Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13039
Tipo do documento: Dissertação
Title: Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso?
Other Titles: Pedagogical concerns and professional development in physical education: step or mismatch?
Authors: Costa, Bruno de Oliveira
Orientador(a): Santos, José Henrique dos
Primeiro membro da banca: Santos, José Henrique dos
Segundo membro da banca: Farias, Gelcemar de Oliveira
Terceiro membro da banca: Pereira, Sissi Aparecida Martins
Keywords: desenvolvimento profissional;preocupações pedagógicas;educação física;professional development;pedagogical concerns;physical education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: COSTA, Bruno de Oliveira. Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso? 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Abstract: O pensamento e a ação resultam da interação das distintas experiências profissionais vivenciadas ao longo da carreira docente dos professores e o contexto em que trabalham. Os conhecimentos e competências dos professores confrontados com as demandas de contexto do ensino geram diferenciados níveis de preocupações. O objetivo central deste estudo foi verificar se existe correspondência entre as preocupações pedagógicas manifestadas pelos professores de educação física e os estágios de desenvolvimento profissional. A pesquisa é descritiva e foi realizada em duas fases. A fase extensiva de caráter quantitativo e a fase intensiva de caráter qualitativo. A amostra da fase extensiva é composta de 254 professores de educação física do município do Rio de Janeiro. Desta amostra selecionou-se oito professores para compor a amostra da fase intensiva, consoante com a fase da carreira. O instrumento utilizado na fase extensiva foi o Teachers Concerns Questionnaire – Physical Education (TCQ-PE, MCBRIDE, 1998), composto de 15 assertivas que classifica as preocupações dos professores nas categorias consigo, com a tarefa e com o impacto. Na fase intensiva, o instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada com questões baseadas nas categorias de preocupações da teoria de Fuller (1969) e que constam do TCQ-PE. O tratamento dos dados da fase extensiva deu-se mediante estatística descritiva, destacando-se valores de média e desvio padrão das preocupações dos professores de educação física. As entrevistas da fase intensiva da pesquisa foram transcritas e a análise das transcrições foi realizada mediante análise de conteúdo. Os resultados apontam que as preocupações com o impacto foram predominantes em todas as fases da carreira, exceto na fase de desinvestimento que apresentou maiores valores com a tarefa. Observou-se também que os escores das categorias de preocupações com a tarefa e com o impacto se mantiveram estáveis entre as fases da carreira, enquanto as preocupações consigo mostraram leve decréscimo. Quanto a relação entre as preocupações dos professores e as fases da carreira identificou-se que há uma tendência de correspondência entre as preocupações relatadas pelos professores e a fase em que se encontravam na carreira, exceto um caso da fase de diversificação. Dessa forma, foi verificada correspondência parcial entre preocupações dos professores e as fases de desenvolvimento profissional, apesar de verificar-se comunalidades e interações estabelecidas conforme os professores avançam na carreira docente.
Abstract: Thought and action are the result of interactions and professional experiences along teachers’ careers. The knowledge and skills of teachers towards teaching context lead to different levels of concerns. The objective of this study was to investigate the relationship between pedagogical concerns of physical education teachers and the stages of professional development. This research is descriptive and was conducted in two phases. The first phase involved the application of Teachers Concerns Questionnaire - Physical Education (TCQ-PE, MCBRIDE, 1998) to 254 physical education teachers from education municipality of Rio de Janeiro, to identify their pedagogical concerns. The TCQ-P, (McBride, 1998), consists of 15 assertions that characterizes teachers' concerns into categories self, task and impact. In the second phase were selected eight teachers according to the stage they were at in their careers. These teachers were interviewed in order to know if their pedagogical concerns corresponded to the stage where they were in the teaching career. Data analysis in the first phase was quantitative and descriptive, while in the second phase proceeded content analysis of the transcribed interviews. The results show the predominance of concerns about the impact at all career stages, except those teachers of disinvestment phase that were more concerned with the task. Concerns about task and the impact were stable between career stages, while there was a slight decrease of self concerns when teachers progressed in his career. There was a tendency of teachers' concerns correspond with career stages, except the case a teacher in the diversification phase. Thus, partial match was found between teachers concerns and stages of professional development, despite commonalities and interactions established as teachers advance the teaching profession.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13039
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Bruno de Oliveira Costa.pdfDocumento principal960.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.