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dc.contributor.authorCunha, Lilian do Carmo de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:37Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:37Z-
dc.date.issued2017-03-09
dc.identifier.citationCunha, Lilian do Carmo de Oliveira. Racismo institucional: desafios e perspectivas na implementação de políticas públicas antirracistas na FAETEC. 2017. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12994-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe a discussão da implementação de políticas públicas antirracistas como forma de enfrentamento ao racismo institucional presente nas instituições escolares, tendo em vista que o racismo institucional refere-se à manifestação do racismo nas estruturas de organização da sociedade. Neste sentido, a questão central que orienta esta pesquisa é: considerando a existência de um sistema social que institucionalizou o racismo influenciando diretamente as práticas pedagógicas e relações raciais nas instituições educacionais; e as políticas públicas, especificamente as que objetivam corrigir estas desigualdades raciais no tocante a educação escolar, quais os obstáculos enfrentados pelos docentes para que estes dispositivos legais antirracistas se traduzam em propostas concretas de ação? Assim, o objetivo principal desta investigação é compreender de que modo a trajetória da implementação das políticas antirracistas na Fundação de Apoio à Escola Técnica – Faetec é representada e quais os desafios são inerentes a esta. Para dialogar com as questões aqui colocadas, o trabalho se apoiará teoricamente na perspectiva histórica do racismo no Brasil, nas concepções de racismo e racismo institucional e nos reflexos destes no contexto escolar. Discutirá também os conceitos de antirracismo e ação afirmativa. Estas abordagens terão como aporte as pesquisas de Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (2009), Carlos Hasenbalg (2005), George Reid Andrews (1998) e Valter Roberto Silvério (2002), bem como documentos oficiais do Ministério da Educação que discutem a temática abordadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectracismo institucionalpor
dc.subjectpolíticas antirracistaspor
dc.subjectrelações raciaispor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectinstitutional racismeng
dc.subjectanti-racists policieseng
dc.subjectrace relationseng
dc.subjecteducationeng
dc.titleRacismo institucional: desafios e perspectivas na implementação de políticas públicas antirracistas na FAETCpor
dc.title.alternativeInstitucional racismo: challenges and perspectives to build public policies anti-racist in the FAETECeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper establish a discussion of the implementation of antiracist public policies as well as fight against institutional racism present in school institutions, have in mind that institutional racism refers to the manifestation of racism in the organizational structures of society. The principal issue of this research is: considering the existence of a social system that institutionalized racism by directly influencing pedagogical practices and racial relations in educational institutions; and public policies, specifically those aimed at correcting these racial inequalities in relation to school education, what obstacles are faced by teachers so that these legal anti-racist devices translate into concrete proposals for action? Thus, the aim of this research is understand how was builded the antiracist policies in the Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) [Foundation of Support in the Technical School] as well as what were obstacles faced by this implementation in this educational institution. In order to fulfil the major issue, the theoretical support will establish a dialogy with a historical perspective of racism in Brazil, reckon the conceptions of racism and institutional racism as well. Besides recognize how this conceptions reflect in the school context. These approaches will be supported by relevant research as Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (2009), Carlos Hasenbalg (2005), George Reid Andrews (1998) e Valter Roberto Silvério (2002), as well as official documents of the Ministry of Education that discuss an issue addressedeng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Fernandes de
dc.contributor.advisor1ID650.024.317-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988por
dc.contributor.referee1Silva, Joselina da
dc.contributor.referee2Heringer, Rosana Rodrigues
dc.creator.ID107.304.857-81por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070209329711151por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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