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dc.contributor.authorGarcia, Leandro de Aquino
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:49Z-
dc.date.issued2020-12-01
dc.identifier.citationGARCIA, Leandro de Aquino. Os burocratas de médio escalão e a oferta de creches e pré-escolas em um município de pequeno porte: o caso de Pinheiral/RJ. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13104-
dc.description.abstractEste trabalho dissertativo é fruto da pesquisa de mestrado que tem como foco analisar a política pública de ampliação de creches e pré-escolas em um município de pequeno porte. Como campo de investigação foi definido o Município de Pinheiral, situado na região sul do Estado do Rio de Janeiro. A presente pesquisa tem como objetivos específicos investigar as estratégias, que a Prefeitura deste município do sul fluminense está utilizando para dar efetividade à política pública de oferta de creches e pré-escolas; as recontextualizações da política na prática e os papéis desenvolvidos pelos burocratas que fazem essa releitura, com atenção especial para os gestores, denominados de burocratas de médio escalão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que proporciona ao pesquisador trabalhar o universo de concepções que envolve o tema objeto da pesquisa, recuperando contextos sociais e culturais, onde as palavras e as manifestações humanas, possuem um significado específico, e a coleta dessas informações não pode ser reduzida a simples operacionalização. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, complementadas com entrevista semiestruturada com os responsáveis pela educação infantil da Secretaria Municipal de Educação. Os dados obtidos com a investigação foram organizados e analisados por meio de dois eixos da pesquisa: a oferta de creches e pré-escolas num município de pequeno porte e a atuação dos burocratas de médio escalão no contexto de efetivação da política pública de oferta de educação infantil. Para a análise dos dados obtidos, a pesquisa teve como base a análise interpretativa, por meio da triangulação, tendo como referência o seguinte movimento: os objetivos da pesquisa, a base teórica adotada e os dados empíricos encontrados. Como conclusão destaca-se que ainda há crianças em idade pré-escolar que não estão matriculadas no sistema de ensino municipal, bem como que as novas vagas de pré-escolas foram criadas em escolas da rede regular de educação, sendo que o município não possui nenhum centro de educação infantil em que funcionem conjuntamente creches e pré-escolas, o que indica que as pré-escolas funcionam como um apêndice do ensino fundamental. Da mesma forma, o município ainda não atingiu a meta do PNE de atendimento de pelo menos 50% das crianças menores de 3 anos em creches. Quanto à atuação dos burocratas de médio escalão, os dados indicam que estes profissionais possuem uma maior liberdade de atuação nos assuntos relacionados ao dia-a-dia de funcionamento da educação infantil, sendo responsáveis pela orientação pedagógica das professoras e diretoras das creches e pré-escolas municipais. Em contrapartida estes profissionais não possuem liberdade de atuação nos assuntos relacionados a aplicação de recursos financeiros na educação infantil e também não influenciam nas decisões de como será feita a ampliação do atendimento na educação infantil municipal, os burocratas de médio escalão indicaram que tais funções são diretamente exercidas pelos burocratas de alto escalão, diga-se, prefeito e secretário municipal de educação.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica Públicapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectPré-escolapor
dc.subjectBurocratas de médio escalãopor
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectNurseryeng
dc.subjectPre schooleng
dc.subjectMiddle level Bureucratseng
dc.titleOs burocratas de médio escalão e a oferta de creches e pré-escolas em um município de pequeno porte: o caso de Pinheiral/RJpor
dc.title.alternativeMiddle level bureucrats and the supply of nurseries and pre-schools in a small town: the case of Pinheiral/RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is the result of the master's research that focuses on analyzing the public policy of expanding day care centers and preschools in the municipality of Pinheiral, located in the southern region of Rio de Janeiro State. The present research aims to investigate the strategies, which the City Hall of this southern fluminense municipality is using to give effectiveness to the public policy of offering day care centers and preschools, the recontextualization of the policy in practice and the actors who make this reinterpretation. With special attention to managers, called mid-level bureaucrats, quantitative data will be collected regarding the number of children enrolled in the municipal network, in addition to a qualitative investigation, where the specific objective will be to observe how municipal managers influence the organization, care and provision of early childhood education in the municipal education system. It is a qualitative research that allows the researcher to work on the universe of conceptions that involves the subject matter of the research, recovering social and cultural contexts, where words and human manifestations have a specific meaning, and the collection of this information cannot be reduced to simple operationalization. The following methodological procedures will be used: bibliographic research, documentary research, complemented by a semi-structured interview with the Municipal Secretary of Education, as well as with the responsible for early childhood education of the Municipal Secretariat of Education. The analysis of documents will have as its object the documents built by the Municipal Secretariat of Education, from which the main document to be analyzed will be the Pedagogical Proposal for Early Childhood Education of this Fluminense municipality. Documents that formalize the policy of offering day care centers and preschools in this municipality will be an important analytical material for the research. The data obtained from the research, both documentary and semi-structured interviews, will be organized and analyzed through the four research axes: conception of early childhood education, training of professionals, organization of care and offer. For the analysis of the obtained data, the research will be based on the interpretative analysis, through triangulation, having as reference the following movement: the research objectives, the adopted theoretical base and the collected empirical data. The results of the analyzes will be known at the end of the survey, however the preliminary data collection of early childhood education shows that there are pre-school children who are not enrolled, and that new preschool places have been created in schools in the network. regular education.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Anelise Monteiro do
dc.contributor.advisor1ID028.573.897-60por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128109907868856por
dc.contributor.referee1Nascimento, Anelise Monteiro do
dc.contributor.referee2Lotta, Gabriela
dc.contributor.referee3Barbosa, Sílvia Neli Falcão
dc.creator.ID095.539.807-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6840161751198575por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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