Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13008
Tipo do documento: Dissertação
Title: Políticas Municipais de Qualificação docente para a educação das relações étnico-raciais na escola: o caso do Município de Queimados
Other Titles: Municipal policies of teacher qualification for the education of ethnic-racial relations in school: the case of the Municipality of Queimados
Authors: Ferreira, Ozias Inocêncio
Orientador(a): Siss, Ahyas
Primeiro membro da banca: Siss, Ahyas
Segundo membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Terceiro membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Keywords: Políticas municipais e de ações afirmativas;qualificação docente em serviço;Lei nº 10.639/2003;;Município de Queimados;racismo;Municipal policies and affirmative actions;teaching qualification in service;Law 10.639 / 2003;City of Queimados;racism
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FERREIRA, Ozias Inocêncio. Políticas Municipais de Qualificação docente para a educação das relações étnico-raciais na escola: o caso do Município de Queimados. 2018. 157 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.
Abstract: A dissertação aborda as Políticas Municipais de Qualificação Docente para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Escola: O caso do Município de Queimados, que trata da emblemática qualificação dos docentes em serviço, com amparo na Lei nº 10.639/2003, que alterou a LDBEN nº 9394/1996. Neste contexto, é possível verificar que não consta no Brasil, uma política séria de inclusão social do negro. Os indicadores produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, através do Programa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), são fartos e inequívocos quanto a pouca participação do negro na mídia televisiva e a baixa autoestima que possui em relação à sua identidade pessoal. É preciso fazer com que as crianças afro-brasileiras tenham orgulho de si mesmas, que respeitem e aprendam a amar e admirar a cor de sua pele, seus traços físicos, seus cabelos etc. A política de cotas se torna uma medida que além de ampliar o mercado de trabalho, contribui com novos referenciais para as pessoas, sejam elas negras ou não. Deste modo, o preconceito existente poderá ser eliminado com o resgate da autoestima, perdida no processo da escravidão, que perdura até os dias atuais, na visão da sociedade brasileira. A política de ações afirmativas, que nos últimos anos tem sido adotada no Brasil, em âmbitos federal, estadual e municipal, vem sendo reduzida a um de seus instrumentos: a política de cotas. Essas medidas devem ser aperfeiçoadas para que não se transformem em instrumentos de seus opositores, ao afirmar a profecia dos que torcem pelo seu fracasso. Vale destacar que a Constituição Federal de 1988 tornou possível a reparação das desigualdades étnicas através de um de seus princípios, o da igualdade. Esta pesquisa visa identificar de que forma a Lei nº 10.639/2003, contribui na formação em serviço dos docentes, no sentido de reforçar a política de igualdade racial, tendo introduzido inclusive, mudanças na LDBEN. A metodologia adotada é qualitativa, embora utilize dados do paradigma quantitativo, valendo-se dos seguintes instrumentos: análise documental, observação, questionários e entrevistas. Pretende-se ao final, concluir se a formação de docentes em serviço, contempla às modificações introduzidas por essa lei, viabilizando assim, a consecução da referida política de ações afirmativas. A metodologia compreende uma pesquisa de opinião (quantitativa) junto ao corpo docente, funcionários da Secretaria de Educação do Município de Queimados, situado na Baixada Fluminense – RJ, a fim de saber se ela aplica ou não, o previsto na atual LDBEN. E por fim, conhecer se a referida lei em estudo, modificou aquela sociedade. Ou seja, comparar o formalismo legal com a realidade social
Abstract: The dissertation addresses the City Policies of Educational Qualification for the Education of Ethnic-Racial Relationships in the School: The case of Queimados, which deals with the emblematic qualification of the teachers in service under Law 10.639 / 2003, which changed the LDBEN n 9394/1996. In this context, it is possible to verify that Brazil does not have a serious policy of social inclusion of the black ones. The indicators produced by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, through the National Program for Household Samples are full and unequivocal about the lack of participation of the black person on television media and the low self-esteem that he has in relation to his personal identity. Afro-Brazilian children must be proud of themselves, respect and learn to love and admire the color of their skin, their physical features, their hair, and so on. The quota policy becomes a measure that, besides expanding the labor market, contributes to new references for people, whether they are black or not. This way, the existing prejudice can be eliminated with the rescue of the self-esteem lost in the process of slavery, which continues until now, in the view of Brazilian society. The policy of affirmative action, which in recent years has been adopted in Brazil, at national, state and city levels, has been reduced to one of its instruments: the quota policy. These measures must be improved so that they do not become the instruments of their opponents, in affirming the prophecy of those who hope for their failure. It is worth noting that the Federal Constitution of 1988 made it possible to redress ethnic inequalities through one of its principles, equality. This research aims to identify how Law 10.639 / 2003, contributes to teachers formation, in order to reinforce racial equality policy, and it has even introduced changes in LDBEN. The methodology adopted is qualitative, although it uses data from the quantitative paradigm, using the following instruments: documentary analysis, observation, questionnaires and interviews. Finally, it is intended to conclude that the teacher training contemplates the modifications introduced by this law, thus enabling, the achievement of said affirmative action policy. The methodology includes an opinion survey (quantitative) with the teaching staff, employees from the Education Department of Queimados, located in Baixada Fluminense - RJ, in order to know whether or not it applies what is foreseen in the current LDBEN, in order to verify how students notice the influence of the mentioned law as changes in their lives; and therefore, to know if the present law modified that society, that is, to compare legal formalism to social reality.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13008
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Ozias Inocencio Ferreira.pdfOzias Inocencio Ferreira1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.