Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13032
Tipo do documento: Dissertação
Title: Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO – um estudo de caso
Authors: Silva, Fernanda Maria da
Orientador(a): Carvalho, Carlos Roberto de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Costa, Affonso Vieira da
Terceiro membro da banca: Nascimento, Alexandre do
Quarto membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Keywords: negro intelectual;discriminação racial;educação superior;intelectual negro;racial discrimination;highereducation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-May-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Fernanda Maria da. Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO - um estudo de caso. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu-RJ, 2015.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as relações raciais no Brasil a partir de olhares de negros intelectuais membros do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO). Traz como referencial teórico Bakhtin, Foucault e Santos, bem como outros autores que também contribuíram substancialmente para a construção desse trabalho. A metodologia empregada foi a da maiêutica socrática que assume que nada sabe, para só então, estar em condições de buscar o conhecimento, pois só podemos aprender aquilo que ainda não sabemos
Abstract: This research has the purpose to reflect about the racial relationships in Brazil from intelectual negro looks who are members of LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros). It brings as theoretic referencial Bakhtin, Foucault and Santos, such as other authors who also have contributed to the making of this work. The methodology used was the maieutic socratic which assumes that knows nothing, to only then, be in conditions to search the knowledge, for we can only learn what we still don't know
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13032
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Fernanda Maria da Silva.pdfFernanda Maria da Silva934.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.