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Tipo do documento: Dissertação
Title: O saber Compartilhado na filosofia/cosmovisão Guarani Mbyá e a formação em educação ambiental
Other Titles: El saber compartilhado en la filosofia / cosmovisión Guarani Mbyá y la formación en educación ambiental
Authors: Gonçalves, Emerson José
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Monteiro, Aloísio Jorge de Jesus
Terceiro membro da banca: Pereira, Celso Sanchez
Keywords: Educação Ambiental;Processo Formativo;Guarani Mbyá;Outras Epistemologias;Educación Ambietnal;Proceso Formativo;Guarani Mbyá;Otras Epistemologías
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 31-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: GONÇALVES, Emerson José. O saber compartilhado na filosofia/cosmovisão Guarani MBYÁ e a formação em educação ambiental. 2017. 145 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017.
Abstract: A grave crise socioambiental instalada na sociedade moderna é um convite a reflexão crítica na busca por outros caminhos. Os povos originários são outros modos de vida que se constituíram muito antes da modernidade e que têm suas cosmovisões referenciadas pela centralidade na relação integrada entre os seres humanos e a natureza. Constatamos que a convivência com essas culturas tem muito a ensinar sobre relações sustentáveis com a natureza e que pode ser muito pedagógico para se considerar no processo formativo de Educação Ambiental. Nesse sentido, optamos por uma aproximação com a cultura do Povo Guarani Mbyá, para com objetivo geral da pesquisa compreendermos seus modos próprios de compartilhamentos de saberes e fazeres as novas gerações, na manutenção dos seus modos de vida sustentável. Percebemos e registramos elementos importantes para o processo formativo do Educador Ambiental e suas práxis. Elementos esses vivenciados em aldeia Guarani durante o período de campo, através do diálogo horizontalizado de saberes, ou seja, por meio de um aprendizado intercultural. Buscou-se assim valorizar e reconhecer as múltiplas e diversas epistemologias “outras” para enriquecer o processo formativo do educador ambiental. Privilegiamos a abordagem qualitativa, através de estudos de base etnográfica realizada na Aldeia Ará Rovy, localizada no distrito de Itaipuaçu, Município de Maricá – RJ, entre outubro de 2014 a maio de 2017. Em nossos resultados, identificamos e descrevemos dois elementos basilares desse jeito de ser e viver fundamentados no Mbyá Reko: o respeito e o cuidado com “outro”, no sentido ser humano-sociedade-natureza de forma integral/integrada na/com a natureza
Abstract: La grave crisis socioambiental instalada em la sociedade moderna es uma invitación a la reflexión crítica em la búsqueda de otros caminhos. Los Pueblos originales posúen otros modos de vida que se constituyeron mucho antes de la modernidade y que tienen sus cosmovisiones referenciadas por la centralidade en la relación integrada entre los seres humanos y la naturaliza. Encontramos que la convivência con estos culturass tiene mucho que enseñar sobre relaciones sostenibles conn la naturaliza y que puede ser muy pedagógica para el processo formativo de Educación Ambiental. En este sentido optamos por um acercamiento con la cultura del Pueblo Guarani Mbyá, para con objetivo general de la investigación compreender sus modos propios de compartir los saberes y hacer nuevas generaciones en el mantenimiento de sus modos de vida sostenible. Percibimos y registramos elementos para el processo formativo del Educador Ambiental y sus práxis. Elementos que se han vivido en la Aldea Guarani durante el período de campo, a través del diálogo horizontalizado de saberes, es decir, a través de um aprendizaje intercultural. Se busxó así valorar y conocer las múltiples y diversas epistemologias “otras” para enriquecer el processo formativo del educador ambiental. En los resultados, identificamos y describimos dos elementos básicos de esta manera, en los resultados de la encuesta, que se realizó enla ciudad de Itaipuaçu, Município de Maricá – RJ, entre octubre de 2014 a mayo de 2017. En nuestros resultados, identificamos y descobrimos dos elementos básicos de esa manera de ser e vivir fundamentados em el Mbyá Reko: el respeto y el cuidado com “otro”, em el sentido ser humano-sociedade-naturaleza de forma integral / integrada em la naturaleza
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13011
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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