Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Luana da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:43Z-
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Luana da Silva. No silêncio entre as palavras: um atalho nos caminhos da docência. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13101-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o fenômeno literário no âmbito da prática docente inicial, por meio de um relato autobiográfico, a partir do qual a autora vem rememorando um caminho de encontros e reencontros com a arte literária. Caminho este que se inicia em sua trajetória de formação escolar e posteriormente se reconfigura em sua formação e prática docente. Compreende-se que o trabalho docente tem caráter singular por se tratar de um oficio em que se estabelece relações estritamente humanas. Neste contexto, a pessoa docente alcança a necessidade de construir saberes diversos que podem advir de várias fontes. Assim, nesta pesquisa que é de caráter fenomenológico, o enfoque se concentra no saber estético, o qual é reconhecidamente necessário à prática educativa. A escolha pela escrita autobiográfica se justifica pela relação intrínseca estabelecida entre a autora e a obra literária. Desta forma, o contexto de linguagem oferecido pela leitura literária, vem sendo explorado por ela como uma possível fonte de saber estético. Assim, a autora pode pensar sua própria prática, seguindo por atalhos que perpassam o silêncio que há entre as palavras e se entrecruzam nos perímetros da docência. Bakhtin (2011), nesta perspectiva, contribuiu profundamente para o nascimento da escrita desta pesquisa, que de forma original, se caracteriza em uma narrativa poética, que pode levar o leitor a uma experiência estética literária. As reflexões iniciais se firmam a partir de um estado da arte que registra um levantamento de pesquisas que também analisam a literatura no âmbito da prática e da formação docente. Tal levantamento tem sua relevância por indicar atalhos literários já construídos em outras pesquisas, contribuindo para que este novo atalho se instaure a partir de um caminhar próprio. Em seguida, a autora reinicia sua própria história refletindo sobre seu processo de constituição docente e, posteriormente, sobre a relação que estabelece com a literatura em sua prática docente. Para tal, a autora se permeia com sua escrita poética em um diálogo polifônico com diversos autores: pensadores da Educação, como Paulo Freire (1996); Heidegger (2015), que contribui com o pensamento filosófico sobre a questão do ser; Todorov (2009), que traz importantes reflexões sobre o potencial estético da obra literária; e, entre tantos poetas e autores literários, se destacam Rilke (2007), Bartolomeu de Queirós (2007), Exupéry (2015) e Clarice Lispector (2009), autores que lhe tocam mais profundamente por terem permeado em sua trajetória de forma bastante significativa. Para estabelecer um olhar exotópico sobre sua própria trajetória, a autora encontra, em suas fotografias, janelas que abrem portas para um retorno a si mesma de forma que possa registrar, por meio de uma narrativa poética, a pessoa docente que vem se tornando até então. Para entender a referida relação com suas próprias fotografias o diálogo com Barthes (1984) foi de fundamental importância. Destacamos que este caminho se perfaz na experiência artística literária refletida não só no próprio processo de construção desta escrita, mas também no diálogo com Benjamin (1994) e Larrosa (2014). Sendo assim, o diferencial neste trabalho nasce nos olhos de uma doce menininha que surge para conduzir o seu interlocutor por entre atalhos literários que foram construídos em um caminho docente que nem sempre foi doce.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVida docentepor
dc.subjectArte Literáriapor
dc.subjectSaber estéticopor
dc.subjectTheacher's lifepor
dc.subjectLiterary Artpor
dc.subjectAesthetic Knowledgepor
dc.titleNo silêncio entre as palavras: um atalho nos caminhos da docênciapor
dc.title.alternativeIn the silence between words: a shortcut in the paths of teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work analyzes the literary phenomenon in the context of initial teaching practice, through an autobiographical account, from which the author has been reminiscent of a path of encounters and re-encounters with literary art. This path begins in her school career and is later reconfigured in her training and teaching practice. It is understandable that the teaching work has a singular character because it is a craft in which strictly human relationships are established. In this context, the teaching person reaches the need to build diverse knowledge that can come from various sources. Thus, in this research, which is phenomenological in character, the focus is on aesthetic knowledge, which is recognized as necessary for educational practice. The choice of autobiographical writing is justified by the intrinsic relationship established between the author and the literary work. In this way, the context of language offered by literary reading has been explored by it as a possible source of aesthetic knowledge. Thus, the author can think of her own practice, following shortcuts that go through the silence that exists between words and intersect in the perimeters of teaching. Bakhtin (2011), in this perspective, contributed deeply to the birth of the writing of this research, which in an original way, is characterized in a poetic narrative that can lead the reader to a literary aesthetic experience. The initial reflections are based on a state of the art that registers a survey of research that also analyzes literature in the field of practice and teaching. Such survey has its relevance for indicating literary shortcuts already built in other researches, contributing for this new shortcut to be established from its own path. Next, the author restarts her own history reflecting on her process of teacher formation and, later, on the relationship she establishes with literature in her teaching practice. To this end, the author permeates herself with her own poetic writing in a polyphonic dialogue with several authors: thinkers of Education, such as Paulo Freire (1996); Heidegger (2015), who contributes to philosophical thinking on the question of being; Todorov (2009), who brings important reflections on the aesthetic potential of literary work; and, among so many poets and literary authors, stand out Rilke (2007), Bartolomeu de Queirós (2007), Exupéry (2015) and Clarice Lispector (2009), authors who touch him more deeply for having permeated his trajectory in a very significant way. To establish an exotopic look at her own trajectory, the author finds in her photographs windows that open doors to a return to herself so that she can record, through a poetic narrative, the teaching person she has become until then. To understand this relationship with her own photographs, the dialogue with Barthes (1984) was of fundamental importance. We emphasize that this path is perfomed in the literary artistic experience reflected not only in the very process of building this writing, but also in the dialogue with Benjamin (1994) and Larrosa (2014). Thus, the differential in this work is born in the eyes of a sweet little girl who appears to lead her interlocutor through literary shortcuts that were built on a teaching path that was not always sweet.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2Paiva, Fabrícia Vellasquez
dc.contributor.referee3Santos, Rosangela Padilha Thomaz dos
dc.creator.ID133.474.657-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8905255807633179por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesBAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. 6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova fronteira: 1984. BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. BÍBLIA, A.T. Salmos 139.16. In BÍBLIA. Português. Bíblia Reina Valera: antigo e novo testamentos. Traduzida pela comissão de tradução da sociedade bíblica intercontinental do Brasil, SBIB editora: Rio de Janeiro, 2010. BÍBLIA, A.T. João 15.5. In BÍBLIA. Português. Bíblia Reina Valera: antigo e novo testamentos. Traduzida pela comissão de tradução da sociedade bíblica intercontinental do Brasil, SBIB editora: Rio de Janeiro, 2010. BÍBLIA, A.T. Proverbios 13. In BÍBLIA. Português. Bíblia Reina Valera: antigo e novo testamentos. Traduzida pela comissão de tradução da sociedade bíblica intercontinental do Brasil, SBIB editora: Rio de Janeiro, 2010. BUBER, Martin. EU e TU. 8 ed, São Paulo: Editora Morais. 1974. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., - 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012. DIAS, Gonçalves. Primeiros cantos: poesias. Rio de Janeiro: Eduardo e Henrique Laemmert, 1846 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessários a prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e terra, 1996. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982. FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002. FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Lisboa: ulisseia, 1963. GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. SÃO PAULO EM PERSPECTIVA. São Paulo, v. 14, n. 2, p.3-11, 2000. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2 ed. São Paulo: vértice, 1990. HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 10 ed. Petrópolis, Rj: vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015. HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. 10 ed. Petrópolis, Rj: vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2008. LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo gh. Rio de Janeiro, Rj: Rocco, 2009. LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos selecionados. Os pensadores. Seleção de Marilena de Souza Chauí, Pedro de Souza Moraes. São Paulo: Nova Cultural, 1989. ___________. Fenomenologia da percepção / Maurice Merleau-Ponty; [tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura]. - 2- ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1999. QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. O fio da palavra. Rio de Janeiro: Galera Record, 2012. __________. Para ler em silêncio. São Paulo: moderna, 2007. __________. O olho de vidro do meu avô. São Paulo: moderna, 2004. QUINTANA, Mario. Antologia Poética. Rio de Janeiro: editora do autor, 1966. RILKE, Rainer Maria. Rodin. Tradução: Daniela Caldas. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995. __________. Cartas a um jovem poeta. Tradução: Pedro Süssekind. Porto Alegre: L&PM, 2011. __________. Cartas do Poeta sobre a vida. Tradução: Milton Camargo Mota. São Paulo: Martins Fontes, 2007. SAINT-EXUPERY, Antonie de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro, Editora escala, 2015. SANTOS, Agada Hilda Steffen dos. O desafio de ser um professor-leitor. A notícia, Florianópolis, p. 4, 05 fev. 2005. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis, Rj: vozes, 2010. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro, RJ: DIFEL, 2009.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71763/2020%20-%20Luana%20da%20Silva%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6230
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-18T18:11:20Z No. of bitstreams: 1 2020 - Luana da Silva Teixeira.pdf: 1510215 bytes, checksum: 631ae141c1b3eb53d109fcb0f9e30c06 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-18T18:11:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Luana da Silva Teixeira.pdf: 1510215 bytes, checksum: 631ae141c1b3eb53d109fcb0f9e30c06 (MD5) Previous issue date: 2020-02-20eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Luana da Silva Teixeira.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.