Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13108
Tipo do documento: Dissertação
Title: Memórias da(o) Pedagoga(o): a construção docente pelas narrativas de alfabetização e letramento das (os) estudantes da UFRRJ
Other Titles: Memories of pedagogue(o): the teaching construction by the literacy and literacy narratives of students from UFRRJ
Authors: Rocha, Renata Melo
Orientador(a): Azevedo, Patrícia Bastos de
Primeiro membro da banca: Azevedo, Patrícia Bastos de
Segundo membro da banca: Sales, Sandia Regina
Terceiro membro da banca: Araújo, Helena Maria Marques
Keywords: Letramento;Ateliê biográfico;Narrativas de si;Formação docente;Literacy;Biographical studio;Self-narratives;Teacher training
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 10-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ROCHA, Renata Melo. Memórias da(o) Pedagoga(o): a construção docente pelas narrativas de alfabetização e letramento das (os) estudantes da UFRRJ. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.
Abstract: O presente trabalho buscou refletir sobre os caminhos pedagógicos trilhados por oito mulheres e um homem, estudantes do quarto período de Pedagogia do primeiro semestre de 2019, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em seu ‘fazer-se professora (or)’, recuperando memórias de diferentes momentos formativos, desde alfabetização até os dias atuais. Essas memórias são construídas por meio do uso de procedimentos metodológicos do ateliê biográfico descrito por Delory-Momberger (2006) de caráter qualitativo e singular e pela intensa valorização do lugar de fala das (os) participantes. As (os) narradoras (es) ao longo da pesquisa constroem suas ‘escrevivências’ em encontros nomeados: ‘Eu e minha infância’, ‘Eu e as letras’, ‘Eu e minhas escolhas formativas’ e por último ‘Eu: ontem, hoje e amanhã’, em uma leitura de si nos três tempos: passado, presente e futuro. A pesquisa fundamenta-se na prática emancipatória de biografar-se, acreditando que o lugar da (o) educadora (or) é no movimento da práxis. Nesse sentido as narrativas vão sendo alinhavadas à composição literária de ‘escrevivência’ da autora Conceição Evaristo (2016) marcando as escritas de si como representação de ‘corpo, condição, experiência’ e principalmente como instrumento de resistência feminina negra e de suas ‘memórias subterrâneas’. A partir de então, são realizadas reflexões acerca da construção da (o) professora (or) na contemporaneidade traçando o percurso histórico da formação docente no Brasil em um debate sobre o processo de desprofissionalização do magistério e a urgência em construir uma formação de professoras (es) que promova o entrelaçamento da universidade, escola e políticas públicas. Por fim, a pesquisa discute a docência na primeira etapa da educação básica dando destaque às (aos) professoras (es) das classes de alfabetização e a urgência de dialogarmos com Freire (1996) no que diz respeito a educação como prática para liberdade.Logo, o trabalho carrega consigo a intenção de conceber através da biografização a reflexão das experiências formativas vividas pelas (os) futuras (os) pedagogas (os), compreendendo suas histórias de vida, seus espaços sociais de letramento, seus movimentos de resistência, seus atravessamentos teóricos na tessitura singular do fazer-se educadora (or) na contemporaneidade.
Abstract: The present work sought to reflect on the pedagogical paths trodden by eight women and one man, students of the fourth period of Pedagogy of the first semester of 2019, of the Federal Rural University of Rio de Janeiro in his 'becoming a teacher (or)', recovering memories of different formative moments, from literacy to the present day. These memories are constructed through the use of methodological procedures of the biographical studio described by Delory-Momberger (2006) of qualitative and singular character and by the intense appreciation of the place of speech of the participants. The narrators throughout the research construct their 'writings' in named encounters: 'Me and my childhood', 'Me and the letters', 'Me and my formative choices' and lastly 'I: yesterday, today and tomorrow', in a reading of themselves in the three times: past, present and future. The research is based on the emancipatory practice of biographing one,[1) believing that the place of the educator (or) is in the praxis movement. In this sense, the narratives are being inline with the literary composition of 'writing' of the author Conceição Evaristo (2016) marking the writings of themselves as a representation of 'body, condition, experience' and mainly as an instrument of black female resistance and her 'underground memories'. From then on, reflections are made about the construction of the teacher (or) in contemporaneity tracing the historical path of teacher education in Brazil in a debate about the process of deprofessionalization of teaching and the urgency to build a teacher's education (es) that promotes the intertwining of the university, school and public policies. Finally, the research discusses teaching in the first stage of basic education, highlighting the teachers of the literacy classes and the urgency of dialoguing with Freire (1996) regarding education as a practice for freedom. Therefore, the work carries with it the intention of conceiving through biographization the reflection of the formative experiences lived by the future pedagogues, understanding their life histories, their social spaces of literacy, their resistance movements, their theoretical crossings in the singular tessitura of being an educator (or) in contemporaneity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13108
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Renata Melo Rocha.Pdf2.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.