Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13045
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorXavier, Cristina
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:05Z-
dc.date.issued2019-08-28
dc.identifier.citationXAVIER, Cristina. Educação do campo e memória coletiva - movimentos sociais na luta pela terra no município de Japeri/RJ. 2019. 253 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13045-
dc.description.abstractA investigação teve como objeto, o estudo dos movimentos de luta pela terra nas regiões de Rio d'Ouro e Santo Antônio, Japeri/RJ, entre os anos de 1940 e 1970, propondo-se estudar a relação entre esses movimentos sociais e seus possíveis impactos sobre as ações pedagógicas das escolas rurais ao longo do tempo. A problemática aventada foi: é possível perceber a presença da memória das lutas pela terra travadas em Rio d‟Ouro e Santo Antônio nas práticas escolares das escolas municipais dessas regiões? Propondo pensar a Educação do Campo como um instrumento viável de construção da memória coletiva, seus objetivos específicos foram: conhecer esses movimentos sociais; compreender e analisar a Educação do Campo como possibilidade de construção da memória, bem como conhecer e examinar as práticas político-pedagógicas desenvolvidas pelas escolas municipais rurais. Para alcançar o escopo pretendido, construiu-se o caminho fundamentado em três etapas: Movimentos Sociais na Luta pela Terra, Memória Coletiva e Educação do Campo. Pesquisa de caráter quantitativo, agregando elementos das pesquisas bibliodocumentais e desenvolvida, metodologicamente, na perspectiva da observação participante. Teoricamente dialogou com Paulo Freire e Antonio Gramsci no seu arcabouço geral. Como estratégias, utilizou-se a pesquisa bibliográfica; a análise documental; o uso de fontes orais - depoimentos; entrevistas estruturadas e semiestruturadas; visitas às escolas e a coleta e análise de dados estatísticos de instituições oficiais sobre a educação deste município. Com relação às lutas pela terra, a pesquisa apurou que houve diferentes direcionamentos que se adequaram às realidades de cada região. Em Rio d‟Ouro, pautado na criação de gado bovino, a investigação considerou que houve apossamento de diversas formas – posse, trocas, vendas - das terras por grupos heterogêneos de pessoas sem, contudo, caracterizar um movimento social. Em Santo Antônio, diferentemente, os camponeses se organizaram numa associação que serviu de apoio à luta pela posse da terra entre posseiros, grileiros e pretensos proprietários. No tocante às escolas municipais da região, foram detectadas dificuldades por parte dos gestores e docentes em entender e promover ações pedagógicas que remetam à memória da região e as lutas pela terra no período pesquisado. O estudo avaliou que as dificuldades foram provocadas, em parte, pelas mudanças ocorridas com a municipalização da Escola Estadual Rio d‟Ouro em 2012 que afetaram a Escola Municipal Santo Antônio e ocasionaram na chegada de profissionais sem vínculos com a região. Colaborou para esse contexto o „apagamento‟ da memória da comunidade local.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectMemória coletivapor
dc.subjectEducação.por
dc.subjectJaperipor
dc.subjectSocial movementseng
dc.subjectField educationeng
dc.subjectCollective memoryeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleEducação do campo e memória coletiva - movimentos sociais na luta pela terra no município de Japeri/RJpor
dc.title.alternativeThe education of the field and collective memory - social movements in the struggle for the land in Japeri/RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe object of the investigation was the study of the land struggle movements in the Rio d'Ouro and Santo Antônio, Japeri/RJ regions between 1940 and 1970 years, it proposes to study the relationship between these social movements and their possible impacts on the pedagogical actions of rural schools over time. The problematic issue was: it is possible to perceive the presence of the memory of the earth fights fought in Rio d‟Ouro and Santo Antônio in the school practices of the municipal schools of these regions? Proposing to think of Rural Education as a viable instrument of collective memory construction their specific goals were know these social movements, understand and analyze Rural Education as a possibility of memory construction as well as know and examine the political-pedagogical practices developed by the rural municipal schools. To achieve the intended scope the threestage path was built: Social Movements in the Struggle for the Earth, Collective Memory and Field Education. Quantitative research, adding elements of bibliodocumentary research and developed methodologically, from the perspective of participant observation. Theoretically dialogued with Paulo Freire and Antonio Gramsci in your overall framework. As strategies bibliographic search was used; document analysis; the use of oral sources; evidence; structured and semi-structured interviews; visits to schools and the collection and analysis of statistical data from official institutions on education of this municipality. Regarding land struggles, the survey found that there were different directions that fit the realities of each region in Rio d'Ouro based on cattle breeding, the investigation found that there were takeover in various ways - ownership, exchanges, sales - by heterogeneous groups of people without, however, characterizing a social movement. In Santo Antônio, differently, the peasants organized themselves into an association that supported the struggle for land tenure between squatters, land grabbers and would-be landowners. With regard to municipal schools in the region, difficulties were detected by managers and teachers in understanding and promoting pedagogical actions that refer to the memory of the region and the struggles for land in the researched period. The study assessed that the difficulties were caused, in part, by the changes that occurred with the municipalization of Rio d'Ouro State School in 2012 that affected the Santo Antônio Municipal School and caused the arrival of professionals without ties to the region. Contributed to this context the 'erasure' of the memory of the local community.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4327254675362662
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee1ID012.549.947-77por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee2Santos, Rafael dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675436220106878por
dc.contributor.referee3Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.creator.ID781.194.727-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4327254675362662por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.references1 FONTES ORAIS Narrador A - Nasceu na década de 1930 em Rio d‟Ouro, na subida da serra de Tinguá onde foram construídos os reservatórios de água no período imperial. Trabalhou na CEDAE. Narrador B - Nasceu em Rio d‟Ouro na década de 1960 e sua família chegou nessa localidade na década de 1950, depois da família ter morado em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro e do pai ter trabalhado numa carvoaria na serra de Adrianópolis, bairro vizinho a Rio d‟Ouro. A família e originária de Miguel Pereira (RJ) onde nasceram seus outros irmãos. É professor da rede pública municipal de Japeri. Narrador C - Como a maioria dos posseiros, veio de Itaperuna (RJ) para Santo Antônio com sua família, ainda menino, no final dos anos de 1950, onde o pai era lavrador. A família primeiramente morou num sítio em Aljezur, bairro vizinho a Santo Antônio, onde já morava uma irmã de seu pai. Depois se deslocaram para Santo Antônio, onde o pai foi trabalhar como caseiro em um sítio, que mais tarde foi adquirido pela família estando até hoje de posse dele. Narrador D - Nasceu em Rio d‟Ouro próximo ao desvio da EFRD que seguia em direção ao Complexo do Reservatório de Água e tem em torno de 60 anos. Morou durante anos nas casas do Complexo do Reservatório de Água. Narrador E – Nasceu no Espírito Santo e depois a família mudou-se para a região de Vila de Santa Cruz, em Magé / RJ, onde trabalharam como colonos. Aos catorze anos vem para a capital do estado trabalhar na casa dos donos da fazenda em Macaé. Por volta de 1959, ele e o restante da família chegam a Santo Antônio, ocupando terras na antiga fazenda Limeira. Seus relatos foram informais. Narrador F - Nasceu em São Fidélis. Já adulto e com família, mudou-se para Cambuci. Depois foi para Itaperuna, chegando a Santo Antônio em fins dos anos de 1950. Era lavrador. Exerceu influência entre os camponeses tornando-se, em 1960, presidente da Associação dos Lavradores de Santo Antônio. Em 2001, aos 86 anos, concedeu uma entrevista ao Narrador G, aqui transcrita. Narrador G - Veio de Silva Jardim com a família, onde atuou como educador nas fazendas, embora formalmente não seja habilitado. Estudou na Ordem franciscana Instituição Cristã Fioretti, ligada a Diocese de Nova Iguaçu, tendo sido instruído pelo Bispo Dom Adriano Hipólito. A mando deste, chega a Rio d‟Ouro em junho de 1977. No ano seguinte vai para Santo Antônio com a tarefa de iniciar os Círculos Bíblicos e Celebração da Palavra, formando um grupo para a Catequese. É dele a gravação de uma entrevista concedida pelo Narrador F e transcrita nessa dissertação. 2 FONTES MANUSCRITAS DIGITALIZADAS 176 ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). Acervos Digitalizados. Registro Paroquial de Terras (1854/1857). Freguesias da Vila de Iguaçu. Santo Antonio de Jacotinga, Livro 36 – 1854 até 1857, fls. 55-56. Disponíveis em: http://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=REG_TERRA3. Acesso em: 22 nov. 2017. ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). Acervos Digitalizados. Registro Paroquial de Terras (1854/1857). Freguesias da Vila de Iguaçu. Iguaçu, Livro 35 - 1855 até 1859, fls. 31-32. Disponíveis em: http://www.docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=REG_TERRA3. Acesso em: 22 nov. 2017. ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). Acervos Digitalizados. Registro Paroquial de Terras (1856/1857). Vila de Vassouras. Sacra Família de Tinguá, Livro 75 - 1856 até 1857, fls. 50-51. Disponíveis em: http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=REG_TERRA3&PagFis=3919. Acesso em: 22 nov. 2017. 3 FONTES IMPRESSAS Nova Iguaçú – Ótimas terras para grandes industrias, sítios, granjas e fazendas de criação. Anúncio. Jornal Correio da Manhã, Rio de Janeiro, Edição 16.150, 29/06/1947, p. 18. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/089842/per089842_1947_16150.pdf. Acesso em: 02 jul. 2018. Donos de terras alheias. Jornal A Noite, Rio de Janeiro, Edição 13.368, 23/12/1949, p. 1ª e 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/348970/per348970_1949_13368.pdf. Acesso em 02 jul. 2018. Donos de terras alheias. Jornal A Noite, Rio de Janeiro, Edição 13.415, 16/02/1950, p. 7 e 14. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/348970/per348970_1950_13415.pdf, Acesso em 02 jul. 2018. Depois do Crime desapareceram os intrusos da Fazenda Santo Antonio. Jornal Última Hora, Rio de Janeiro, Edição 00040, 27/07/1951, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20196&pesq=. Acesso em: 03 out. 2018. Dezenas de suspeitos em Nova Iguaçú. Jornal Correio da Manhã, Rio de Janeiro, Edição 17904, 1º/08/1951, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/089842/per089842_1951_17904.pdf. Acesso em: 02 jul. 2018. Guerra aberta dos rebeldes da Rio Douro. Depois do assassinato de João Tenorio querem matar também o administrador das propriedades dos Guinle. Jornal Diário da Noite, Rio de 177 Janeiro, Edição 05148, 20/08/1951, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=221961_03&pasta=ano%20195&pesq=. Acesso em: 02 jul. 2018. O Govêrno patrocina o “grilo”. Jornal Imprensa Popular, Rio de Janeiro, Edição 01.263, 30/07/1954, p, 1ª e 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/108081/per108081_1954_01263.pdf. Acesso em: 02 jul. 2018. Centenas de lavradores ameaçados de morte. Jornal A Noite, Rio de Janeiro, Edição 15.354, 02/07/1956, p. 1ª e 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/348970/per348970_1956_15354.pdf, Acesso em 02 jul. 2018. Com a ajuda dos operários os lavradores fluminenses preparam sua Conferência. Jornal Novos Rumos, Rio de Janeiro, ano I, nº 26, 21 a 27/08/1959, p. 5. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/tematica/jornais/novos/pdf/per122831_1959_00026.pdf. Acesso em 19 set. 2018. MENDES, Jairo. Lavradores de Pedra Lisa. Jornal Última Hora (RJ), Rio de Janeiro, Edição 00528, 28/03/1961, p. 4, 2º caderno. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20196. Acesso em 03 out. 2018. Atos. Exoneração. Jornal Última Hora (RJ), Rio de Janeiro, Edição 00595, 10/07/1961, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=386030&pasta=ano%20196. Acesso em 03 out. 2018. HILL, Maurício. Grileiros cruzam a fronteira do crime e decretam morte para líder camponês. Série de reportagens A revolta dos “Jecas-Tatus” (VI). Jornal Última Hora (RJ), Rio de Janeiro, Edição 00754, 13/01/1962, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=386030&PagFis=58776&Pesq=pedra %20lisa. Acesso em: 03 out. 2018. Padre Carvalho. Jornal O Fluminense, Edição 21980, 12/07/1964, p. 6, 3º caderno. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=100439_10&pasta=ano%20196&pesq=. Acesso em 03 out. 2018. Criado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Diocese de Nova Iguaçu. Informativo, n. 1, set./ 1979, p. 9-10. Camponeses ameaçados de morte. Jornal de Hoje, Nova Iguaçu, ano XVI, nº 3.617, 05/12/1987, p. 1ª e 5. 4 BIBLIOGRAFIA 178 ALLOFS, Daniel Batista. Onze prefeitos em onze anos: O Campo Político iguaçuano nas páginas do Correio da Lavoura (1964-1975), 2014. 169f. Dissertação (Mestrado em História) – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2014. ALGEBAILE, Eveline Bertino. Escola pública e pobreza no Brasil: expansão escolar e formação da escola dos pobres no Brasil, 2004. 278f. Tese (Doutorado em Educação) – UFF, Niterói / Rio de Janeiro, 2004. ALVES, José Cláudio Souza. Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias, RJ: APPH, CLIO, 2003. ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves. ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida; MARTINS, A. A. (Orgs.). Territórios educativos na Educação do Campo: Escola, Comunidade e Movimentos Sociais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2012. (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 5) ANDRADE, Marcelo. C. As tentativas de organização das massas rurais – As Ligas Camponesas e a sindicalização dos trabalhadores do campo (1963), In: WELCH, Clifford Andrew; MALAGODI, Edgard; CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa; WANDERLEY, Maria Nazareth Baudel. (Orgs.). Camponeses brasileiros: leituras e interpretações clássicas, v.1. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. (História social do campesinato brasileiro), p. 73-85. Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wp-content/uploads/2014/03/CamponesesBrasileiros-vol-1-NEAD.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017. ARBAROTTI , Alexsandro Elias. Encontros e desencontros nos assentamentos de reforma agrária: estudo sociológico sobre gerações e identidades, 2014. 169f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – UFSCar, São Carlos, SP. ARQUIVO LYNDOLPHO SILVA. Disponível em: www.ufrrj.br/cpda/als. Acesso em: 4 mar. 2017. ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: NEAD, 1999. (Coleção Por uma Educação do Campo, v. 2) ARROYO, Miguel Gonzalez. Apresentação, In: SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. 2. ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2012. BAPTISTA, Maria Margarida Mascarenhas. Habitus e ethos: tempo e espaço em exames de Português. 2012. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação Análise e Intervenção em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2012. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/7857. Acesso em: 28 dez.2018. BARROS, Luitgarde Cavalcanti. Luitgarde Cavalcanti Barros: depoimento sobre Tenório Cavalcanti. Entrevista concedida a Claudio Souza e Silva, In: BARROS, Luitgarde Cavalcanti. Intratextos, Rio de Janeiro. v. 2, n. 1, pp. 1 – 19, 2010. 179 DOI: https://doi.org/10.12957/intratextos.2010.1756. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/intratextos/article/view/1756. Acesso em: 03 abr. 2019. BASTOS, Gabriel Souza. Conflitos de terra em Nova Iguaçu: uma análise a partir do caso de Pedra Lisa. Disponível em: https://www.google.com/search?rlz=1C1GGRV_ptPTBR798BR798&ei=90o1XPmCDMyCwgSS87_oCA&q=conflitos+de+terra+em+nova+igu a%C3%A7u+gabriel&oq=conflitos+de+terra+em+nova+igua%C3%A7u+gabriel&gs_l=psyab.3..33i160l2.13454.25080..26103...0.0..1.576.9720.0j25j6j5j3j2......0....1..gwswiz.......0j0i71j0i67j0i131j0i131i67j0i3j0i22i30j33i22i29i30.8Qxq8_TG4AM#. Acesso em: 04 de jun.2017. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. 3. ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 1994. BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. BOURDIEU, Pierre. Uma invitación a la sociologia reflexiva / Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant. 1. ed. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2005, p. 147-172. BOURDIEU, Pierre. O campo político. In: Revista Brasileira de Ciências Políticas [online]. Brasília, n. 5, p. 194-216, jan./jul. 2011. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-33522011000100008. Acesso em: 28 dez. 2018. BRAGA, José Sérgio. Roberto Silveira: a pedra e o fogo. Niterói, RJ: Casa Jorge Editorial, 2003. BRANDÃO, Zaia. Operando com conceitos: com e para além de Bourdieu. In: Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, v.36, n.1, p. 227-242, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517- 97022010000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 dez. 2018. BRASIL. Diário Oficial da União. Publicações. Companhia Fazendas Reunidas Normandia. Escriptura Pública Preliminar de Constituição da Sociedade denominada Companhia Fazendas Reunidas Normandia. Ano LXVI , N. 176, Seção 1, 27 de julho de 1927, p. 16.504 – 16.508, Rio de Janeiro, DF. BRASIL. Diário Oficial da União. Publicações. Companhia de Expansão Territorial. Ata da Oitava Assembléia Geral Ordinária realizada na sede social, em cinco de maio de mil novecentos e trinta e um. Ano LXX, N. 221, Seção 1, 19 de setembro de 1931, p. 14.879- 14.880. BRASIL. Diário Oficial da União. Ministério da Agricultura. Departamento Nacional da Produção Vegetal. Divisão de Terras e Colonização. Processo DTC 6370/49 – SC 49270/49. Ano LXXXIX, N. 81, Seção 1, dez de abril de mil novecentos e cinquenta, p. 5.291. 180 BRASIL. Diário Oficial da União. Publicações. Companhia Fazendas Reunidas Normândia. Relatório da Diretoria Referente ao Exercício de 1941. Ano LXXXI, N. 77, Seção 1, 02/04/1942, p. 5.429-5.430. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 05 set.2016. BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)]. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso em 05 de ago.2016. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI. Guia PNLD Campo 2016 Educação no Campo - Ensino Fundamental Anos Iniciais. Brasília, 2015. Disponível em : http://www.fnde.gov.br/centraisde-conteudos/publicacoes/category/125-guias?download=9480:pnld-campo-2016-guia. Acesso em 02 ago.2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Brasília: SECADI, 2012. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educ_campo.pdf. Acesso em 20 de abr.2017. BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-denovembro-de-2010/file. acesso em: 20 de abr.2017. BRASIL. IBGE. Anuário Geográfico do Estado do Rio de Janeiro, nº 5, ano 1952. BRASIL. IBGE. Anuário Geográfico do Estado do Rio de Janeiro, nº 16, ano 1964/1965. BRITO, Ricardo José Braga Amaral de. Ocupação de terra e resistência em tempos de ditadura: o caso da Fazenda São José da Boa Morte, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Trabalho apresentado no XXXI Congreso ALAS – Uruguay 2017. Disponível em: http://alas2017.easyplanners.info/opc/tl/3747_ricardo_brito.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019. CALDART, Roseli Salete; PALUDO, Conceição; DOLL, Johannes. (Orgs.). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília: PRONERA : NEAD, 2006. CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. 2. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 181 CARVALHO, Horácio Martins de. O campesinato contemporâneo como modo de produção e como classe social. Disponível em: www.landaction.org/IMG/rtf/Os-limites-daresistencia-social-camponesa.rtf. Acesso em: 02 mar. 2018. CORRÊA, Elisa F.; MACEDO, Marcelo Ernandez. Zé Pureza e a reforma agrária no Rio de Janeiro do pré-64, In: Estud. Soc. Agric., Rio de Janeiro, vol. 15, no. 2, 2007, p. 368-392. CUNHA, Paulo Ribeiro da. Trombas: um ensaio revolucionário, In: FERNANDES, Bernardo Mançano; MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de; PAULILO, Maria Ignez. (Orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas, v. 1: campesinato como sujeito político nas décadas de 1950 a 1980. São Paulo: Editora UNESP. Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. (História social do campesinato brasileiro), p. 57-70. ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Decreto nº 6.081 de 23 de junho de 1958. Declaração de utilidade pública para efeito de desapropriação e para fins da colonização agrícola, as terras de propriedade particular das antigas fazendas da Limeira e Santo Antônio do Mato situadas no 6º Distrito do Município de Nova Iguaçú. FADEL, Simone. Meio ambiente, saneamento e engenharia no Império e na Primeira República. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. FADEL, Simone. História ambiental e Baixada Fluminense: uma aproximação a partir da relação entre engenheiros, meio ambiente e saneamento, In: Revista Pilares da História. Duque de Caxias e Baixada Fluminense, ano 9, nº. 10, mai. 2010, p. 7-13. FERREIRA, Marieta de Moraes (Coord.). João Goulart: entre a memória e a história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 57-77. FERNANDES, Bernardo Mançano. A formação do MST no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=bibliotlt&pagfis=4420. Acesso em: 11 de nov. 2017. FERNANDES, Bernardo Mançano. MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de.; PAULILO, Maria Ignez. (Orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas, v. 1: campesinato como sujeito político nas décadas de 1950 a 1980. São Paulo: Editora UNESP. Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. FONTANA, Joseph. História: análise do passado e projeto social. Bauru - SP: EDUSC, 1998. FRANK, André Gunder; FUENTES, Marta. Dez teses acerca dos movimentos sociais. Tradução de Suely Bastos, In: Lua Nova: Revista de Cultura e Política, No.17, São Paulo, Jun. 1989, p. 19-48. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451989000200003. FREIRE, Paulo. Educação e mudança / tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Coleção Educação e Comunicação, vol. 1) 182 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998. (Coleção Leitura) GEIGER, Pedro Pinchas. Loteamento na Baixada da Guanabara, In: Estudos para a recuperação econômica da Baixada Fluminense, Anuário Geográfico do Estado do Rio de Janeiro, nº 5, 1952, p. 95-110. GEIGER, Pedro Pinchas; SANTOS, Ruth Lyra. Notas sobre a evolução da ocupação humana na Baixada Fluminense, In: Revista Brasileira de Geografia, Ano XVI, nº 3, julho-setembro de 1954, p. 3-24. GEIGER, Pedro Pinchas; Mesquita, Myriam Gomes Coelho. Estudos rurais da Baixada Fluminense. Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1956, Apud: GRYNSZPAN, Mario. Luta pela terra e identidades sociais, In: História, Ciências, Saúde. Manguinhos, vol. V (suplemento), 255-272 julho 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 59701998000400014&lng=en&nrm=iso&tlng=PT. Acesso em: 04 dez.2017. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Orgs.). Métodos de Pesquisa / coordenado pela Universidade Aberta do Brasil –UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GHEDIN, Evandro; FRANCO, MARIA AMELIA SANTORO. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. – (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos / coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta). GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2016. GOHN, Maria da Glória. Teoria dos Movimentos Sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997. GOHN, Maria da Glória; BRINGEL, Breno. M. (Orgs.). Movimentos sociais na era global. 7. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. GRYNSZPAN, Mario. Mobilização camponesa e competição política no estado do Rio de Janeiro (1950-1964). 1987. 392f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFRJ, Rio de Janeiro. v. 1,2. Disponível em: http://nmspp.net.br/arquivos/para_leitura/conflitos_no_campo_no_rj/Mobilizacao%20campon esa%20e%20competicao%20politica%20no%20estado%20do%20Rio%20de%20Janeiro%20 1950-1964.pdf Acesso em: 03 abr. 2017. GRYNSZPAN, Mario. (Coord.). Levantamento histórico dos conflitos de terra no estado do Rio de Janeiro (1950-1990). Rio de Janeiro: Seaf, 1990. 183 GRYNSZPAN, Mário. O período Jango e a questão agrária: luta política e afirmação de novos atores, In: FERREIRA, Marieta de Moraes (Coord.). João Goulart: entre a memória e a história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, p. 57-77. GRYNSZPAN, Mario. Ação política e atores sociais: posseiros, grileiros e a luta pela terra na Baixada Fluminense, In: FERNANDES, Bernardo Mançano; MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de; PAULILO, Maria Ignez. (Orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas, v. 1: campesinato como sujeito político nas décadas de 1950 a 1980. São Paulo: Editora UNESP. Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. (História social do campesinato brasileiro), p. 35-55. GRYNSZPAN, Mário. Os Idiomas da Patronagem: um estudo da trajetória de Tenório Cavalcanti, In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.5, n.14, 1990, p.73-90. Disponível em: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_14/rbcs14_07.htm. Acesso em: 25 jan. 2019. GRYNSZPAN, Mario. Luta pela terra e identidades sociais, In: História, Ciências, Saúde. Manguinhos, vol. V (suplemento), 255-272 julho 1998. http://dx.doi.org/10.1590/S0104- 59701998000400014. Acesso em: 04 dez.2017. GRZYBOWSKI, Candido. Caminhos e descaminhos dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1987; Petrópolis, RJ: Vozes, 1990. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva / Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003. IANNI, Otávio. A utopia camponesa, In: WELCH, Clifford Andrew; MALAGODI, Edgard; CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa; WANDERLEY, Maria Nazareth Baudel. (Orgs.). Camponeses brasileiros: leituras e interpretações clássicas, v.1. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. (História social do campesinato brasileiro), p. 135-144. Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wpcontent/uploads/2014/03/Camponeses-Brasileiros-vol-1-NEAD.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017. JULIÃO, Francisco. Que são as Ligas Camponesas? (1962), In: WELCH, Clifford Andrew; MALAGODI, Edgard; CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa; WANDERLEY, Maria Nazareth Baudel. (Orgs.). Camponeses brasileiros: leituras e interpretações clássicas, v.1. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009. (História social do campesinato brasileiro), p. 271-297. Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wp-content/uploads/2014/03/Camponeses-Brasileiros-vol-1- NEAD.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017. JOURDAIN, Anne; NAULIN, Sidonie. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos. Direção de François Singly; tradução de Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. (Coleção Sociologia: Pontos de Referência). MACHADO, Rubens Mota. As transformações nas terras do Morgado de Marapicú: Um olhar sobre o caso das disputas na Fazenda do Sapê. Anais do XVII Encontro de História 184 da Anpuh-Rio, 2016. Disponível em: http://www.encontro2016.rj.anpuh.org/resources/anais/42/1471227167_ARQUIVO_Rubensd aMotaMachado.pdf. Acesso em 20 mai. 2017. MARQUES, Alexandre dos Santos. Centro de memória: caminhos e descaminhos na produção da história da Baixada Fluminense. Revista Pilares da História. Textos sobre a História de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense, Duque de Caxias, a. 1, n. 01, p. 79- 93, out./nov./dez. 2002. MARQUES, Alexandre dos Santos. Baixada Fluminense: da conceituação às problemáticas sociais contemporâneas, In: Revista Pilares da História. Textos sobre a História de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense, Duque de Caxias, ano 4, n. 06, p. 7-16, abr. 2006. MARQUES, Marta Inez Medeiros. A atualidade do uso do conceito de camponês, In: Revista NERA, Presidente Prudente, Ano 11, nº. 12, pp. 57-67, Jan.-jun./2008. Disponível em: http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1399-4032-1-PB.pdf. Acesso em: 08 dez. 2018. MARIN, Joel Orlando Bevilaqua. Infância camponesa: processos de socialização, In: In: NEVES, Delma Pessanha. (Org.) Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil, v. 2: formas dirigidas de constituição do campesinato. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009 (História social do campesinato brasileiro), p. 113-134. Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wpcontent/uploads/2014/03/Proccampesinatovol2.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017. MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989. Disponível em: http://nmspp.net.br/arquivos/para_leitura/movimentos_sociais_rurais/Historia%20dos%20Mo vimentos%20Sociais%20no%20Campo.pdf. Acesso em 03 mar.2017. MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de. As novas faces do rural e a luta por terra no Brasil Contemporâneo, In: Nômadas (Col), nº. 20, 2004, p. 210-218. Disponível em: http://nomadas.ucentral.edu.co/index.php/29-produccion-de-conocimiento-hegemonia-ysubalternidad-nomadas-20/430-as-novas-faces-do-rural-e-a-luta-por-terra-no-brasilcontemporaneo. Acesso em: 03 mar.2017. MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de. Enxadas e foices na luta pela terra. Revista Rio Pesquisa, Memória, Rio de Janeiro, a. 8, n. 33, p. 8-12, s/d. Disponível em: http://www.faperj.br/downloads/memoria.pdf. Acesso em 23 abr.2017. MEDEIROS, Leonilde Sérvolo. (coord.) Conflitos por terra e repressão no campo no Estado do Rio de Janeiro (1946-1988). Relatório final. Rio de Janeiro: CEV-Rio, 2015. www.cevrio.org.br/projetosfaperj. MELUCCI, Alberto. Um objetivo para os movimentos sociais? Tradução de Suely Bastos, In: Revista Lua Nova, nº 17, São Paulo, jun. 1989, p. 49-66. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451989000200004. Acesso em: 05 de jul. 2017. 46 . 185 MENDONÇA, Sonia Regina de. Estado e Educação Rural no Brasil: Alguns Escritos. Niterói/Rio de Janeiro: Vício de Leitura/FAPERJ, 2007. MENDONÇA, Sonia Regina de. Ensino Agrícola e Influência Norte-Americana no Brasil (1945-1961), In: Revista Tempo, vol. 15, nº 29, p. 139 - 165. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v15n29/06.pdf. Acesso em 03 dez. 2018. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social, Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MOLINA, Mônica Castanha; BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. MOLINA, Mônica Castanha. Prefácio. In: CALDART, Roseli Salete; PALUDO, Conceição; DOLL, Johannes. (Orgs.). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília: PRONERA: NEAD, 2006. MOLINA, Mônica Castanha; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do Campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.2, p.220-253, jul./dez.2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/5252/3689. Acesso em 03 de dez. 2017. MONASTA, Antônio. Antonio Gramsci / tradução: Paolo Nosella. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores) MONTENEGRO, Antonio Torres. História, metodologia e memória, 1. ed., 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016. MORAES, Dênis de. Notas sobre o imaginário social e hegemonia cultural, In: Contracampo, PPGCOM/UFF, Niterói-RJ, n. 01, p. 93-102, 1997. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i01.364. MOTTA, Motta; ZARTH, Paulo. (Orgs.). Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história, vol. 2: concepções de justiça e resistência nas repúblicas do passado (1930-1960). São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, NEAD, 2009. (História social do campesinato brasileiro). Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wp-content/uploads/2014/03/CamponesesBrasileiros-vol-1-NEAD.pdf. Acesso em 23 dez. 2017. MYSKIW, Antonio Marcos. Colonos, Posseiros e Grileiros. Conflitos de terra no Oeste Paranaense (1961/66). Dissertação (Mestrado). RJ, Niterói: Universidade Federal Fluminense – UFF – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Pós-Graduação em História UFF- 186 Unioeste, 2002. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nra/textos/Myskiw.pdf. Acessado em 10 abr. 2019. NATIVIDADE, Melissa de Miranda. A questão agrária no Brasil no governo João Goulart: uma arena de luta de classe e intraclasse (1961-1964). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300587321_ARQUIVO_TextoANPUH2 011Melissa.pdf NEVES, Delma Pessanha. (Org.) Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil, v. 2: formas dirigidas de constituição do campesinato. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009 (História social do campesinato brasileiro). Disponível em: http://www.iicabr.iica.org.br/wpcontent/uploads/2014/03/Proccampesinatovol2.pdf. Acesso em: 23 dez. 2017. NOGUEIRA, M. A. M.(Org.). Baixada Fluminense: memória fotográfica. Rio de Janeiro: INEPAC, 2008. NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bourdieu & a Educação. 4. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. PALMEIRA, Moacir. Desmobilização e conflito: relações entre trabalhadores e patrões na agroindústria pernambucana. In: FERNANDES. Bernardo (et. al.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural/MDA, 2009, p.171-200, vol.1. PEDROZA, Manoela da Silva. Na beira da Estrada São Pedro: tempos da luta pela terra na Fazenda Normandia (1938-1990). 2000, 143f. Monografia de Conclusão de Curso, UFF, Niterói, RJ. Cópia cedida pela autora em 19 mar. 2018. PEDROZA, Manoela da Silva. Táticas camponesas da luta pela terra nos sertões cariocas (1950-1968); um exemplo de práticas da cultura popular rebelde. Trajetos. Revista de História UFC. Fortaleza, vol. 2, n. 4, P. 113-126, 2003. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19956/1/2003_art_mpedroza.pdf. Acesso em 04 jan. 2018. PEDROZA, Manoela da Silva. Sanear, despejar, resistir. Revisitando o debate sobre a luta pela terra nos sertões cariocas e na baixada fluminense nas décadas de 1940 e 1960. RURIS - Revista do Centro de Estudos Rurais – UNICAMP, v. 4, n. 2, p. 105-135, setembro de 2010. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ruris/article/view/778/601. Acesso em 04 jan. 2018. PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016. PORTELLI, Alessandro. História Oral como gênero. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. PUC/SP, São Paulo, v.2, p. 9-36, jun.2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10728/7960. Acesso em: 28 jul.2017. 187 PRAXEDES, Walter. A educação reflexiva na teoria de Pierre Bourdieu. São Paulo: Edições Loyola, 2015. (Série caminhos da formação docente / coordenador Nelson Piletti). QEduc. Dados do Censo Escolar – 2016. São Paulo, 2017. PUREZA, José. Memória Camponesa. Organizado por Eliane Cantarino O‟Dwyer. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982. RIBEIRO, Felipe Augusto dos Santos. “Quem é mais útil ao país: aquele que planta ou o que fica na cidade só comendo?”: os trabalhadores rurais fluminenses e a luta por desapropriação de terras (1962-1963), In: Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol. 28, no 56, p. 305-322, julho-dezembro, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21862015000200005. ROCHA, André Santos da. Baixada Fluminense: representações espaciais e disputas de legitimidades na composição territorial municipal. 2009. 144f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia / UFF, Niterói. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp120367.pdf. Acesso em: 05 fev. 2018. ROCHA, André Santos da. A representação “ideal” de um território: exemplificando a Baixada Fluminense, In: Revista Pilares da História - Textos sobre a História de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense, Duque de Caxias, ano 10, n. 11, p. 20-30, maio 2011. ROCHA, André Santos da. Território como representação, In: Mercator, Fortaleza, v. 12, n. 29, p. 139-153, set./dez. 2013. Disponível em: www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/787/515. Acesso em: 28 fev. 2018. ROCHA, André Santos da. Dinâmicas econômicas, representações e agentes na apropriação do território – a Firjan e a Baixada Fluminense, RJ (Brasil), In: Anais do VI Congreso Iberoamericano de Estudios Terriotiales y Ambientales. SP, set. 2014, p. 3849-3870. Disponível em: http://6cieta.org/arquivos-anais/eixo1/Andre%20Santos%20da%20Rocha.pdf. Acesso em: 28 fev. 2018. ROCHA, José Sérgio. Roberto Silveira: a pedra e a fogo. Niterói / RJ: Casa Jorge Editorial, 2003. RODRIGUES, Alex Sandro Amaral. Cachoeiras de Macacu no caminho do golpe, In: AMANTINO, Marcia e ENGEMANN, Carlos (Orgs.). Anais do II Fórum Discente do Mestrado em História do Brasil da UNIVERSO, 2016. Disponível em: revista.universo.edu.br/index.php?journal=1reta2&page=article&op... Acesso em: 28 dez. 2018. SANTOS, Carla Xavier Dos. “Eu vos farei pescadores de homens”: os Círculos Operários no Rio Grande do Sul (1932-1945), In: Historiæ, Rio Grande, v. 1, n. 3, p. 91-106, 2010. SANTOS, Clarisse Aparecida dos. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.) Dicionário da Educação do Campo. 2.ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 188 SANTOS, Ramofly Bicalho dos. Revisitando a Educação do Campo. Disponível em: www.gepec.ufscar.br/publicacoes/...do.../revisitando-a-educacao-do-campo.../file. Acesso em 15/11/2017. SHANIN, Teodor. A definição de camponês: conceituações e desconceituações – o velho e o novo em uma discussão marxista. Presidente Prudente, Revista NERA, ano 8, No. 7, julho/dezembro de 2005, p. 1-21. SILVA, Bráulio Rodrigues da. Memórias da luta pela terra na Baixada Fluminense / Leonilde Sérvolo de Medeiros, organização, apresentação e notas. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, RJ : EDUR, 2008. SILVA, Osvaldo Heller da. A gênese do sindicalismo rural no Paraná: reflexões sobre as carreiras de dirigentes; In: FERNANDES, Bernardo Mançano. MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de.; PAULILO, M. I. (Orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas, v. 1: campesinato como sujeito político nas décadas de 1950 a 1980. São Paulo: Editora UNESP. Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009, p. 93-115. SILVEIRA, Ana Lúcia da Costa. A originalidade de uma historiografia sobre a questão agrária brasileira. História Social, n. 16, primeiro semestre, 2009, p. 239-244. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/rhs/article/download/244/230. Acesso em: 06 jan. 2018. SIMIONATTO, Ivete. O social e o político no pensamento de Gramsci. 1997. Disponível em: http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=294. Acesso em 08 ago. 2016. SIMÕES, Manoel Ricardo. A cidade estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na Baixada Fluminense, 2006, 313f. Tese (Doutorado) – UFF, Niterói, RJ. SOUSA, Roberto Ribeiro. O conceito território no ensino da geografia: breves notas sobre abordagens negligenciadas, In: Geografia em questão, v.05, n. 02, 2012, p. 149-165. Disponível em: e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/download/4974/5233. Acesso em : 25 mar.2018. SOUZA, Jessie Jane Vieira de. Os Círculos Operários e a intervenção da Igreja Católica no mundo do trabalho no Brasil: uma discussão historiográfica, In: Dimensões. Revista de História da UFES, n. 7, 1998, p. 149-172. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/2286/1782. Acesso em: 07 mai. 2019. SOUTO, Adriana Branco Correia. Nilo Peçanha e a Primeira Comissão Federal da Baixada Fluminense: Política e saneamento nos anos 10. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1434399304_ARQUIVO_AdrianaBranco. pdf. Acesso em 23 set.2017. 189 SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. 2. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2012. SOUZA, Marlucia Santos de. Os impactos das políticas agrárias e de saneamento na Baixada Fluminense, In: Revista Pilares da História. Duque de Caxias e Baixada Fluminense, ano 4, nº. 6, abr.2006, p.17-25. STRAUCH, Guilherme; MENDONÇA, Márcio Mattos de; ROSA, Maria Conceição. Feiras da roça: desvelando a agricultura familiar da região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista Agriculturas, v. 9, n. 2, p. 30, set.2012. STRAUCH, Ney. Guia de excursão a Ribeirão das Lajes, In: BRASIL. IBGE. Anuário Geográfico do Estado do Rio de Janeiro, nº 8, 1955, p. 99-122. TEIXEIRA, Marco Antonio. Conflitos por terra em diferentes configurações: um estudo de caso em Magé, RJ. Dissertação (mestrado), 162 f. – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2011. Disponível em: http://institucional.ufrrj.br/portalcpda/files/2018/08/2011.Disserta%C3%A7%C3%A3o.Marco -Antonio-Teixeira.pdf. Acesso em: 05 jan. 2019. TEIXEIRA, Marco Antonio. Formas de ação coletiva: reflexões a partir dos conflitos por terra em Magé, RJ, In: Política & Sociedade. Revista de Sociologia Política. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, v. 14, n. 30, 2015, p. 27-55. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n30p27. TEIXEIRA, Marco Antonio. Tempo da ditadura: conflitos por terra e repressão política contra trabalhadores rurais em Magé. In: MEDEIROS, Leonilde. (Coord.). Conflitos por terra e repressão no campo no Estado do Rio de Janeiro (1946-1988). Relatório final. Rio de Janeiro, CEV-Rio, 2015a, p. 174-228. (www.cev-rio.org.br/projetosfaperj) TELÓ, Fabrício e BRAGA, Ricardo. Conflitos e repressão no campo em Cachoeiras de Macacu. In: MEDEIROS, Leonilde. (Coord.). Conflitos por terra e repressão no campo no Estado do Rio de Janeiro (1946-1988). Relatório final. Rio de Janeiro, CEV-Rio, 2015 p. 100-172. (www.cev-rio.org.br/projetosfaperj) TÔRRES, Gênesis. (Org.). Baixada Fluminense: a construção de uma história: sociedade, economia, política. 2. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: INEPAC, 2008. VAZ, Alexssandra Juliane. História do saneamento ambiental na Baixada Fluminense: lutas e ações, In: Revista Pilares da História, ano 9, nº. 10, mai. 2010, p. 47-51. VIANA, Nildo. Os Objetivos dos Movimentos Sociais. Revista Movimentos Sociais. Vol. 01, num. 01, jul./dez. 2016. Disponível em: redelp.net/revistas/index.php/rms/article/view/453. Acesso em : 03 set. 2017. 190 WANDERLEY, Maria Nazareth Baudel. O Campesinato Brasileiro: uma história de resistência, In: Rev. Econ. Sociol. Rural, vol.52, supl.1, Brasília, 2014, p. SO26-SO43. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20032014000600002. ZEPEDA, Manuel Garza; OSORIO, Ever Sánchez. Reflexiones epistemológicas en torno al concepto movimientos sociales: negación y construcción cotidiana de un mundo outro. Revista de Estudios Sociales, No. 60, abril-junho de 2017, p. 12-24. Disponível em: https://revistas.uniandes.edu.co/doi/pdf/10.7440/res60.2017.01. Acesso em 10 mar. 2017.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67866/2019%20-%20Cristina%20Xavier.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5314
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-12-30T13:05:11Z No. of bitstreams: 1 2019 - Cristina Xavier.pdf: 2926936 bytes, checksum: e4342de06652c3c41b0947881a41a52d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-30T13:05:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Cristina Xavier.pdf: 2926936 bytes, checksum: e4342de06652c3c41b0947881a41a52d (MD5) Previous issue date: 2019-08-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Cristina Xavier.pdf2019 - Cristina Xavier2.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.