Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13087
Tipo do documento: Dissertação
Title: Reflexões acerca da transformação social na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ.
Other Titles: Reflections on social transformation in the School of Agroecology of Nova Iguaçu/RJ.
Authors: Silva, Gabriela dos Santos
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Terceiro membro da banca: santos, Rafael dos
Keywords: Escolinha de Agroecologia;educação não formal;educação popular;transformação social;Agroecology School; ; ; Social Transformation.;non-formal education;popular education;social transformation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Gabriela dos Santos. Reflexões acerca da transformação social na Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ. 2019. 106p. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.
Abstract: Pensando na importância dos movimentos de oposição à hegemonia do agronegócio, capazes de produzirem novas formas sociais de luta e de resistência, o que nos chama a atenção no presente trabalho é a especificidade da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu (EANI), tendo em vista que se trata de um projeto de educação não formal situado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, que há mais de dez anos, desenvolve um trabalho de formação em preceitos agroecológicos para pequenos produtores (de espaços rurais e urbanos), estabelecendo um viés de transformação social por meio da práxis da educação popular, da valorização dos saberes e da identidade de pertencimento ao lugar e às suas culturas. No que tange à metodologia, partimos da pesquisa qualitativa, realizando análises documentais, levantamento de produções bibliográficas acerca da temática, observação de campo, utilização do diário de campo como fonte de registro e realização de entrevista com roteiro semi-estruturado. Assim, identificamos a especificidade da ação da EANI, sobretudo, na região da baixada fluminense, como um projeto de educação não formal que propulsiona a transformação social.
Abstract: Considering the importance of the movements of opposition to the hegemony of agribusiness, capable of producing new social forms of struggle and resistance, what strikes us in the present work is the specificity of the School of Agroecology of Nova Iguaçu (EANI), aiming at which is a non-formal education project located in Rio de Janeiro's Baixada Fluminense, which for more than ten years has been developing training in agroecological precepts for small producers (rural and urban), establishing a transformation bias through the praxis of popular education, the valorization of knowledge and the identity of belonging to the place and its cultures. Regarding the methodology, we started with qualitative research, performing documentary analyzes, collecting bibliographical productions about the subject, field observation, using the field diary as a record source and conducting an interview with a semi-structured script. Thus, we identify the specificity of EANI's action, especially in the region of the state of Rio de Janeiro, as a non-formal education project that promotes social transformation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13087
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Gabriela dos Santos Silva.pdf2019 - Gabriela dos Santos Silva1.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.