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Tipo do documento: Dissertação
Title: Processos de ensino e aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências no AEE à luz da teoria histórico-cultural
Other Titles: Processes of teaching and learning of students with multiple deficiencies in the light of SES historical-cultural theory
Authors: Rocha, Maíra Gomes de Souza da
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Glat, Rosana
Terceiro membro da banca: Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
Keywords: Processos de ensino e aprendizagem;múltiplas deficiências;atendimento educacional especializado;tecnologias assistivas;formação de professores;Teaching and learning processes;multiple deficiencies;specialized educational service;assistive technology;teacher’s development
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 17-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ROCHA, Maíra Gomes de Souza da. Processos de ensino e aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências no AEE à luz da teoria histórico-cultural. 2014. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014.
Abstract: Este trabalho analisa processos e práticas para o desenvolvimento da aprendizagem de quatro alunos com múltiplas deficiências matriculados no atendimento educacional especializado (AEE). Está relacionado ao projeto “A escolarização de alunos com múltiplas deficiências em uma escola pública da Baixada Fluminense: formação de professores e processos de ensino e aprendizagem” (Edital FAPERJ N.º 31/2012) o qual integra a rede de pesquisa “A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem” (OBEDUC/CAPES). A investigação foi realizada em duas salas de recursos multifuncionais de uma escola pública do Município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Realizamos uma pesquisa qualitativa, baseada nos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação. Através desta metodologia, buscamos em conjunto com as professoras dos educandos participantes, alternativas para as dificuldades que foram identificadas, assim como oportunizar intervenções que contribuíssem para a formação e prática pedagógica com os referidos sujeitos atendidos no AEE. O trabalho de campo se desenvolveu através do acompanhamento semanal das práticas desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais, realizando, concomitantemente, encontros com as docentes para discussão sobre o que era observado bem como para estudo e aprofundamento teórico. Pertinente às ações pedagógicas, buscamos o entendimento de como as áreas de tecnologia assistiva e, a partir desta, da comunicação alternativa e ampliada poderiam ser utilizadas pelas professoras a fim de atender às necessidades educacionais de seus alunos e consequentemente beneficiar o desenvolvimento da aprendizagem e a aquisição de conceitos científicos. Realizamos a coleta de dados utilizando procedimentos como a observação participante (com registro em diário de campo), análise de vídeos (pautada na abordagem microgenética e utilizando como instrumento a filmagem) e entrevistas semiestruturadas com as professoras envolvidas. Como referencial teórico, empregamos a perspectiva histórico-cultural de Vigotski a fim de encontrar em seus conceitos, aportes para o andamento do trabalho e compreensão das especificidades do desenvolvimento destes alunos. Desta investigação emergiram como principais resultados: a) a complexidade do trabalho pedagógico com estudantes com deficiência múltipla no AEE; b) as potencialidades de aprendizagem que estes sujeitos apresentam; c) as possibilidades da utilização de recursos de tecnologias assistivas e da comunicação alternativa, funcionando como instrumentos de compensação em benefício dos processos de ensino e aprendizagem; d) a necessidade de investimentos na formação de professores para a atuação com alunos com este tipo de comprometimento no AEE; e) urgência de maior aproximação das políticas públicas de inclusão escolar da realidade dos educandos em questão. Ao final do trabalho fizemos considerações sobre o alcance dos objetivos elencados e também trouxemos reflexões e propostas a respeito da escolaridade de alunos que apresentam múltiplas deficiências.
Abstract: This work examines processes and practices for the development of learning four students with multiple disabilities enrolled in specialized educational services (SES). Is related to the project "The schooling of students with multiple disabilities in a public school in the Baixada Fluminense training of teachers and the teaching and learning" (FAPERJ Notice No. 31/2012) which integrates the research network "Schooling students with intellectual disabilities: policies, processes and cognitive assessment of learning" (OBEDUC/CAPES). The research was conducted in two multi-functional features of a public school in the city of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. We conducted a qualitative research, based on the methodological assumptions of action research. Through this methodology, we seek together with the teachers of the participating students, alternatives to the difficulties that have been identified, as well as interventions that create opportunities to contribute to the training and teaching practice with those subjects treated at SES. The fieldwork was developed through weekly monitoring of practices developed in the multi-functional resources room, performing concomitant meetings with teachers to discuss what was observed as well as study and theoretical development. Relevant to educational activities, we seek to understand how the areas of assistive technology and, from this, augmentative and alternative communication could be used by teachers to meet the educational needs of their students and consequently benefit the development of learning and acquisition scientific concepts. We collected data using procedures such as participant observation (with journaling field), video analysis (aimed at micro-genetic approach and using the footage as a tool) and semi-structured interviews with the teachers involved. As a theoretical framework, we use the historical-cultural perspective of Vygotsky to find in their concepts, contributions to the progress of the work and understanding the specifics of the development of these students. This investigation have emerged as key results: a) the complexity of the pedagogical work with students with multiple deficiencies in SES; b) the potential for learning these subjects present; c) the possibilities of using resources of assistive technologies and alternative communication, working as instruments of compensation in benefit of the teaching and learning processes; d) the need to invest in teachers development for the work with students with this type of involvement in SES; e) urgency of closer ties between public policies of inclusion to the reality of the students observed. At the end of the work we made considerations about the reach of the listed goals and also brought ideas and proposals regarding schooling of the pupils who have multiple deficiencies.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13013
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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