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Tipo do documento: Dissertação
Title: O professor como mediador na construção da aprendizagem: a importância das interações e brincadeiras na educação infantil
Other Titles: The teaching mediation to the development of children: the importance of interactions and playing for the child education
Authors: Santos, Ione da Silva Alves dos
Orientador(a): Carvalho, Carlos Roberto de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Terceiro membro da banca: Queiroz, Cláudia Alexandre
Keywords: educação Infantil;prática docente;aprendizagem;Infant Education;teaching practice;learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SANTOS, Ione da Silva Alves dos. O professor como mediador na construção da aprendizagem: a importância das interações e brincadeiras na educação infantil. 2018. 77 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .
Abstract: A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é apresentada nas diretrizes curriculares nacionais como aquela que vive um intenso processo de revisão de concepções relativas às práticas pedagógicas mediadoras e ao desenvolvimento de crianças, o que indica que o desenvolvimento de crianças nesta etapa está ligado às mediações realizadas, também, pelo professor. Infelizmente, é frequente ouvir de orientadores de outras unidades escolares de Educação Infantil que, quando os professores apresentam situações novas às crianças subentendendo-se de uma forma que elas não sejam capazes de realizá-las, principalmente quando perguntam “será que você consegue?”, colocam em dúvida sua capacidade de realização. É no caminho inverso dessa prática que se encontra o mote desta pesquisa, que pretende analisar a rotina dos mecanismos de aprendizagem em todos os espaços na escola, percebendo até que ponto o cotidiano da prática docente tem procurado mediar tal aprendizagem, ao contemplar o caminho sugerido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no sentido de garantir a todas as crianças, conviverem, aprenderem e se desenvolverem. Esta pesquisa considera que a mediação não parte apenas do professor, mas aposta na mediação docente, em sua autonomia para que os espaços internos e externos da sala de aula na escola, a organização do tempo e do espaço, bem como o repertório lúdico e motor sejam peças principais na composição da engrenagem da máquina chamada cotidiano. Neste documento de defesa da dissertação, é apresentada a mediação docente e seus impactos na aprendizagem de crianças de 4 e 5 anos, as abordagens acerca da construção do pensamento e da linguagem, o desenvolvimento infantil de forma integral, bem como a construção de significados através da palavra
Abstract: Early Childhood Education, the first stage of basic education, is presented in the national curriculum guidelines as one that undergoes an intense process of revising conceptions regarding mediating pedagogical practices and the development of children, which indicates that the development of children at this stage is linked also to the teacher. Unfortunately, it is common to hear from advisors from other Early Childhood education units that when teachers introduce new situations to children by misunderstanding them in a way that they are not able to do them, especially when they ask "can you do it?", cast doubt on their capacity for achievement. It is on the inverse path of this practice that the motto of this research is found, which intends to analyze the routine of the learning mechanisms in all the spaces in the school, realizing to what extent the quotidian of the teaching practice has tried to mediate such learning, contemplating the suggested path the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education to ensure that all children live, learn, and develop. This research considers that the mediation is not only part of the teacher, but bets on teacher mediation, its autonomy so that the internal and external spaces of the classroom in the school, the organization of time and space, as well as the playful and motor repertoire are major parts in the composition of the machine's everyday machine call. In this dissertation, teacher mediation and its impacts on the learning of children of 4 and 5 years old are presented, approaches on the construction of thought and language, child development in an integral way, as well as the construction of meanings through of word
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13048
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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