya, Sapukai, em Angra dos Reis/RJ. Investigaremos de que forma foram tecidas as ações que levaram a constituição da Escola Indígena Estadual Guarani Kiringue Yvotyty, desde sua criação como escola comunitária até a sua configuração atual como escola estadual. Para tanto, procuraremos investigar que contextos políticos sociais, intelectuais e afetivos estão inseridos neste cenário. Consideraremos de grande importância que nosso caminho metodológico propicie condições de assimilar os anseios e posicionamentos da comunidade indígena diante das interações sociais/legais, como atores envolvidos e nem sempre considerados nesse processo. Para tal, a pesquisa se pautará em um delinear sensível.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIndigenous Schooleng
dc.subjectSchool colonizingeng
dc.subjectM'byá Guaranieng
dc.subjectTactics resistanceeng
dc.subjectEscola Indígenapor
dc.subjectEscola colonizadorapor
dc.subjectGuarani M’byapor
dc.subjectTáticas de resistênciapor
dc.titleKyringue Ivotyty, um sonho de João, o Vera Mirimpor
dc.title.alternativeKyringue Ivotyty, a dream of John the Vera Mirimeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to record the memories constituents that make up the history of Indigenous School, Village M'byá Guarani, Sapukai in Angra dos Reis / RJ. Investigate how were woven the actions that led to establishment of the State School Indigenous Guarani Kiringuy Yvotyty since its inception as a community school to its current configuration as a state school. Therefore, we will seek to investigate social, intellectual and emotional political contexts are included in this scenario. We consider of great importance that our methodological approach providing conditions to assimilate the concerns and positions of the indigenous community on the social / legal interactions, as actors involved and not always considered in this process. To this end, the search shall be founded on a sensitive design.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee2Teixeira Júnior, José Carlos
dc.creator.ID474812774por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0861051714197879por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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