Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13080
Tipo do documento: Dissertação
Title: O romper do silêncio histórico da questão racial no ensino superior de biologia
Other Titles: The historical begin to speak of racial question in biology higher education
Authors: Fernandes, Kelly Meneses
Orientador(a): Siss, Ahyas
Primeiro membro da banca: Oliveira, Iolanda de
Segundo membro da banca: Fonseca, Lana Claudia
Keywords: Biology Higher Education. . .;Teachers;Racial Question;Silence;Ensino Superior de Biologia;Docentes;Questão Racial;Silêncio
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-May-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FERNANDES, Kelly Meneses. O Romper do silêncio histórico da questão racial no ensino superior de biologia. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Abstract: Esta pesquisa insere-se no campo de estudo da Educação das Relações Étnico-Raciais, especificamente em sua relação com o Ensino Superior de Biologia. O problema gerador da pesquisa se constituiu em: como docentes de Biologia da UFSCAR e UEFS romperam com o silêncio histórico da questão racial no Ensino Superior de Biologia? O problema de pesquisa está sedimentado no fato de que historicamente a questão racial se constituiu como um silêncio na formação de professores de Ciências/Biologia e biólogos e pode-se afirmar que de forma geral ainda está presente. A fim de responder o problema, foram realizadas conversas com dois docentes da UEFS e um docente da UFSCAR, que trabalham ou já trabalharam com a questão racial nos cursos de Licenciaturas onde lecionam. Para ajudar a pensar melhor a pesquisa, escolheu-se conversar com uma docente do curso de Biologia da UFRRJ, que no caso, não trabalha com a questão racial em sala de aula. No intuito de fornecer um suporte maior à pesquisa, conversei com uma graduanda em Biologia e uma egressa, ambas de instituições diferentes. Como contribuições, a pesquisa apresenta: a importância de se considerar as narrativas de professores para práticas relacionadas à questão racial e como estas práticas podem ajudar a pensar diferentes possibilidades para o ensino superior de Biologia.
Abstract: This research is inserted in the field of study of the Education of the Ethnic-Racial Relationship, specifically in its relation with Biology Higher Education. The research’s producer problem is constituted in: how Biology’s teachers of UFSCAR and UEFS had broke the historical silence of the racial question in Biology Higher Education? The research problem is sedimented in the fact of that historically the racial question constituted as a silence in the teacher’s formation of Sciences/Biology and biologists and can be affirmed that of general form still it is present. In order to answer the problem, conversations with two professors of the UEFS had been realized and a professor of the UFSCAR, that works or already they had worked with the racial question in the major’s courses where they teach. To help to think the research better, it was chosen to talk with a professor of the course of Biology of the UFRRJ, that in the case, does not work with the racial question in classroom. In intention to supply a bigger support to the research, I talked with one Biology’s student and one biologist, both of different institutions. As contributions, the research presents: the importance of considering professors’s narratives for practical to the racial question and as these practicals can help to think different possibilities for the Biology higher education of Biology.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13080
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Kelly Meneses Fernandes.pdfDocumento principal1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.